Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP do Japão, 16ª etapa da temporada 2017 da F1

Sebastian Vettel liderou o primeiro treino livre em Suzuka. A chuva encerrou a sessão mais cedo e "estragou" a segunda, fazendo com que apenas cinco pilotos marcassem tempo - Lewis Hamilton acabou liderando, sendo o único carro além das Force India e Williams a completar volta

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A sexta-feira (6) em Suzuka não viu muita ação nos treinos livres para o GP do Japão. A chuva chegou durante o TL1 e antecipou o final da sessão, enquanto impediu boa parte dos pilotos de sair da garagem no TL2 – apenas cinco marcaram tempo.

O melhor tempo do dia ficou com Sebastian Vettel, que mostra recolocar a Ferrari em condições de brigar por vitória. Já a Mercedes viu Lewis Hamilton fazer o segundo melghor tempo do TL1 e liderar entre os poucos que se arriscaram no TL2.

Quem não gostou nada da chuva foram os pilotos que não brigam atrás dos líderes. Fernando Alonso reclamou que não teve muita chance de testar o carro, assim como Felipe Massa. Já na Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen confiam que, mesmo se a chuva passar, terão chance se andarem rápido.

Sebastian Vettel (Foto: AFP)

Sebastian Vettel, primeiro: Vettel afasta dúvidas sobre confiabilidade e diz que diminuição do tempo de pista por conta da chuva "não importa"

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton aprova sexta-feira de treinos livres em Suzuka e elogia ritmo: "Bem melhor do que na Malásia"

Daniel Ricciardo, terceiro: Otimista, Verstappen crê em Red Bull forte mesmo no seco, mas ricciardo alerta: "Temos de melhorar para assustar"

Kimi Räikkönen, quarto: "Nós já meio que esperávamos uma tarde de pista molhada. Demos algumas voltas a mais no primeiro treino livre e está ok. Tudo parecia muito bem, então já temos uma boa ideia de como andam as coisas no seco. Nem tentamos aprender nada hoje. Claro que há uma limitação nos pneus… Se estiver molhado amanhã no TL3 e na classificação, então temos que guardar os pneus para pista molhada. Se amanhã estiver seco o dia todo, vamos dar boas voltas pela manhã."

Valtteri Bottas, quinto: “O carro parece melhor do que na Malásia, mas ainda precisamos trabalhar em alguns aspectos para deixá-lo mais rápido. Como ponto de partida do fim de semana, certamente parece melhor do que semana passada."

Max Verstappen (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen, sexto: "Mesmo no seco nós podemos ter um bom resultado, mas claro que no molhado nós teríamos a certeza de um bom resultado. Foi um dia positivo. Nas saídas para volta rápida eu não mostrei muito ritmo por conta da bandeira vermelha, mas as simulações de corrida foram bem positivas. Talvez estejamos um pouco atrás da Mercedes no momento, mas a temperatura da pista vai subir bastante no domingo, o que deve nos ajudar."

Esteban Ocon, sétimo: Mudanças no clima deixam Force India confiante sobre ritmo em pista seca e molhada: "Temos um carro equilibrado"

Nico Hülkenberg, oitavo: "O TL1 foi bom. Com a expectativa de chuva para a tarde, o primeiro treino livre foi uma sessão séria. Rodamos bastante e fizemos as provas que gostaríamos de fazer. Tudo esteve no lugar. O equilíbrio foi bom, então não estão muito infeliz. Não há muito o que falar da sessão da tarde, a pista estava muito molhada e quisemos conservar os pneus, pois pode chover novamente amanhã."

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, nono: "O TL1 foi sólido. Conseguimos fazer tudo que queríamos, mais ou menos. Teria sido bom conseguir algumas voltas a mais com muito combustível, antes da chuva, mas vimos o quão rápido o carro está de qualquer fome. O carro está indo bem por enquanto, então precisamos nos manter assim. Precisamos continuar melhorando e ter certeza que não percamos nosso rumo. O clima pode determinar muito. Vamos ver o que acontece entre o TL2 e o TL3. Acho que temos algumas ideias sobre o que fazer para melhorar o carro." 

Stoffel Vandoorne, décimo: "Até aqui é difícil saber o que esperar, especialmente com o fato de que hoje pouco pudemos andar na pista. O TL1 foi bem normal, sem problemas, mas só conseguimos fazer, no TL2, uma volta de instalação. O tempo será chave amanhã, parece que domingo estará seco, então a qualificação será super importante. Olhando para a previsão de tempo para amanhã, é difícil prever, acreidto que estará seco na hora do treino classificatório. O carro esteve bom. Suzuka é um circuito de alta velocidade com muitas mudanças de direção e, especialmente com os pneus que temos esse ano, o carro roda bem no primeiro setor. Estou animado para pilotar. Aconteça o que acontecer, farei meu melhor." 

