Consultor vê culpa da Red Bull em Verstappen × Norris: “Sabíamos da possível punição de 5s”

Uma série de fatores contribuiu para a derrota de Max Verstappen no GP da Áustria, na visão de Helmut Marko, e um deles foi a Red Bull não ter avisado ao piloto que Lando Norris certamente teria uma punição de 5s a pagar por exceder limites de pista

Helmut Marko, também deu pitaco no incidente entre Max Verstappen e Lando Norris que deu a vitória do GP da Áustria de bandeja para George Russell, e o consultor da Red Bull admitiu que a equipe teve, sim, parcela de culpa. Na visão do austríaco, o time deveria ter instruído o tricampeão a dar passagem, já que o piloto da McLaren estava sob investigação.

O lance decisivo aconteceu na volta 64 de 71. Depois de muito tentar, Norris achou espaço e foi mais uma vez para a ultrapassagem sobre Verstappen, só que o #1 não aliviou o pé. Os dois inevitavelmente colidiram e tiveram de ir aos boxes para trocar pneus.

Antes da batida, a direção de prova informou que Norris estava sob investigação por provável excesso de limites de pista, infração que resulta em 5s de acréscimo ao tempo final. E mesmo que efetuasse a ultrapassagem sobre Max, seriam poucas voltas restantes para abrir tempo suficiente e não perder a vitória.

Ao canal austríaco ServusTV, Marko disse que a perda da corrida de domingo foi “por vários fatores”. “O fato do [segundo] pit-stop [de Verstappen] ter dado errado, de Lando ter entrado na zona do DRS por conta disso e também da nossa suposição de que os pneus duros seriam os melhores para o clima quente, o que não aconteceu.”

Acidente de Verstappen e Norris (Vídeo: Sky)

“As temperaturas estavam mais baixas, e Lando ter pneus novos no último stint enquanto nós estávamos com pneus usados também foi um fator. Mas diria que ambos pilotaram desnecessariamente. Talvez tenhamos culpa por isso: sabíamos que havia uma investigação por limites de pista em andamento contra Lando”, acrescentou.

“Não sabíamos se e como ele seria punido. Então, olhando para trás, talvez fosse para ter dito ‘ok, deixe-o passar’. Mas vejamos o lado positivo: ampliamos nossa liderança no Mundial, tanto no de Construtores quanto no de Pilotos”, completou Marko.

Outro detalhe anotado pelo consultor foi a fritada de pneus que Verstappen deu ao retornar à pista após a desastrosa segunda parada. “Tudo isso tornou a coisa possível”, frisou, emendando, por fim, que foi “uma grande batalha”, até que “saiu prejudicado quem estava pressionando mais, quem está violando mais os limites de pista em vez de se concentrar em terminar de forma justa”.

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