Confira declarações dos pilotos após GP da Espanha da Fórmula 1 2024

Mesmo com a McLaren apresentando o ritmo mais forte ao longo das 66 voltas do GP da Espanha, Max Verstappen superou Lando Norris e venceu a sétima corrida na temporada 2024 da Fórmula 1

Em uma corrida onde a estratégia se tornou fator determinante, Max Verstappen e Red Bull conseguiram superar Lando Norris e McLaren, garantindo a sétima vitória do neerlandês na temporada 2024 da Fórmula 1. A diferença entre os dois foi de apenas 2s2 na linha de chegada, enquanto Lewis Hamilton, da Mercedes, chegou um pouco mais atrás e completou o top-3 do GP da Espanha.

George Russell largou muito bem e chegou a assumir a liderança na primeira volta, mas ficou insatisfeito com a estratégia feita pelo time comandado por Toto Wolff e recebeu a bandeirada final na quarta posição. Charles Leclerc e Carlos Sainz, que se desentenderam após o fim da prova, ficaram em quinto e sexto, respectivamente.

Oscar Piastri ficou muito distante do desempenho de seu companheiro de equipe, em sétimo, enquanto o mesmo serve para Sergio Pérez, oitavo, que voltou a pontuar após abandonos seguidos em Mônaco e no Canadá. Pierre Gasly e Esteban Ocon preencheram a lista dos dez primeiros.

Logan Sargeant ficou mais uma vez na lanterninha, enquanto Alexander Albon não conseguiu ir muito mais além e terminou em 18º. Yuki Tsunoda, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas também tiveram dificuldades, já que terminaram a prova no circuito da Catalunha entre os últimos.

Fórmula 1 volta de 28 a 30 de junho, na Áustria, a segunda de três corridas em sequência. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Max Verstappen segue dominando a F1 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Bortoleto toma 5s por toque em Maini na corrida 2 da F2 da Espanha e cai para 10º

Confira as declarações dos pilotos após o GP da Espanha:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen diz que ultrapassagem sobre Russell “foi crucial” para vitória na Espanha

Lando Norris, segundo: Norris admite decepção com “péssima largada” e 2º lugar na Espanha: “Deveria ter vencido”

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton destaca “fim de semana ótimo” na Espanha e reconhece: “Melhoramos muito”

George Russell, quarto: 4º, Russell reprova estratégia da Mercedes na Espanha: “Pneu duro era uma porcaria”

Charles Leclerc, quinto: Leclerc lamenta 5º na Espanha e “perda de tempo” em briga com Sainz: “Não estou feliz”

Charles Leclerc reclamou muito de Carlos Sainz após o GP da Espanha (Foto: Ferrari)

Carlos Sainz, sexto: Sainz se defende de toque na Espanha e alfineta Leclerc: “Ele sempre reclama”

Oscar Piastri, sétimo: Piastri diz que ficou sem entender ritmo ruim na Espanha: “Não faz sentido”

Sergio Pérez, oitavo: Pérez atribui 8º na Espanha a “posição ruim de largada” e vê McLaren “a mais forte”

Pierre Gasly, nono: Gasly celebra terceira corrida seguida nos pontos em “melhor fim de semana” na Espanha

Esteban Ocon, décimo: Ocon estranha comportamento “anormal” do carro na Espanha: “Difícil de guiar”

Nico Hülkenberg, 11º: “No geral, foi um domingo mais positivo do que negativo para nós. Tivemos um ritmo competitivo muito bom durante toda a corrida, o que me deixa feliz. É empolgante para as próximas semanas e meses. Gostei da corrida, faltou pouco. No fim das contas, precisávamos de uma classificação melhor e de largar mais à frente para ter uma chance de conquistar pontos. Precisamos otimizar nossa classificação nas próximas corridas.”

Fernando Alonso, 12º: Alonso vê 12º “merecido” para Aston Martin no GP da Espanha: “Carro não estava bom”

George Russell ficou insatisfeito com estratégia da Mercedes (Foto: Mercedes)

Guanyu Zhou, 13º: “Estou feliz por termos dado um passo à frente, parece um pequeno avanço, talvez não em termos de resultados, mas em termos de sensação com o carro. Me senti muito mais confortável, pude colocar o carro onde queria e controlá-lo como costumava fazer. É um grande passo e nos dá motivação para continuar trabalhando e diminuir a diferença. Espero que possamos continuar nessa linha e voltar aos pontos em breve. Acho que estamos muito mais perto de onde estávamos no início da temporada, quando chegamos perto do topo do pelotão intermediário. Por isso, estou ansioso para voltar à pista na Áustria.”

