Confira declarações dos pilotos após treino classificatório do GP de Abu Dhabi, 19ª e última etapa da F1

Com 1min40s480, Nico Rosberg garantiu a pole-position para o GP de Abu Dhabi de F1. Germânico saiu à frente de Lewis Hamilton, o líder do Mundial

Nico Rosberg deu um passo importante para tentar tirar o título de 2014 das mãos de seu companheiro de Mercedes. Neste sábado (22), o germânico garantiu a posição de honra no grid de Yas Marina.
 
Com seu melhor giro em 1min40s480, Rosberg ficou com a ponta da tabela de tempos com 0s386 de vantagem para Lewis Hamilton, que vai sair em segundo. O britânico lidera o Mundial de Pilotos com 17 pontos de vantagem para o piloto #6.
Nico Rosberg larga na frente neste domingo em Abu Dhabi (Foto: AP)
Exibindo o bom ritmo da Williams, Valtteri Bottas e Felipe Massa fecharam a segunda fila do grid, seguidos pelas Red Bull de Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel.
 
Daniil Kvyat garantiu a sétima colocação no grid, à frente de Jenson Button, que pode se despedir da F1 neste fim de semana. Kimi Räikkönen aparece em nono, com Fernando Alonso completando a lista dos dez melhores.
 
Kevin Magnussen larga em 11º, seguido por Jean-Éric Vergne, Sergio Pérez, Nico Hülkenberg, Adrian Sutil, Esteban Gutiérrez, Pastor Maldonado, Kamui Kobayashi e Will Stevens. Punido, Romain Grosjean tem a última colocação.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
RED BULL
 
 Sebastian Vettel, sexto: “Não estou muito feliz com isso. Os treinos correram bem, mas eu percebi imediatamente na classificação que não conseguiríamos aderência com o pneu supermacio, como fomos capazes de fazer nesta manhã e ontem. Nós tentamos mudar o carro entre as sessões. Quando saímos com os pneus usados no Q3, parecia que tínhamos encontrado alguma coisa, mas não era para ser. Não estou completamente feliz, já que teria amado, na minha última classificação com o time, mostrar um pouco mais. Tenho certeza que amanhã será um dia emocionante, hoje já foi um pouco emocionante entrar no carro.”
 
TORO ROSSO
 
Daniil Kvyat, sétimo: “Foi uma sessão de classificação muito boa para nós. Fiz uma boa volta no Q3 e estou feliz por ter conquistado a sétima colocação, embora preferisse ter ido um pouco melhor. Nós ficamos muito próximos do sexto lugar, mas, de qualquer forma, nós estamos em uma boa posição para amanhã, também porque vou começar do lado limpo da pista. É difícil definir uma meta para a corrida, só espero maximizar nossa performance forte da classificação. Acho que ontem nós entendemos corretamente onde o nosso carro poderia ser melhorado e trabalhamos na direção correta. Agora vamos trabalhar duro para pontuar amanhã. Tenho boas memórias daqui da GP3 e espero que a corrida de amanhã também se torne uma experiência memorável. Será a minha última corrida com a Toro Rosso, vou sentir falta de todo o time e também de falar italiano. Mas amanhã não tem tempo para ser emotivo: vou estar totalmente focado na corrida!”
Jean-Éric Vergne durante TL3 em Abu Dhabi (Foto: Getty Images)
Jean-Éric Vergne, 12º: “Não foi uma sessão classificatória ruim, embora eu preferisse ter chegado ao Q3. Foi um fim de semana difícil, com um carro que sempre foi muito difícil de guiar, então, no fim, terminar tão perto do Q3 não é um resultado tão ruim. Considerando tudo, isso me dá a possibilidade de começar a corrida com o pneu que quero e estou realmente convencido de que o nosso carro terá uma performance muito melhor, já que o nosso ritmo de corrida pareceu bom ao longo de todo o fim de semana. Com uma boa estratégia, nós, definitivamente, devemos estar fortes amanhã e trazer para casa alguns valiosos pontos, para terminar a temporada em alta, para mim e para o time.”
 
