Confira declarações dos pilotos após treino classificatório para GP da Austrália, 1ª etapa do Mundial de F1

As Mercedes sobraram e garantiram as duas primeiras posições do grid com Lewis Hamilton e Nico Rosberg, pela ordem. Do meio para o fim do grid, veio uma nova composição de forças

2015 começou e o domínio da Mercedes visto em 2014 se manteve. O atual campeão Lewis Hamilton vai lagar em primeiro, seguido por Nico Rosberg, seu único adversário. Bem mais atrás apareceu Felipe Massa, o melhor do resto, digamos. A Ferrari mostrou evolução e vem na sequência com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen, em quarto e quinto, respectivamente.

Mas o primeiro grid da temporada 2015 mostrou uma nova composição de forças, diferente da que se viu em 2014. Entre os dez melhores, chama a atenção o estreante Carlos Sainz Jr, da Toro Rosso, em oitavo, e a dupla da Renault com Romain Grosjean em nono e Pastor Maldonado em décimo. Vale mencionar também o brasileiro Felipe Nasr em 11º, mostrando que a Sauber deu um passo adiante.

 
Olha o pole aí: Lewis Hamilton (Foto: AP)

Quem andou para trás em relação ao ano passado foi a McLaren. Jenson Button e Kevin Magnussen, substituto de Fernando Alonso, fecharam o grid, um dos piores desempenhos da equipe nas últimas décadas.

Veja as declarações dos pilotos:

WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, sexto: "Foi ótimo finalmente começar a temporada e ter uma sessão de qualificação tão apertada. O carro teve um bom desempenho e estávamos lutando com a Ferrari em todo o tempo. Infelizmente no final do Q2, comecei a sentir uma dor nas costas. Sob essas circunstâncias, estou feliz com o sexto lugar, mas como Felipe provou, esta não é uma indicação verdadeira de nosso ritmo. Por causa das dores, sentimos que seria sensato ir ao hospital e aguardar um diagnóstico."

RED BULL
 
Daniel Ricciardo, sétimo: "Progredimos na sessão, foi bom sentir o carro e acelerá-lo. Penso que sétimo é onde estamos no momento e estou feliz que conseguimos isso, já que o fim de semana não tem sido bom até agora, na qualificação usei o pneu macio pela primeira vez. A dirigibilidade estava complicada, sofri um pouco com isso no ano passado, mas há mais algumas questões neste ano que não eram esperadas, mas é assim e precisamos tentar resolver o problema. Estou muito feliz com o sétimo lugar, o melhor que poderia ter feito hoje. O progresso que fizemos na qualificação é real e espero que possamos levar isso para a corrida."
 
Daniil Kvyat, 13º: "Estamos dando nosso melhor. Estava difícil com as poucas voltas que tivemos, mas estava tentando ganhar velocidade; Eu não tinha confiança suficiente para fazer uma boa volta. Não está fácil no momento porque estamos tentando resolver alguns problemas, mas estamos progredindo."
 
TORO ROSSO
 
Carlos Sainz Jr, oitavo: "Estou muito feliz, é ótimo começar minha primeira corrida de Fórmula 1 nesta posição. Foi uma sessão de qualificação tranquila, exceto no Q1, quando cometi um pequeno erro, mas não deixei que me afetasse e a partir daí tudo correu muito bem. Mantive o foco para extrair todo o potencial do carro. Estou muito confortável no carro, realmente estou me divertindo. Para amanhã, é difícil saber o que esperar, pois será minha primeira corrida, mas estou ansioso por isso. Será certamente uma aventura, mas foi para isso que me preparei e me sinto pronto."
Carlos Sainz Jr. durante a classificação do GP da Austrália (Foto: Getty Images)
Max Verstappen, 12º: "Senti-me bem no carro desde o início e fiz um bom Q1. A primeira volta no Q2 foi razoável, infelizmente não consegui uma boa volta porque os pneus não estavam prontos. Durante a segunda volta rápida, cometi um erro de curva 4, onde perdi a traseira. É uma pena, mas não posso mudar nada disso agora. Estou ansioso para amanhã, a minha primeira corrida de Fórmula 1. O carro está funcionando bem e espero ser capaz de marcar alguns pontos, pois temos um bom ritmo de corrida."
RENAULT
 
Romain Grosjean, nono: "Estou muito feliz por voltar ao Q3, e especialmente feliz com a equipe que tem trabalhado duro nos últimos doze meses. Sabíamos desde os testes de inverno que tínhamos um bom carro e hoje estamos mais ou menos onde nós imaginávamos. Se eu tivesse mais dois décimos, teria sido sétimo no grid. Acho que no geral podemos estar felizes com o que fizemos. Nossas simulações de corrida foram boas até agora, vamos ver o que podemos fazer durante a corrida amanhã."
 
Pastor Maldonado, décimo: "Entrar no top-10 foi um bom resultado e é positivo pensar que poderia ter sido melhor, pois perdi um pouco de ritmo na sessão final de qualificação. É bastante encorajador começar a temporada em um lugar muito melhor do que estávamos no ano passado, por isso tudo parece muito promissor."
 
