Conselheiro da Red Bull critica inconsistência de Webber: “Ele cai de produção relativamente fácil”

Helmut Marko afirmou que, assim que o piloto australiano aparece como candidato ao título, ele cai de produção e frustra a equipe. Uma causa do problema pode ser a ascensão relâmpago de Sebastian Vettel

Às vésperas do início dos treinos da pré-temporada da F1, a Red Bull deixou claro que Mark Webber entra em 2013 pressionado. Em entrevista à publicação interna do time, o Red Bulletin, o conselheiro da equipe austríaca, Helmut Marko, criticou o desempenho do piloto australiano e afirmou que ele tem quedas de rendimento inexplicáveis tão logo é apontado como favorito em um campeonato.

“Webber tem em média duas corridas por ano em que ele é invencível, mas ele não consegue manter essa forma por toda a temporada. Assim que suas chances começam a parecer boas no campeonato, ele tem um pequeno problema com a pressão que isso cria”, declarou. “Se algum contratempo técnico acontece, ele cai de produção relativamente fácil", acrescentou.

Helmut Marko criticou Mark Webber (Foto: Red Bull/Getty Images)

Em 2012, por exemplo, Webber venceu os GPs de Mônaco e da Inglaterra, quando assumiu a vice-liderança do Mundial. No entanto, a partir daí, o piloto enfrentou uma série de seis corridas seguidas sem conseguir terminar entre os cinco primeiros, o que acabou prejudicando as chances de ficar com a taça.

Segundo Marko, uma explicação para essa queda é a falta de confiança de Webber desde que a Red Bull contratou Sebastian Vettel. Afinal, no momento que a equipe austríaca conseguiu fazer um carro capaz de vencer corridas, o australiano perdeu o posto de primeiro piloto para o jovem germânico.

“Em comparação com a evolução crescente de Sebastian, algumas vezes me parece que Mark fica estagnado. A Red Bull o colocou em um carro – possivelmente vencedor – e de repente surgiu um garoto que roubou toda a atenção debaixo do nariz de Mark”, disse.

O conselheiro, por fim, não poupou elogios a Vettel ao dizer que o alemão consegue um excelente desempenho quando os adversários já estão no limite. “A pilotagem de Seb não tem erros, é fenomenal. Ele ainda tem reservas que outros pilotos parecem não ter”, encerrou o austríaco.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.