MCLAREN
 
Jenson Button, oitavo: “Pensei que estávamos bem, mas no final estávamos 0s7 fora do ritmo. Assim que a temperatura cai, você começa a perder a aderência, e nunca está certo no que isso irá resultar. Na minha volta final, eu acabei travando os pneu na curva 8. Não sei como será nosso ritmo de corrida, já que não dei muitas voltas na sexta. Não sei onde iremos, mas pretendo ter alguma diversão. Uma coisa é certa, sairei e tentarei tirar o máximo do carro. Considerando onde estávamos ontem, é um desempenho ok.”
 
Kevin Magnussen, 11º: “Estou um pouco desapontado para ser honesto. Havia um pouco de tráfego, mas mais importante foi que eu lutei um pouco com a traseira do carro no Q2, pois não tinha muita aderência. Ontem estava melhor, então precisamos ver o que houve. Apesar disso, nosso desempenho de corrida parece promissor. Como sempre, nosso objetivo é conquistar o máximo de pontos possível.”
 
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, nono: “Mesmo antes de chegarmos a Abu Dhabi, nós sabíamos que esta pista não favoreceria o nosso carro e, durante todo o fim de semana, nós não conseguimos encontrar um set-up que funcionasse bem em todas as curvas. Hoje, na classificação, me senti mais confortável, mas não foi fácil fazer uma boa volta. Estivesse sempre no limite. Em algumas partes da pista, o carro funcionava bem e, em outras, tendia a escorregar. Amanhã será uma corrida difícil, mas, como sempre, vamos fazer o nosso melhor para tentar levar para casa o máximo de pontos possível para o time.”
Fernando Alonso durante a classificação para o GP de Abu Dhabi 2014 (Foto: Getty Images)
Fernando Alonso, décimo: “A classificação de hoje foi muito complicada em um fim de semana que, no geral, foi mais complicado que o normal. Trocar o motor após a última sessão livre criou alguns problemas extras e levou até o Q2 para o carro ter uma performance constante. Amanhã eu espero uma batalha, parcialmente porque, ao longo dos últimos dois dias, nós não fizemos nenhum treino de largada e eu nunca rodei com a carga máxima de combustível. Mas, ao mesmo tempo, realmente quero dar tudo de mim e recuperar o máximo de terreno possível. Será um dia especial para mim e, mesmo que eu não esteja entre os candidatos ao título, Rosberg e Hamilton, gostaria que a minha última corrida na Ferrari tivesse boas batalhas, pelo time e por todos os fãs que me apoiaram ao longo desses últimos anos.”
 
FORCE INDIA
 
Sergio Pérez, 13º: “Hoje não foi um dia especialmente difícil, mas nós simplesmente não tínhamos ritmo para extrair uma posição melhor da classificação. Nós esperávamos isso, e é por isso que o nosso set-up está mais direcionado para a corrida. A maneira como os pneus estão se comportando é bem diferente do passado em Abu Dhabi, então nós tivemos de fazer nosso acerto de acordo: esperamos que isso nos dê uma vantagem amanhã. De qualquer forma, as opções estratégicas são bem limitadas nesta pista, então eu não espero nenhuma escolha aventureira de ninguém no grid. Nós fizemos grandes mudanças em relação à ontem. Tomara que elas funcionem quando for importante e possamos terminar a nossa temporada mais uma vez na zona de pontuação.”
 
Nico Hülkenberg, 14º: “Indo para a classificação, nós sabíamos que o nosso ritmo não era bom para uma única volta e que seria difícil ficar no top-10. Com o set-up que escolhemos, foi bem complicado encontrar a harmonia para uma única volta nesta pista. A boa notícia é que o nosso ritmo de corrida parece forte e espero que possamos ter uma performance melhor amanhã. Além disso, têm os pontos dobrados, então tudo conta em dobro. Também é a última corrida do ano, então nós temos de tentar correr alguns riscos para terminar o ano de uma boa maneira.”
 
SAUBER
 
Adrian Sutil, 15º: “Foi um classificatório sólido. Constantemente estamos fazendo progresso durante todo o final de semana, mesmo que não tenha sido fácil e tenha perdido o primeiro treino livre e não corri tanto neste circuito. Sessão por sessão fui sentindo o carro melhor após testar alguns ajustes. Ele estava com um bom equilíbrio no Q1, então minha volta decisiva foi boa. Após as temperaturas da pista diminuírem, pilotar o carro ficou mais difícil no Q2. Não consegui alcançar as condições ideais. No geral, estou satisfeito com minha classificação. O time fez um bom trabalho, e esperamos que seja uma corrida positiva amanhã.”
 
