Consultor retoma promessa e diz que Red Bull ainda pode vencer cinco GPs em 2019

Para cumprir com uma promessa traçada pelo consultor Helmut Marko na pré-temporada, a Red Bull precisa vencer três dos últimos cinco GPs do ano. O dirigente não duvida, mas lamenta os contratempos recentes com troca de peças do motor

Restando cinco GPs antes do término da temporada 2019 da Fórmula 1, Helmut Marko ainda sonha em cumprir uma promessa feita nos testes de fevereiro. O consultor da Red Bull segue acreditando em fechar o ano com cinco vitórias, apesar de só ter vencido duas vezes nos primeiros 16 GPs do calendário.
 
“Antes de ir para a Austrália, prometi que venceríamos cinco corridas nessa temporada. Sigo pensando que, além de ser possível, ainda podemos conseguir”, comentou Marko.
 
As duas vitórias vieram com Max Verstappen, nos GPs da Áustria e da Alemanha. O holandês empolgou antes das férias de agosto, mas agora encontra mais dificuldades para batalhar por vitórias. O GP de Singapura é um exemplo, com o #33 distante da dupla da Ferrari e incapaz de ir ao alto do pódio pela terceira vez.
Max Verstappen já venceu duas vezes no ano (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Só que o foco dos lamentos de Marko não é a performance em Marina Bay, e sim no fato de precisar cumprir tantas punições por troca de peças do motor. Nos GPs da Bélgica, da Itália e da Rússia ao menos um dos pilotos da Red Bull largou na parte de trás do grid, ficando fora da briga por pódio ou vitória.

 
“Nós também estivemos rápidos em Spa e Monza, mas fomos obrigados a cumprir punições. O mesmo aconteceu na Rússia”, seguiu.
 
A meta traçada por Marko na pré-temporada foi uma forma de destacar a confiança no motor Honda, novidade da Red Bull em 2019. O motor japonês deu um salto de qualidade, mas ainda sofre para empilhar vitórias em um ano de domínio da Mercedes, dona de 11 das 16 vitórias até aqui.
 
Para cumprir com a promessa, Verstappen e Alexander Albon vão precisar dar um jeito de vencer três dos últimos cinco GPs do ano.

 


 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.