Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP do Azerbaijão da F1 2022

A sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão viu uma disputa franca entre Red Bull e Ferrari: Sergio Pérez liderou o TL1, Charles Leclerc comandou o TL2. Confira o que cada um dos pilotos disse após as atividades em Baku

Sergio Pérez começou o dia mantendo o bom momento de Mônaco, quando venceu a corrida da F1 nas ruas de Monte Carlo. Nesta sexta-feira (10), o mexicano liderou a primeira sessão de treinos livres do GP do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, indicando leve vantagem da Red Bull em uma briga que prometia (e promete) ser apertada contra a Ferrari.

Pois bem, a escuderia italiana fez questão de dar o troco logo em seguida. Charles Leclerc respondeu à altura e comandou o segundo treino do dia em Baku: Ferrari viva e, no mínimo, em pé de igualdade para brigar pela pole-position no sábado.

Um mais uma vez tímido Max Verstappen foi somente o terceiro colocado nas duas sessões, enquanto Carlos Sainz teve desempenho ainda pior: 4º e 5º, respectivamente. Ao menos no primeiro dia de ações no Azerbaijão, os protagonistas são mesmo Leclerc e Pérez.

O posto de ‘melhor do resto’ coube a Fernando Alonso. O espanhol terminou os dois treinos livres do dia, que marcaram o início das atividades da Fórmula 1 no Azerbaijão, dentro do top-5: 5º colocado na primeira sessão e 4º no TL2. Ao mesmo tempo, o bicampeão mundial foi, nas duas sessões, o piloto mais rápido do último setor da pista de rua em Baku.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP do Azerbaijão AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL3 está marcado para as 8h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 11h.

LEIA TAMBÉM
+ Leclerc minimiza liderança, mas vê “dia sólido” da Ferrari na sexta-feira em Baku
+ Pérez se diz “confiante” e valoriza desempenho da Red Bull nos treinos livres em Baku
+ Verstappen vê início “decente” em Baku e lamenta bandeiras amarelas em voltas rápidas

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: LECLERC LIDERA SEXTA-FEIRA DO GP DO AZERBAIJÃO DE F1 | Briefing

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Confira as declarações dos 20 pilotos do grid da F1:

Charles Leclerc, primeiro: Leclerc minimiza liderança, mas vê “dia sólido” da Ferrari na sexta-feira em Baku

Sergio Pérez, segundo: Pérez se diz “confiante” e valoriza desempenho da Red Bull nos treinos livres em Baku

Max Verstappen, terceiro: Verstappen vê início “decente” em Baku e lamenta bandeiras amarelas em voltas rápidas

Fernando Alonso, quarto: Alonso vê Alpine rápida em Baku, mas freia expectativas: “Torcer para passar ao Q3”

Carlos Sainz, quinto: Sainz cita TL1 “desconfortável” e diz que Ferrari achou “direção certa” no TL2 em Baku

Carlos Sainz, quinto mais rápido do TL2 no Azerbaijão (Foto: Ferrari)

Pierre Gasly, sexto: Gasly se anima com ritmo em Baku, mas diz que ainda falta “algo mais” para classificação

George Russell, sétimo: Russell vê “dia complicado” em Baku e Mercedes “inerentemente mais lenta”

Yuki Tsunoda, oitavo: “Acho que a sexta-feira toda correu bem para nós. Estamos muito felizes com o que conseguimos fazer e com o desempenho do carro até agora. Reunimos muitos dados importantes nas duas sessões de hoje, então, vamos partir para a análise com os engenheiros hoje à noite. Estivemos consistentemente no top-10 e espero que possamos continuar assim amanhã”.

Esteban Ocon, nono: “Tivemos um dia decente, de modo geral. Baku é um lugar onde você realmente precisa aproveitar ao máximo essas sessões de treinos e fazer voltas muito rápidas, ou seja, confiança é fundamental por aqui, semelhante a Mônaco. Há muitos pontos de frenagem que você precisa acertar corretamente, caso contrário você perde tempo. O carro parece competitivo depois de hoje, mas teremos que dar tudo amanhã”.

Lando Norris, décimo: “Que dia difícil! Embora tenhamos feito alguns pequenos progressos com o carro, no geral, tivemos muitas dificuldades por conta do vento, que torna as sessões muito difíceis de entender. Por causa da falta de consistência, estamos todos no mesmo barco, e acho que fizemos bons progressos. No entanto, precisamos avançar um pouco mais. Vamos analisar todos os dados esta noite e tirarmos lições do que foi feito hoje para tentar avançar amanhã”.

