Confira declarações dos pilotos após GP da Áustria da Fórmula 1 2024

George Russell viu a vitória cair no colo após Max Verstappen e Lando Norris se enroscarem quando faltavam apenas algumas voltas para o fim do GP da Áustria. Apesar de terminar na quinta posição, o piloto da Red Bull ampliou a vantagem na liderança do Mundial de Pilotos

Nem mesmo os melhores filmes seriam capazes de apresentar um roteiro tão surpreendente quanto o do GP da Áustria, realizado neste domingo (30). Após dominar durante todo o fim de semana, vencendo a corrida sprint e conquistando a pole-position para a prova no Red Bull Ring, Max Verstappen viu a vitória escapar pelos dedos quando se envolveu em um incidente com Lando Norris nas voltas finais.

George Russell, que não tinha nada a ver com a história, aproveitou a oportunidade para triunfar pela primeira vez na temporada 2024 da Fórmula 1, cruzando a linha de chegada com uma vantagem de apenas 1s9 sobre Oscar Piastri, da McLaren. Carlos Sainz maximizou o fim de semana decepcionante da Ferrari e completou o pódio.

Apesar de um pneu furado, Verstappen ainda conseguiu voltar à pista após uma visita aos boxes e terminou em quinto, 17s à frente de Sergio Pérez, que foi sétimo colocado. Lewis Hamilton reclamou do ritmo do W15 e ficou em quarto, enquanto Nico Hülkenberg colocou a Haas na sexta colocação, somando pontos importantes na classificação do Mundial de Construtores.

Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Pierre Gasly fecharam a lista dos dez primeiros colocados. Norris, por sua vez, sofreu danos maiores no MCL38 e teve de abandonar a prova, deixando a Áustria sem nenhum ponto na bagagem.

Fórmula 1 volta de 5 a 7 de julho em Silverstone para o GP da Inglaterra, o último da perna tripla atual. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Max Verstappen e Lando Norris se enroscam nas voltas finais (Vídeo: Sky)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Verstappen fecha porta, causa acidente com Norris e entrega vitória para Russell

Confira as declarações dos pilotos após o GP da Áustria:

George Russell, primeiro: Russell comemora “incrível” vitória na Áustria e elogia Mercedes: “Há mais por vir”

Oscar Piastri, segundo: 2º, Piastri admite dor por “ficar tão perto da vitória” no GP da Áustria

Carlos Sainz, terceiro: Sainz comemora 3º lugar na Áustria e admite: “Não foi um fim de semana fácil”

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton reclama de desempenho após 4º lugar na Áustria: “Uma merda”

Max Verstappen, quinto: Verstappen se recusa a admitir culpa em batida com Norris na Áustria: “Fácil julgar”

Nico Hülkenberg somou pontos importantes para a Haas (Foto: Haas F1 Team)

Nico Hülkenberg, sexto: Hülkenberg festeja Haas “competitiva em todos os tipos de pista” após 6º na Áustria

Sergio Pérez, sétimo: Pérez aponta “falta de desempenho” e classifica GP da Áustria como “decepcionante”

Kevin Magnussen, oitavo: Magnussen diz que “não poderia ficar mais feliz” com 8º lugar na Áustria

Daniel Ricciardo, nono: Ricciardo destaca “bom trabalho na estratégia” para somar pontos no GP da Áustria

Pierre Gasly, décimo: Gasly pede “mais espaço” e cutuca Ocon após Áustria: “Controlo meu carro, não o outro”

Charles Leclerc, 11º: Leclerc lamenta incidente com Piastri e avalia GP da Áustria “sem aspectos positivos”

Charles Leclerc sofreu com a Ferrari e foi apenas o 11º na Áustria (Foto: Ferrari)

Esteban Ocon, 12º: Ocon assume derrota após “corrida de estratégia” contra Haas no GP da Áustria

Lance Stroll, 13º: “Fique no meio de alguma confusão na primeira volta da corrida, mas consegui evitar danos. Daquele ponto em diante, minha tarde se tratou principalmente de como gerenciar os pneus para fazer a estratégia de duas paradas funcionar. Fiz algumas ultrapassagens, mas nos faltou ritmo para causar mais impacto em nossas posições finais. Foi um fim de semana difícil. Estamos em uma sequência de corridas que não combinam com nosso carro, então há muito trabalho a fazer.”