Kevin Magnussen, 11°: "O carro estava bom nas retas, então estamos felizes com isso. Acho que precisamos tentar achar mais velocidade, claro, porque outros farão isso. Se queremos pontuar neste final de semana precisamos acertar isso. Tive problemas com vazamento de água e só pude fazer uma volta. Então não corri muito, mas tenho esperança em melhorar."

Fernando Alonso (Foto: McLaren)

Fernando Alonso, 12°: Alonso vê sexta-feira quase perdida em Suzuka por ocnta de chuva: "Não dava para fazer nada"

Sergio Pérez, 13°: “A gente sabia que ia ser um dia complicado em termos de clima, então demos o máximo na sessão da manhã para conseguir voltas em pista seca. Fizemos testes aerodinâmicos e agora precisamos analisar os dados para escolher a direção correta que vamos tomar. O carro está indo bem no seco, mas a gente ainda vai fazer mudanças ao longo da noite para que eu fique confortável. Quis dar algumas voltas na chuva de tarde para provar o balanço do carro em condições de pista molhada. Tinha muita água na pista, então nem andamos muito. Mas serviu para provar os pneus de chuva."

Lance Stroll, 14°: Foi um bom dia. O TL1 foi bastante positivo, o carro esteve bom e eu realmente gostei de pilotar neste circuito, foi bem divertido e especial. Depois, no TL2, não pudemos correr muito por causa da chuva, o que sempre é complicado porque você fica sem saber qual seu limite nestas condições. Dei uma volta e foi isso. Não aconteceu muito de tarde, mas no geral foi um bom dia."

Jolyon Palmer, 15°: "Houve muito tráfego durante o TL1, mas fomos capazes de provar diferentes configurações e acredito que encontramos uma boa direção. Foi bom conseguir dar algumas voltas no seco pois esperamos novamente chuva no TL3. No TL2 a aderência foi boa apesar da chuva, mas decidimos conservar os pneus porque pode chover novamente no sábado."

Felipe Massa, 16°: Massa reclama de dia "nada interessante" e espera por condições melhores no final de semana: "Quem sabe pilotaremos no seco"

Carlos Sainz Jr., 17°: "Foi uma sexta-feira complicada para nós. Obviamente o acidente no TL1 foi ruim. Não esperava que isso ocorresse, eu errei e acabei girando, depois fui parar na barreira. Pareceu incrível na televisão, mas de dentro do cockpit não foi nada demais. Não podemos esquecer que um pequeno erro de cálculo pode te fazer pagar um preço alto. Estou feliz que os mecânicos puderam colocar o carro de volta na pista para o TL2, eles fizeram um trabalho fantástico, como sempre. Estávamos prontos para o TL2, mas as condições não nos ajudaram. Esperamos que amanhã seja melhor"

Pierre Gasly, 18°: "Não foi o dia mais animado em termos de corrida, devo admitir. Tendo dito isso, ainda assim foi bom voltar aqui a Suzuka e poder pilotar durante o TL1. Não dei muitas voltas, nem saí da garagem no TL2 por causa da chuva, mas conseguimos coletar alguns dados importantes e vamos trabalhar nisso para amanhã melhorarmos. Outra coida positiva foi que me senti bem melhor no carro do que na Malásia, estou feliz com isso e agora preciso apenas achar um ritmo melhor."

Pascal Wehrlein, 19°: "O TL1 foi bom para mim. Me senti confortável no carro e satisfeito com seu equilíbrio. Que azar que não podemos passar mais tempo na pista por causa da chuva no TL2. Estou ansioso para ir para a pista amanhã. Vamos ver o que o dia traz."

Marcus Ericsson, 20°: "O TL1 foi ok, com boas condições de pista, pudemos testar algumas situações diferentes no carro e coneguir alguns dados. Chvoeu durante todo o TL2, então não pudemos continuar nosso programa. Uma pena, e afetou não só a nós, como a todos no paddock. Vamos voltar de onde paramos no TL1 durante o treino livre de amanhã e trabalhar para melhorar durante o resto do final de semana."

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da F1 no Japão AO VIVO e em TEMPO REAL, com livetiming e gráfico interativo.

HÁ ESPERANÇA?

MESMO COM RESULTADO RUIM, VETTEL GANHA FORÇA NA MALÁSIA  

 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.