Confira declarações dos pilotos após treino classificatório do GP de Singapura, 14ª etapa da temporada 2017 da F1

Sebastian Vettel aproveitou as "mudanças" feitas pela Ferrari em seu carro para recuperar o favoritismo para a corrida em Singapura com a pole deste sábado. Atrás dele, a dupla da Red Bull superou Kimi Räikkönen e as Mercedes, que saem apenas na terceira fila

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A Ferrari foi colocada como favorita ao GP de Singapura durante as duas semanas prévias à corrida – pelas rivais Red Bull e Mercedes, aliás, que analisaram a escuderia italiana como a possuidora de um carro melhor para o tipo de pista do circuito asiático. Na sexta-feira de treinos livres isso não se provou. Mas, na hora que importa, o treino classificatório, a teoria mostrou-se certa: Sebastian Vettel fez volta espetacular para encerrar o treino e levar a Ferrari para a pole, "onde deveria estar", segundo o alemão.

A Red Bull, que dominou a sexta com Ricciardo, seguiu bem: Max Verstappen, mesmo não saindo feliz com sua volta, estará ao lado de Vettel; já Daniel Ricciardo, que saiu sorrindo e "invejando" o pole, aparecerá em terceiro no grid. 

A Ferrari ainda fecha as duas primeiras filas, como um Kimi Räikkönen longe do brilho. Ele terá o dever de segurar Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, que vêm logo atrás. Se o papel do finlandês é ser um bom escudeirp para Vettel, ótima oportunidade de provar seu valor na F1 atual.

Sebastian Vettel (Foto: Ferrari)

Sebastian Vettel, primeiro:  Vettel coloca Ferrari "onde deveria estar" e vai à loucura com pole em Singapura: "Acho que chorei ao final da volta"

Max Verstappen, segundo:  Derrotado por Vettel na classificação em Singapura, Verstappen vê problemas em volta rápida: "Não foi ótima"

Daniel Ricciardo, terceiro:  Ricciardo inveja pole-position de Vettel, fala em aceitar derrota em Singapura, mas garante: "Podemos vencer"

Daniel Ricciardo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Kimi Räikkönen, quarto: “Tem sido difícil desde sábado e hoje também foi assim. Toda a pista me pareceu complicada para pilotar, foi difícil ser rápido. Em alguns setores éramos mais competitivos do que em outros. Na classificação fui um pouco melhor em comparação com os treinos livres, mas ainda assim estive muito longe de me sentir cômodo para pilotar. Lutei, tentei fazer uma boa volta, mas era fácil cometer erros e perder tempo. Acabar em quarto não é o ideal mas levando em conta os problemas que tivemos até aqui poderia ter sido pior. Ao menos temos uma oportunidade e espero que com um pouco de sorte possa ganhar algumas posições. Vou abordar como um novo dia. Nossas largadas têm sido bem decentes, então tentaremos progredir bem e ver onde acabamos.”

Lewis Hamilton, quinto:  Surpreso com força da Ferrari, Hamilton se conforma com 5° no grid em Singapura: "Sabíamos que seria difícil aqui"

Valtteri Bottas, sexto:  “Até agora, tem sido um fim de semana difícil para nós. Nós somos claramente a terceira [força] mais rápida aqui, e isso simplesmente não é o bastante. Fizemos grandes mudanças no acerto do carro ontem e hoje, mas nós ainda não encontramos o setup ideal. Você pode ver nos tempos de volta que eu não consegui guiar o carro com o acerto que nós temos. Ficamos um pouco surpresos com a grande diferença de tempos para a Red Bull e a Ferrari aqui. Duas semanas atrás, tivemos um ótimo fim de semana em Monza, e agora nós estamos sofrendo muito. O resultado de hoje mostra que nós ainda temos problemas em termos de downforce e aderência mecânica em circuitos como este. Essa é uma área em que claramente precisamos trabalhar. Sabemos que nosso ritmo não é bom o bastante para marcar um pódio amanhã, então precisamos ter uma corrida limpa, uma boa estratégia e também um pouquinho de sorte.”

Nico Hülkenberg, sétimo: “Encontramos muito ritmo no carro, especialmente no Q1, onde pareceu que o carro ganhou vida. O Q2 também parecia bom, mas nós superaquecemos os pneus traseiros no último stint, e aí acabei perdendo muito tempo e não consegui melhorar. Estou em 11º, mas não estou tão insatisfeito com isso, temos um jogo novo de pneus e estamos numa boa posição para marcar alguns pontos amanhã.”

