Confira declarações dos pilotos após treino classificatório do GP da Itália, 13ª etapa da temporada 2017 da F1

Após mais de três horas de espera, devido às chuvas, para que se soubesse o grid de largada em Monza, Lewis Hamilton confirmou o recorde esperado: com 69 poles, é que mais largou em primeiro na história da categoria. Mas ele não foi o único a deixar o treino classificatório feliz. Nas posições seguintes, nomes surpreendentes vão para o domingo confiantes

A parte da frente do grid de largada do GP da Itália terá uma série de pilotos mais alegres do que o que normalmente já se vê para com quem ocupa as primeiras filas. O destaque, claro, é Lewis Hamilton, que alcançou 69 poles na carreira e bate u o recorde que pertencia a Michael Schumacher.

Ao seu lado começam as surpresas: como Daniel Ricciardo e Max Verstappen foram punidos por trocas de motor, a segunda colocação ficou com Lance Stroll, que dividiu com seu pai a felicidade por outro recorde – no caso, o de piloto mais jovem da história a largar na primeira fila.

Em terceiro vem Esteban Ocon, também favorecido pelas punições a Red Bull. Sua alegria, porém, tem como objetivo aumentar no domingo; ele quer o pódio inédito.

Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)

Lewis Hamilton, primeiro: Hamilton festeja por quebrar recorde de poles, declara amor à Itália e diz: “Vou comer macarrão para comemorar”

Lance Stroll, segundo: Stroll se torna mais jovem a sair na primeira fila do grid e celebra segunda posição como garoto: “Apenas me diverti”

Esteban Ocon, terceiro: Ocon vibra com “carro brilhante”, festeja terceira posição no grid em Monza e avisa: “Quero meu pódio”

Esteban Ocon (Foto: Force India)

Valtteri Bottas, quarto: "Foi um dia duro. No final, eu não pude usar os pneus de chuva. Parei para trocar por um novo jogo de pneus, tentei mais uma volta, mas não encontrei nenhum grip. No começo, em alguns trechos tínhamos tudo trabalhando bem, mas a temperatura dos pneus atrapalhou. Com mais chuva, não consegui esquentá-los o suficiente. De qualquer maneira, com a punição aos carros da Red Bull, largarei em quarto, que não é uma posição ruim. E claro que é bom estar à frente de ambas as Ferrari. Temos uma longa corrida pela frente e, se dermos sorte, o tempo estará seco.”

Kimi Räikkönen, quinto: “A chuva deixou tudo complicado o tempo todo. Foi difícil aquecer os pneus, na maioria das curvas não tinha aderência e derrapei muito. Era difícil contornar as curvas e seguir acelerando. A posição de largada não é ideal, mas vamos melhorar por causa das punições dos outros. Agora é questão de esperar e ver como o clima vai ficar. Tenho certeza de que vai ser diferente no seco, com nosso carro funcionando bem”

Sebastian Vettel, sexto: Vettel se diz surpreso com perda de ritmo no Q3, mas freia pânico: “Temos um bom carro e não há nada a temer”

Felipe Massa, sétimo: Massa celebra posição de Stroll, mas é duro com própria atuação no Q3 e sétimo lugar: “Não foi um espetáculo de volta”

Felipe Massa (Foto: Beto Issa)

Stoffel Vandoorme, oitavo: "Estar no Q3 em Monza configura uma tarde ótima, especialmente porque não foi fácil aqui. Estou feliz com o desempenho. Infelizmente não tivemos um bom Q3 – perdemos potência no motor e tivemos de abandonar a volta rápida, ainda não sabemos o que foi. É uma pena, porque eu realmente acho que dava para ter ficado mais acima. Podíamos ter chegado mais perto do limite, arriscado mais, mas não tivemos a chance. Com as penalizações, largaremos em P8 e estamos bem no seco. Amanhã precisamos de uma boa largada e podemos ficar no grupo da frente. Amanhã os pontos serão distribuídos, e estou otimista de que podemos ir bem."

Sergio Pérez, nono: “Foi uma tarde muito longa, mas fico feliz pelos fãs que conseguiram um show depois de esperar na chuva por tanto tempo. A situação da pista era difícil, tinha muita água acumulada e era muito fácil aquaplanar. Acho que o Charlie [Whiting] fez o certo ao adiar a sessão. As condições estavam mudando o tempo todo, era muito importante estar com o pneu certo na hora certa. No Q2, tomamos a decisão de trocar os pneus de chuva forte por intermediários e eu só tinha duas voltas para fazer as coisas acontecerem. Acabei de fora por 0s002. Não é o ideal, mas é o melhor que eu poderia ter feito. Não foi a volta perfeita, escapei um pouco na Ascari, me aproximei demais do Ricciardo e me prejudiquei. Isso foi suficiente para ficar fora do top-10"

Daniil Kvyat, décimo: "Não estava fácil lá, definitivamente. Tivemos problemas de equilíbrio, e eu estava com problemas para ficar na pista em quase todas as curvas; tinha muita aquaplanagem. Em algumas vezes era difícil decidir com que pneu sair – às vezes a pista estava para os de chuva extrema, outras vezes era para os intermediários. Mas estou feliz com as decisões que tomamos hoje. No geral, foi decente da minha parte. Fiz meu melhor. Para amanhã, será difícil, especialmente no seco – não é uma pista que casa com nosso carro."

