Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP da Austrália, 1ª etapa do Mundial de F1

Party like it's 2014. A Mercedes dominou os primeiros treinos livres na Austrália e deixou claro quem é que tem as rédeas e manda na F1 ao início de 2015. Atrás, Ferrari mostrou velocidade


Ferrari, Williams e Red Bull ainda vão confirmar qual seu lugar no grid, mas após o primeiro dia de atividades, nesta sexta-feira (13), que esse lugar dificilmente será um dos dois primeiros. A Mercedes não deu chances para as adversárias sonharem muito. Nico Rosberg ponteou com Lewis Hamilton logo atrás e um domínio imperdoável dos carros prateados.
 
Quem mostrou velocidade no TL2 foi a Ferrari, que trouxe seus dois carros para as posições 3 e 4. Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen. Já na Williams, Valtteri Bottas ficou com a quinta colocação no TL2. Felipe Massa havia sido o sétimo no TL1, mas um vazamento de água acabou tirando-o do segundo treino livre.
 
Assim como o brasileiro, Daniel Ricciardo também esteve fora do TL2 por conta de problemas mecânicos. Daniil Kvyat, por sua vez, fez o sexto tempo. 
 
Em seguida, Carlos Sainz Jr, que foi quem mais andou no TL2, com 40 voltas, fez o sétimo tempo. Seu companheiro Max Verstappen foi o 14º colocado, mas com apenas seis voltas dadas. 
Nico Rosberg comandou o primeiro treino livre do ano em Melbourne (Foto: Getty Images)
Fechando o top-10 vieram as Lotus de Pastor Maldonado e Romain Grosjean e a Force India de Nico Hülkenberg. Envolta numa camada densa de indefinições, a Sauber teve Felipe Nasr na 11ª posição, enquanto Marcus Ericsson foi 15º.
 
Sergio Pérez foi 12º colocado, com Jenson Button em 13º. A outra McLaren, de Kevin Magnussen, encerrou o grid com a posição derradeira deixando o time de Woking com um vislumbre desagradável do que deve ser o treino de classificação.

Já Will Stevens e Roberto Merhi, a dupla da Manor, acabou ficando mesmo nos boxes. A equipe brigava com os novos softwares e acabou perdendo para os problemas eletrônicos.

 
O TL3 acontece à 0h (de Brasília) do sábado, com o treino de classificação iniciando às 3h.

Confira as declarações dos pilotos:

RED BULL
 
Daniel Ricciardo, décimo no TL1 e sem participação no TL2: "No TL1 levamos um tempo para pegar no tranco e acabamos não saindo logo. Um problema no propulsor da unidade de força significou que não andaríamos no TL2, mas é um problema que podemos resolver para amanhã. Temos muito tempo para isso, então não há preocupação. Não valia a pena apressar para dar cinco voltas hoje à tarde."
 
"Não acreditamos que vai afetar um dos nossos quatro motores, então não é um grande tiro no pé. Vou ver o que Daniil conseguiu e me direcionar para amanhã. A pista já parecia boa de aderência de manhã, então creio que devemos aumentar a velocidade amanhã. Estou muito ansioso para guiar, tem sido difícil durante a semana, só falo disso. Agora quero ir à pista."
 
Daniil Kvyat, 11º no TL1 e sexto no TL2: "Tudo foi de acordo com o planejado hoje. Faremos o possível para nos prepararmos para amanhã. É muito cedo para ver onde estamos comparados aos outros, mas vamos analisar onde podemos melhorar durante a noite. Amanhã saberemos mais."
TORO ROSSO
 
Carlos Sainz Jr, quarto no TL1 e sétimo no TL2: "Estou feliz hoje. Tenho esperado esse momento por muito tempo. Foi definitivamente um bom primeiro dia. Cobrimos bastante quilometragem, o que obviamente era nossa meta para hoje, já que sou novato e não conheço o circuito. Aproveitei muito lá. Agora, precisamos passar pelas informações coletadas e continuar melhorando. Me sinto confortável no carro. É uma pista desafiadora, mas eu gosto."
 
Max Verstappen, sexto no TL1 e 14º no TL2: "Nessa manhã pudemos completar muitas voltas. Bom para que eu me acostume com a pista. Foi uma primeiro treino útil e bom para entender melhor o carro. Também não cometi erros, o que foi bom. À tarde, infelizmente, não pudemos ficar muito tempo na pista por conta de um problema de bateria. O time trabalhou forte para me devolver à pista, mas não teve tempo. Não foi o melhor do dia, mas vamos checar as informações hoje à noite e, com sorte, tiraremos o melhor do TL3 amanhã antes da minha primeira classificação do ano."
LOTUS
 
Romain Grosjean, 16º no TL1 e nono no TL2: "É muito bom ir à pista e dar algumas voltas no Albert Park, especialmente num dia tão bonito. Fiquei feliz também porque o carro está bom, e todo o time está positivo com nosso potencial. Certamente perder muito da primeira sessão não estava planejado, mas sabemos qual o problema e acreditamos que amanhã estará resolvido. É o tipo de coisa que você encontra no começo do ano. O grande ponto positivo é que o carro é bom, e acho que podemos ir bem no fim de semana."
 