Lance Stroll, 14º: “Sabíamos que hoje seria um desafio, mas ainda assim foi uma corrida difícil. Optamos pela estratégia de duas paradas e, como era de se esperar, passamos grande parte da corrida controlando o desgaste dos pneus. Não fomos competitivos o suficiente neste fim de semana, por isso temos trabalho a fazer antes da Áustria para encontrar mais desempenho.”

Daniel Ricciardo, 15º: “É claro que é decepcionante terminar em 15º, mas estou feliz com a minha corrida e com a forma como a equipe lidou com as duas paradas. Acho que ontem faltou apenas um toque na classificação, mas, sinceramente, hoje sinto que maximizei isso com uma boa corrida. Conseguimos controlar os pneus e pressionar quando precisávamos, então, infelizmente, acho que não tivemos mais o que mostrar na prova. Certamente há muito o que aprender em finais de semana como este. Levamos alguns pontos positivos e mais algumas coisas para trabalhar, porque parece que estamos perdendo alguma coisa com as novas atualizações do carro. Vamos trabalhar nisso hoje à noite, tentar entender mais para nos prepararmos para a Áustria na próxima semana.”

Valtteri Bottas, 16º: “Decidimos dividir as estratégias hoje e optamos por uma agressiva. A sensação no composto macio foi muito boa no início, pois achamos que poderia ter sido o melhor pneu de hoje, mas infelizmente não foi o caso. Ele começou a se degradar rapidamente. Fomos forçados a parar mais cedo, e o último stint acabou sendo muito longo. Também tive de fazer um gerenciamento de pneus e não pude usar nosso ritmo real. Como ponto positivo a ser levado para casa neste fim de semana, nosso desempenho geral parece ter sido melhor em comparação com as corridas recentes, como visto com Zhou, que terminou em décimo terceiro lugar, o que é um bom resultado. Evoluímos neste fim de semana, mas ainda precisamos fazer mais. Olhando para a Áustria, o traçado da pista será diferente, mas esperamos estar no meio novamente com um bom desempenho nos treinos classificatórios. Teremos uma corrida sprint, então será importante ter a sensação certa desde o início.”

Lando Norris lamentou “péssima largada” na Espanha (Foto: McLaren)

Kevin Magnussen, 17º: “Infelizmente, movi com o carro na largada antes da luz verde e a culpa é minha, é claro. Tive aquele impulso e o deixei ir um pouco, então recebemos a penalidade de 5s e também tivemos uma parada lenta, então foi um dia difícil. Não foi um bom fim de semana aqui, então espero que possamos nos sair melhor na Áustria.”

Alexander Albon, 18º: “Queríamos mais neste fim de semana. Por um lado, o carro evoluiu em relação ao ano passado e fizemos as escolhas certas durante a corrida. Ao mesmo tempo, essa pista é um pouco como uma choque de realidade. Em uma pista mais tradicional, nossa falta de downforce e peso extra, combinados com ventos fortes e temperaturas da pista, nos prejudicaram. Com o meio do grid cada vez mais forte, está claro que temos trabalho a fazer. Olhando para o futuro, a Áustria e Silverstone devem nos servir muito mais.”

Yuki Tsunoda, 19º: “Foi uma corrida difícil, na qual tive dificuldades. Controlar o carro definitivamente não foi fácil, e não me senti tão confortável quanto normalmente me sinto. Algo não estava certo, e vamos analisar tudo o que aconteceu para entender o que não funcionou bem e voltar mais fortes na Áustria.”

Logan Sargeant, 20º: “Foi uma das corridas mais difíceis do ano. O desgaste dos pneus estava tão rápido que parecia que eu estava gerenciando o pneu desde a primeira volta em cada stint. Foi um fim de semana difícil para a equipe. Como no ano passado, tivemos dificuldades em Barcelona, mas em 2023 conseguimos ter bons desempenhos na Áustria e em Silverstone. Por isso, vamos tentar seguir em frente e nos recuperar nas demais corridas dessa rodada tripla.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.