Sebastian Vettel, 11º: Vettel vê solidez na Aston Martin após treinos livres em Baku: “Dia animador”

Lewis Hamilton, 12º: Hamilton volta a reclamar de quiques e vê Leclerc longe: “Não sei onde está 1s6”

Lewis Hamilton está no Azerbaijão 15 anos após a primeira vitória na F1 (Foto: Mercedes)

Lance Stroll, 13º: “Tivemos uma sessão de treinos bem sucedida, aprendemos muito e conseguimos alguns bons tempos de volta que podem ser atingidos no fim de semana. Apesar de ter ‘raspado’ na barreira, felizmente isso não afetou nosso desempenho: nada estava quebrado, então consegui me safar. Foi tudo sobre entrar no ritmo da pista e encontrar os limites. Gosto muito desta pista, realmente, acho um desafio divertido, então, estou muito ansioso para voltar aqui amanhã”.

Daniel Ricciardo, 14º: “Foi um dia com um misto de sentimentos, afinal, tentamos durante a sessão da manhã uma configuração diferente, mas estávamos um pouco atrasados depois daquela sessão. Tínhamos boas razões para tentar essas novidades. Porém, vendo o desempenho, mudamos as configurações para o TL2 e certamente fomos mais competitivos. Agora, é realizar um ajuste fino aqui e ali, apesar de, pelo menos, sentir que havia definitivamente mais potencial no carro à tarde, então, me sinto mais à vontade neste cenário. Acho que podemos dar um passo adiante amanhã”.

Valtteri Bottas, 15º: “Progredimos muito bem ao longo do dia, embora no começo tenha sido um pouco complicado, com níveis de aderência e equilíbrio do carro bem desajustados. A pista parece um pouco mais acidentada do que no ano passado, mas nada para se preocupar: felizmente não tivemos problemas com os quiques. Fizemos algumas mudanças de configuração durante o dia e, no final, nosso carro estava muito melhor. Tenho certeza de que há mais para desbloquear e também não consegui muitas voltas limpas, incluindo a final no TL2: fritei meu pneu e perdi a volta. Como de costume, o setor 2 está muito ‘apertado’ e tenho certeza de que podemos dar um passo à frente para amanhã. Estou otimista para a classificação e para o resto do fim de semana”.

Guanyu Zhou, 16º: “Tive um dia agradável, gosto desta pista e sinto que me acostumei razoavelmente rápido, especialmente em comparação com minhas experiências em Jedá e Monte Carlo. Gostei das voltas e não cometi erros, então, estou feliz com isso, embora obviamente ainda tenhamos coisas que precisamos trabalhar como equipe. Estou confiante de que podemos dar um passo à frente para a classificação de amanhã, afinal, a batalha no meio do pelotão entre P10 e P16 é extremamente acirrada, então, se conseguirmos alguns décimos, podemos ter um grande ganho de posições no grid. Há muitos fatores em jogo, mas sabemos que podemos estar nessa luta. Estaremos dando tudo o que pudermos para que isso aconteça”.

F1 2022: FERRARI JOGA A TOALHA? VETTEL NECESSÁRIO E BRAD PITT EM FILME DE HAMILTON | WGP

Kevin Magnussen, 17º: “É uma pista gostosa de pilotar, adoro estar aqui. É uma pista de rua e é sempre um pouco mais emocionante, um pouco mais no limite. O carro parece muito bom, na verdade, mas no TL2 não fomos muito rápidos, o que é um pouco surpreendente, cair tanto assim após o TL1. Normalmente, a tendência é que sejamos melhores no TL2 do que no TL1 e hoje foi o contrário, então precisamos analisar isso e ver se podemos encontrar algo. Ainda tenho certeza que teremos uma corrida bem louca, onde muitas coisas podem acontecer”.

Alexander Albon, 18º: “Tivemos um dia ok hoje. Tem sido um pouco complicado para nós, pois o carro estava bom. Parecia um dos melhores acertos que tivemos neste ano, até o momento. Este ritmo que encontramos é um pouco confuso, então, precisamos entender o que está acontecendo. Temos trabalho a fazer. Vamos analisar os dados e ver o que pode ser feito”.

Mick Schumacher, 19º: “Parece que o problema de vazamento de água que tivemos veio dos quiques na primeira volta, e isso acabou com o plano. É a primeira vez fisicamente que sinto o efeito disso, machuca bastante o corpo e prejudica também o carro, então, é definitivamente algo para se pensar nas próximas corridas. Esta pista, em geral, é bastante leve com os pneus, exceto, obviamente, pela temperatura do circuito ser bastante alta. Será interessante analisar mais profundamente hoje, para que tenhamos uma boa visão geral da corrida”.

Nicholas Latifi, 20º: “Não tivemos um grande dia de treinos, afinal, perdemos a maior parte do TL1 por causa de um problema eletrônico. Em geral, nas pistas de rua, você não quer perder nenhuma corrida, mas especialmente neste circuito, sua confiança deve estar no ápice para não perder tempo nos pontos de frenagem. Ainda há muito o que ser feito por mim, por isso, faremos nossa lição de casa hoje à noite para entender melhor que caminho a seguir com o carro. Vamos maximizar cada momento para nos preparar para a classificação”.

HAMILTON APAIXONADO + FIA CONTRA O BOM SENSO + FÓRMULA 1 2022 NO AZERBAIJÃO | TT GP #56
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.