Pastor Maldonado, nono no TL1 e oitavo no TL2: "Estou feliz com meu tempo no carro hoje, e o E23 parece bem forte. Claro que perdemos um tempo na segunda sessão, mas o problema foi de fácil diagnose, então o time está trabalhando na resolução. Como sempre num primeiro dia, a pista esteve melhorando todo o tempo, mas conseguimos fazer boas avaliações entre nós, então temos bastante para trabalhar. Nossa reunião pós-treino foi promissora, então é ótimo começar a temporada com uma vibe tão positiva."
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, 13º no TL1 e décimo no TL2: "Foi uma sexta normal com tudo indo tranquilo. O desempenho em long run foi bem bom, especialmente a tocada do carro e a confiança que tive com ele. O equilíbrio está bom; precisamos de mais performance, especialmente numa única volta. Com quase 50 giros hoje eu acho que estamos bem preparados para o final de semana."
 
Sergio Pérez, 12º no TL1 e 12º no TL2: "Foi um dia em que conseguimos atingir os objetivos e as metas em termos de quilometragem, isso é positivo. Trabalhamos bastante com os dois pneus, e acho que já entendemos bem como eles funcionam. Em termos de tocada do carro, ainda há muito a melhorar, mas é o primeiro dia da temporada e a primeira chance de testar desempenho propriamente. Precisamos aprender com as informações coletadas e tomar algumas dcisões durante a noite."
MCLAREN
 
Jenson Button, 14º no TL1 e 13º no TL2: "Não tivemos tanta quilometragem na sessão de hoje, mas o equilíbrio não estava ruim. A falta de voltas no TL1 fez ser mais difícil para que nós montássemos uma base para o TL2. Não dá para ajustar o carro em volta de uma única volta. Mesmo assim, melhoramos o equilíbrio para o TL2. Temos alguns problemas para resolver, mas o carro não está tão ruim.
 
Sabemos que não vai ser fácil, mas estamos trabalhando como um time, resolvendo problemas e, com sorte, seremos competitivos logo. Vamos abaixar a cabeça e tirar o melhor disso. Muito trabalho será necessário, mas sabíamos que seria o caso."
 
Kevin Magnussen, 15º no TL1 e 16º no TL2: "Não andamos muito no TL1. Depois saí da pista e o carro teve danos, então não andei muito no TL2 também. Tentei forçar na curva seis, então perdi a traseira. Não pude evitar acertar o muro. Foi um erro do piloto. É uma pena, mas essas coisas acontecem, erro eu, e a vida continua.
 
O positivo é que o equilíbrio e a tocada do carro parece boa. Não somos rápidos como gostaríamos, mas não estamos longe do bom balanço do carro. Claramente ainda há muito por vir, mas definitivamente é uma boa base. Espero ter uma impressão melhor no TL3 de amanhã. Queremos ir à classificação mais confiantes."

MANOR MARUSSIA

Will Stevens, sem participação: "Foi excelente finalmente estar aqui em Melbourne. Com os desafios que encaramos nas últimas semanas, apenas isso já é ótimo. Não ia ser fácil colocar os carros na pista pela primeira vez. Não tivemos testes de pré-temporada, então estamos sendo desafiados aqui no lugar de um final de semana de corrida. O pessoal está fazendo um ótimo trabalho, então o que podemos fazer como pilotos é ficarmos pacientes e dar suporte ao time."
 
Roberto Merhi, sem participação: "Claro que eu estava ansioso pela minha primeira participação no carro hoje, mas nós sabíamos que ir à pista não seria um processo fácil. Essas coisas levam tempo, e todos no time estão trabalhando muito duro amanhã. Eu estou realmente desfrutando de estar com o time e o suporte dos fãs tem sido incrível. É um sentimento especial estar aqui para minha primeira semana de corrida, então não estou para baixo. Estamos onde precisávamos."
SOBRANDO NA TURMA

A Mercedes comandou com grande facilidade o segundo treino livre nesta sexta-feira (13) em Melbourne, palco da abertura da temporada 2015 da F1 . Nico Rosberg de novo foi o mais veloz e fechou o dia com uma diferença de 0s1 para o companheiro Lewis Hamilton, o segundo colocado da tabela. Felipe Massa não treinou por causa de um vazamento de água em sua Williams. Já Felipe Nasr teve a chance de finalmente andar com a Sauber e foi o 11º

QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.