Kevin Magnussen, 11°: “Ficar sentado olhando uma pista vazia por tanto tempo é duro, então parabéns para todos que ficaram. Para mim, não foi o melhor dia. Não consegui aquecer os intermediários de jeito nenhum, o certo seria continuar com os de chuva forte. Eu sei que o pessoal da frente fez eles funcionarem, mas nós não tivemos downforce para isso. Foi decisão minha, esse tipo de coisa acontece. É a primeira vez que tivemos esse tipo de transição com os pneus desse ano. A posição de largada vai ser um pouco melhor [11º] por causa das punições dos outros, então isso ajuda. Mas sigo desapontado com hoje”

Marcus Ericsson, 12°: “Hoje foi muito difícil por conta do clima. Acho que nosso ritmo com pneus de chuva foi ok, o balanço do carro estava ok também. É uma pena que não conseguimos fazer os intermediários funcionarem quando trocamos no fim. É desapontador não ir melhor nessas condições, mas as coisas são assim de vez em quando"

Pascal Wehrlein, 13°: “Minhas primeiras voltas com pneu de chuva foram ok, me senti confortável no carro. Conforme as condições da pista melhoraram, mudamos para intermediários. Mas não conseguimos a janela certa de funcionamento dos pneus, então não deu para conseguir uma volta melhor. Fiz meu melhor, agora vou me concentrar na corrida de amanhã"

Nico Hülkenberg, 14°: "Hoje foi complicado com os pneus intermediários e parecia que eu estava guiando no sabão, porque não dava para desenvolver nenhum tipo de aderência ou equilíbrio. Tínhamos só um jogo de pneus para chuva extrema que estavam muito melhores para nosso ritmo até o começo do Q2, mas no final já não conseguíamos ritmo nos intermediários quando precisávamos. Faremos o melhor amanhã, espero marcar alguns pontos."

Max Verstappen, 15°: “A classificação foi boa e eu estou feliz. Claro que ficar em segundo é uma surpresa muito boa, e eu sempre gosto de andar na chuva. A escolha de pneus no Q1 e no Q2 foi difícil, parecia que os intermediários nunca funcionavam direito. Colocamos pneus de chuva extrema novos no Q3, mas não tive muita aderência. Estava derrapando e nunca me senti muito confortável. Esfriei os pneus em uma volta e a última acabou não sendo tão ruim. Não foi perfeita, mas segundo é um bom resultado. A gente sabia das punições, mas uma boa classificação significa que largo em 15º, e não no fundão. Espero que dê para ultrapassar e chegar na frente”

Carlos Sainz Jr., 16°: "Classificação difícil hoje.. No começo eu não tinha qualquer chance com pneus intermediários, estava mais confortável com os extremos. No fim, decidi voltar aos intermediários, porque todo mundo estava melhorando os tempos, mas tinha pouquíssima aderência – isso é porque o ajuste nessas condições sempre seria complicado. Estávamos com menos downforce que nossos rivais, por isso com tanta dificuldade sobretudo nas curvas. Para amanhã, quando esperamos uma corrida no seco, largaremos atrás por causa de nossa punição, mas vamos tentar recuperar."

Daniel Ricciardo (Foto: Beto Issa)

Daniel Ricciardo, 17°: "Claro que é chato sofrer estas punições. Seria bom largar lá na frente, especialmente com os nomes diferentes que lá estão e não os de sempre. Seria uma chance de provavelmente continuar na frente por mais tempo, mas ao menos eu me esforcei no treino classificatório e isso me colocou em 18°, não em 19° (com a punição a Grosjean, será 17°). No fim eu ganhei uma posição por meu bom trabalho e ficarei satisfeito com isso. Eu não gostei dos meus Q1 e Q2. Não por causa das condições, nós estávamos lentos, mesmo, e eu me senti quase como um passageiro, sem sentir o grip da pista. Assim que começamos o Q3, senti de cara algum grip que não tinha antes. Acho que tinha algo mais a dar mas, no geral, foi um bom esforço, então estou feliz. Vou aproveitar a corrida, me divertir. Não espero terminar lá atrás."

Jolyon Palmer, 18°: "A escolha de pneus foi difícil hoje. Parei para colocar os pneus intermediários por uma volta que podia me passar para o Q2, mas então não consegui fazer os pneus funcionarem apropriadamente. Tive uma volta, mas fui escorregando pela pista e não pude dar outra antes da quadriculada. Sabia que, o que quer que acontecesse hoje, largaríamos do fim do grid, então não é um grande problema, mas seria bom ter uma classificação melhor."

Fernando Alonso, 19°: Alonso se conforma com punições, mas acredita que poderia ter alcançado top-5 no grid do GP da Itália

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 20°: Grosjean bate e reclama de demora da FIA em paralisar classificação em Monza por chuva: “A situação era terrível”

ALONSO COLHE O QUE PLANTA E FICA SEM NOVAS ALTERNATIVAS NA F1 PARA 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.