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, 14º: 
"Sempre queremos estar mais acima no grid, mas sendo realista não acho que tivemos performance hoje para lutar pelo Q3. No entanto, é apenas a primeira sessão de qualificação da temporada, por isso é muito cedo e temos muito trabalho de desenvolvimento pela frente. Gostei da sessão de hoje: foi divertida, me senti confortável no carro, e fizemos tudo o que podíamos. Para amanhã, estou otimista de que nosso ritmo de corrida será mais forte do que o nosso ritmo de classificação, como foi no ano passado, por isso estou ansioso para a corrida."
 
Sergio Pérez, 15º: "Foi uma sessão de qualificação difícil e o vento teve um grande impacto no carro. Em termos de desempenho, estamos onde tínhamos previsto, sabíamos que o Q2 era possível e conseguimos obter o máximo do carro. Para amanhã, sabemos que esta é uma corrida onde tudo pode acontecer: é imprevisível e às vezes você tem que ser paciente. Precisamos ver como estará o tempo porque a temperatura e o vento vão desempenhar um grande papel. Aconteça o que acontecer, vou trabalhar duro para ter uma corrida competitiva e atingir alguns pontos."
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 16º: "Foi uma sessão decepcionante para mim, não podemos ficar satisfeitos com este resultado. Eu tinha uma boa sensação no carro ontem, mas hoje eu lutei para se sentir confiante, especialmente nas zonas de frenagem. Precisamos analisar os dados hoje à noite para ver o que nós mudamos de ontem, para que possamos aprender com isso. Amanhã é um novo dia".
 
MCLAREN
 
Jenson Button, 17º: "Esse nível de desempenho não foi uma surpresa: nós sabíamos desde os testes de inverno que o ritmo não estava bom, então sabíamos que não seríamos competitivos aqui. No entanto, há uma boa sensação sobre o carro. Sei que estamos longe, mas o carro básico está aqui, e estamos aumentando a nossa experiência e aprendendo a cada volta que fazemos. Passamos nosso primeiro fim de semana de corrida juntos e conseguimos resolver cada problema que apareceu, isso me impressionou. Há muito trabalho para adicionar potência e downforce, mas este é um carro importante para o futuro da McLaren-Honda. Será uma corrida muito difícil para nós, mas queremos fazer o melhor porque há tanta coisa a aprender."
Jenson Button sofreu hoje e vai largar apenas na penúltima posição do grid (Foto: Getty Images)
Kevin Magnussen, 18º: "As coisas estavam indo bem na minha primeira volta no Q1, na segunda, tive um pequeno problema com o motor e precisaria de um pouco de sorte para entrar no Q2. Para a corrida de amanhã, não estamos focados nos pontos, vamos para experimentar e aprender. Não fizemos uma distância de corrida completa ainda, então amanhã será importante para o progresso. Se conseguirmos terminar, vamos aprender muito. Este não é o lugar onde queremos estar, mas não estamos prontos para vencer corridas ainda."

MANOR MARUSSIA
 
Will Stevens, não se classificou: "Estou desapontado por ficar sem tempo para a qualificação. Decepcionado não só por mim, mas por toda a equipe, porque o esforço esta semana foi enorme. O que mais importa é que nós estamos aqui, por isso temos de nos concentrar nesse fato e olhar para o futuro. Sabíamos que ia ser difícil, que iríamos ter alguns desafios e foi o que aconteceu, mas estaremos em melhor posição nas próximas corridas, o que por si só justifica o trabalho duro ao longo dos últimos dias."
 
Roberto Merhi, não se classificou: "Foi uma maneira difícil de começar a temporada, mas temos trabalhado em conjunto para tentar superar os nossos problemas e já me sinto parte da equipe. Eles são como uma família e é bom ver o verdadeiro espírito, mesmo esperando algo a mais neste fim de semana. Viemos para correr e é difícil não ter conseguido colocar os carros na pista, mas isso me deixa ainda mais determinado a trabalhar duro com todos."

 

A MESMA RECEITA

O ano virou, mas o domínio da Mercedes e de Lewis Hamilton continua o mesmo. O atual campeão mostrou força e venceu a primeira batalha interna da temporada 2015, ao conquistar com maestria e frieza a pole-position para o GP da Austrália. A Williams recuperou seu posto de melhor do resto com Felipe Massa. Com uma volta precisa nos instantes finais, o brasileiro virou 1min27s718 e garantiu o terceiro lugar. Já o outro Felipe, o Nasr, passou muito perto do Q3 e vai sair em 11º neste domingo, na estreia na F1.

RESPEITO VENDIDO

No momento em que o julgamento na Corte de Victoria iria começar no sábado em Melbourne, o advogado de Giedo van der Garde informou que havia chegado a um acordo com a Sauber e retirado a ação de execução de ordem contra a equipe. Assim, Felipe Nasr e Marcus Ericsson puderam finalmente ficar tranquilos e correr na Austrália. O holandês disse posteriomente que achou melhor respeitar os interesses de FIA, Sauber e dos dois outros pilotos. Sendo que teve um acerto financeiro da Sauber…

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.