Fernando Alonso, oitavo:  Com meta de pontuar em Singapura, Alonso freia entusiasmo com top-10 e diz que "ainda preciso completar trabalho"

Fernando Alonso (Foto: McLaren)

Stoffel Vandoorme, nono: “A gente foi competitivo desde o começo e esperávamos ter os dois carros no Q3, então estamos razoavelmente felizes. Tivemos muita força no Q1 e no Q2, mas talvez tenhamos perdido um pouco de tempo no Q3. Espero que dê para seguir bem amanhã, nosso ritmo de corrida parece bom. Sempre é difícil ultrapassar em um circuito de rua, então conto com uma boa largada para me beneficiar”

Carlos Sainz Jr., décimo: “Para ser sincero, depois do TL2 e do TL3 achei que não estávamos competitivos e que o Q3 estava fora de alcance, mas conseguimos uma volta muito boa [no Q2]. O ritmo tinha voltado, fiquei muito satisfeito. Agora a questão é pensar na corrida, porque não vai ser fácil. Infelizmente para nós, alguns adversários mais próximos estamos muito na frente, então a corrida vai ser mais uma questão de se defender e ficar de olho nos espelhos. Mas estou pronto para tentar meu melhor e seguir na zona de pontos”

Jolyon Palmer, 11°: “Encontramos muito ritmo no carro, especialmente no Q1, onde pareceu que o carro ganhou vida. O Q2 também parecia bom, mas nós superaquecemos os pneus traseiros no último stint, e aí acabei perdendo muito tempo e não consegui melhorar. Estou em 11º, mas não estou tão insatisfeito com isso, temos um jogo novo de pneus e estamos numa boa posição para marcar alguns pontos amanhã.”

Sergio Pérez, 12°:  Force India fica no Q2, em Singapura, mas Pérez e Ocon já planejam reação na corrida: "Temos de ser pacientes"

Daniil Kvyat, 13°: "O começo da minha classificação não foi ruim, tive uma volta no Q1 que foi particularmente boa. Mas no Q2 a pista evoluiu e meu carro só piorou. Eu estava deslizando para todos os lados, saindo de frente e não conseguia aquecer os pneus, o que me deixa desapontado. Isso é algo que precisamos analisar, foi muito frustrante. Sobre amanhã, é difícil dizer o que podemos conseguir, já que não tivemos muito ritmo até aqui"

Esteban Ocon, 14°: “O dia foi desapontador para a equipe. Foi nossa primeira classificação ruim em um bom tempo, na verdade. Não é o que queremos ver, mas é o que aconteceu. Eu estava confortável no carro até a classificação, mas não aproveitamos a evolução da pista. Eu sofri nas freadas, estava muito fácil travar os pneus. Agora é hora de focar na recuperação na corrida. Pontuar ainda é muito possível, mesmo largando em 14º. Todas as corridas aqui tiveram safety-car, então podemos ter oportunidades."

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 15°: “O mais importante é dar seu melhor na classificação, e acho que nós dois chegamos ao máximo que dava para esperar. Pisamos fundo, mas não temos um carro muito equilibrado aqui. Tenho certeza de que vamos aprender muito nesse fim de semana para melhorar no futuro, mas é claro que agora é meio doloroso. Melhoramos de ontem para hoje, fico orgulhoso. Amanhã vai ser uma corrida longa e difícil, espero que o carro funcione melhor. Vamos dar nosso melhor em termos de estratégia. Talvez tenhamos sorte com um safety-car para tentar aparecer na frente”

Kevin Magnussen 16°: “Não acho que o Q2 estava fora de alcance. Eu peguei uma Renault na última curva da última volta, o que me custou o tempo que precisava para ir ao Q2. Está sendo um fim de semana difícil. Não estamos tão fortes, mas vamos seguir lutando. É difícil dizer como a corrida vai ser, então vamos esperar e ver”

Felipe Massa  (Foto: Williams/Twitter)

Felipe Massa, 17°:  Massa sofre furo em pneu após batida ainda no Q1, larga em 17° em Singapura e se conforma: "Já era esperado"

Lance Stroll, 18°: “Não consegui extrair tudo, então não fico feliz com a sessão e comigo mesmo. Eu esperava que a pista estivesse mais aderente, então teve uma hora que eu travei os pneus e raspei o muro. Foi uma sessão ruim. Precisei arriscar muito para ir ao Q2, mas só consegui andar para trás. A pista estava mudando muito e acabou muito diferente do que vimos nos treinos. A gente realmente errou a mão, mas o carro também não está tão bom assim por aqui. É frustrante ir da primeira fila ao fim do grid”

Pascal Wehrlein, 19°: “Fiz o melhor trabalho que pude durante a classificação hoje. Minha volta foi ok considerando que perdi algum tempo depois de tocar no muro. Como equipe, todos nós estamos trabalhando duro para evoluir.”

Marcus Ericsson, 20°: “Foi um dia difícil para mim. Tive de abortar meu primeiro stint e antecipei meu retorno aos boxes para colocar um novo set de pneus. Isso tornou meu começo de Q1 bem complicado. No fim das contas, só consegui fazer uma volta rápida decente. Foi uma classificação decepcionante. Vamos ver o que vai ser possível com a corrida amanhã.”

KUBICA TEM WILLIAMS COMO GRANDE CHANCE PARA VOLTAR À F1 EM 2018. E PODE "SOBRAR MUITO" PARA MASSA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.