Yuki Tsunoda, 14º: “A corrida começou bem, fiquei atrás das Alpine e do Daniel [Ricciardo] após a largada, mas no terceiro stint já estava bem atrás. O ritmo não estava bom e teremos de descobrir o porquê. Daniel fez um bom trabalho durante a corrida de hoje, então no final tivemos uma boa conclusão e parecemos entender mais sobre a direção que nós, como equipe, devemos tomar nas próximas corridas, o que é positivo.”

Alexander Albon, 15º: “Acredito que 12º ou 13º fosse possível hoje. Sei que não são suficientes para os pontos, mas não gosto de terminar atrás de onde acho que poderíamos ter terminado. Com os pit-stops, perdi muito tempo, seja brigando com os carros e depois parando logo em seguida, ou pegando ar sujo. Não acho que tenha sido fácil por ser uma pista curta e as paradas nos boxes são um pouco mais complicadas, e sei que foi minha culpa por cruzar a linha [branca na entrada dos boxes], mas é simplesmente frustrante. Temos alguns aprendizados deste fim de semana que podemos levar para Silverstone, mas ainda há algumas dúvidas, pois não esperava que faltasse tanto em desempenho. Espero que não soframos os mesmos problemas na próxima semana e possamos voltar mais fortes.”

Ocon e Gasly batalham no Red Bull Ring (Vídeo: ESPN UK)

Valtteri Bottas, 16º: “Apesar de tudo, penso que esta corrida foi a nossa melhor parte do fim de semana. Não houve muita ação onde eu estava, mas, em termos de ritmo, me senti um pouco melhor do que na sprint, e isso nos permitiu estar um pouco mais próximos dos nossos principais concorrentes. Também conseguimos manter os pneus numa janela muito melhor, o que certamente ajudou, embora ainda sejam bastante sensíveis ao superaquecimento nestas temperaturas. Ainda precisamos encontrar esse impulso extra para Silverstone. Claro, não procuramos apenas uma solução de curto prazo, mas é bom ver que as diferenças permanecem pequenas. Acredito que a direção a seguir é clara. Precisamos avançar com a introdução de novas peças, é claro, pois vimos a diferença que elas têm feito para as outras equipes. Olhando para Silverstone, em um traçado de pista diferente, creio que deverá haver oportunidades para nós, e devemos estar em nosso melhor para aproveitá-las ao máximo.”

Guanyu Zhou, 17º: “Foi um fim de semana complicado para nós, com uma corrida bastante tranquila para mim hoje. Devido a algumas mudanças de configuração que nos levaram a uma direção diferente, tive de largar do pit-lane. Infelizmente, nos faltou ritmo para ganhar mais posições e parece que os nossos pneus estão superaquecendo mais rapidamente do que os dos nossos rivais — mesmo que tenhamos conseguido melhorar isso hoje. Conhecemos as nossas fraquezas e precisamos de trabalhar arduamente como equipe — tanto na pista como em Hinwil — para melhorar tanto o nosso ritmo de volta como o de corrida. Estamos próximos da última etapa da rodada tripla e não há tempo para descansar enquanto olhamos para o próximo fim de semana. Não é incomum experimentar desempenhos variados em pistas diferentes, por isso espero que estejamos mais perto da luta por pontos novamente em Silverstone.”

Fernando Alonso, 18º: Alonso lamenta GP da Áustria sem pontos: “Corrida é longa quando não somos rápidos”

Logan Sargeant, 19º: “Foi uma tarde difícil. Danifiquei minha asa dianteira na primeira volta e a partir daí rezei por um safety-car que nunca apareceu. Sinto que o ritmo estava relativamente bom e foi um bom passo à frente em relação a ontem, mas ainda assim foi um dia doloroso. Geralmente as coisas estão caminhando na direção certa, mas precisamos encontrar mais ritmo no carro.”

Lando Norris, não completou: Norris diz que “vai perder muito respeito” se Verstappen não admitir culpa na Áustria

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.