Esteban Gutiérrez, 16º: “Foi bastante apertado. Tentei meu melhor para ter o máximo do carro. Minha volta foi boa, mas eu perdi meio segundo que me faria passar para o Q2. Não é muito bom, mas ao mesmo tempo precisamos nos focar na corrida de amanhã e tirar o máximo dela.”
Sergio Pérez durante a classificação para o GP de Abu Dhabi 2014 (Foto: Getty Images)
LOTUS
 
Pastor Maldonado, 17º: “Foi difícil aquecer o pneu dianteiro, o que fez com que eles começassem a travar facilmente na freada e isso, obviamente, afeta o tempo de volta. Não esperávamos ser muito competitivos neste fim de semana, já que Yas Marina é uma pista muito peculiar, com curvas lentas e longas retas, e nada disso favorece o nosso carro. Nós fizemos o melhor que podíamos, mas, no fim, não foi o bastante. Entretanto, esperamos ser mais competitivos amanhã, já que devemos estar melhor que os nossos rivais em termos de desgaste dos pneus. Uma boa estratégia será a chave, já que é uma corrida longa e nós devemos recuperar muitas posições.”
 
Romain Grosjean, 20º: “Começando tão atrás e tendo um drive-through, não será uma corrida fácil, mas foi assim que começamos o ano em Melbourne, então um time de simetria cruel aqui. Vamos tentar o nosso melhor na corrida. Você nunca sabe o que pode acontecer. É uma corrida longa e você nunca sabe o que pode acontecer na última corrida da temporada. Vamos torcer pelo melhor resultado possível.”
 
CATERHAM
 
Kamui Kobayashi, 18º: “Nós tivemos um fim de semana bem decente até aqui. Hoje foi um dia positivo e o carro parece melhor do que ontem. Perdi um pouco de tempo no último setor, mas nada que teria mudado o resultado, então podemos ficar satisfeitos com a nossa performance de hoje. Estou realmente ansioso por amanhã. Nós vamos lutar como sempre fazemos e espero que possamos terminar a corrida com um bom resultado para agradecer todos os fãs que estão constantemente apoiando o time e que nos trouxeram até Abu Dhabi.”
 
Will Stevens, 19º: “Eu estava muito forte na minha última volta na classificação — igualei o Kamui nos primeiros dois setores, mas eu cometi um erro na entrada da curva 17. Eu estava, na verdade, 1s mais rápido do que na minha volta anterior naquele ponto. Estou satisfeito porque sei que se não tivesse cometido aquele erro, teria igualado meu companheiro de equipe, mas, obviamente, estou desapontado, porque eu podia ter feito melhor. Mas, no geral, foi um dia positivo.”
UM PASSO MUITO PEQUENO

Para quem esperava uma classificação acirrada vide o desempenho dos dois candidatos ao título nos treinos livres, as expectativas foram atendidas: Lewis Hamilton dominou as duas partes da classificação em Abu Dhabi, mas Nico Rosberg deu o bote naquela que valia, o Q3. Contando com um erro do inglês, o alemão chegou à 11ª pole do ano com o tempo de 1min40s480 e ao menos termina este sábado (22) com a consciência de que fez seu papel. O inglês terminou 0s386 atrás.

A Williams até que surpreendeu. Em todas as fases, sempre colocou Felipe Massa e Valtteri Bottas como donos de alguns dos trechos mais rápidos da pista. De qualquer forma, o finlandês sai em terceiro, logo à frente do brasileiro.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

200 MILHÕES DE DILMAS

Depois de semanas de expectativa, a Ferrari anunciou na última quinta-feira (20) a contratação de Sebastian Vettel como substituto de Fernando Alonso. O contrato com o tetracampeão válido por três anos.

Nesta sexta-feira, o jornal britânico ‘The Telegraph’ revelou que o contrato do tetracampeão com a escuderia de Maranello é de £ 150 milhões (aproximadamente R$ 600 milhões).

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.