Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres do GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2017 da F1

Lewis Hamilton aproveitou o período antes da chuva para cravar que entra no sábado do treino classificatório da F1 na Bélgica com o favoritismo claro. Nem mesmo Valtteri Bottas, companheiro de Mercedes, foi páreo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A chuva que caiu no fim do segundo treino livre para o GP da Bélgica, nesta sexta-feira (25), serviu apenas como uma prévia do que o fim de semana guarda e para evitar uma simulação mais real dos tempos de classificação. Pela maior parte da 1h30min de atividade, porém, a pista esteve seca e deu a oportunidade de Lewis Hamilton se mostrar o grande favorito para a corrida em Spa-Francorchamps

 
O vice-líder do campeonato ficou na porta do recorde da pista, que ainda pertence a Jarno Trulli. 0s262 atrás dele, Kimi Räikkönen ainda conseguiu se colocar mais veloz que um claudicante Valtteri Bottas. A 'mistureba' entre Mercedes, Ferrari e Red Bull seguiu com Max Verstappen sendo o quarto colocado e Sebastian Vettel em quinto.
 
É bem verdade que Daniel Ricciardo colocou neles em termos de posicionamento – foi o sexto colocado – mas ficou quase 1s atrás de Vettel. Nico Hülkenherg e Jolyon Palmer, respectivamente em sétimo e décimo, deram a maior parte dos quatro postos restantes no top-10 para a Renault. Esteban Ocon e Carlos Sainz Jr. foram oitavo e nono.
Lewis Hamilton (Foto: AFP)
Fernando Alonso ainda conseguiu juntar a McLaren ao pelotão intermediário, bem à frente de Sergio Pérez e Romain Grosjean. Stoffel Vandoorne fez o 14º tempo, seguido por Danill Kvyat, Kevin Magnussen, Lance Stroll, Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein. Felipe Massa, por conta da batida do TL1, não foi à pista.
 
O treino de classificação está marcado para as 9h (de Brasília) do sábado.

Lewis Hamilton, primeiro: Mais rápido do dia em Spa, Hamilton destaca “carro forte o tempo todo”, mas vê maior equilíbrio em ritmo de corrida

Kimi Räikkönen, segundo: “Hoje já sabíamos como o treino ia ser, e acabou não sendo um começo ruim. Óbvio que tem coisas que você quer testar melhor, e a chuva no fim não ajudou, mas acabou sendo uma sexta-feira bem normal. É difícil comparar a pilotagem aqui com o ano passado, mas não parece muito diferente. Já estamos acostumados com andar rápido em todos os lugares”

Valtteri Bottas, terceiro: Bottas elogia ritmo da Mercedes, mas relata problemas com acerto do carro em Spa: “Tem margem para melhorar”

Max Verstappen, quarto: “Foi ok, mas nada de especial. Estava difícil competir nas retas e seguir bem nas curvas. Usamos duas filosofias diferentes nos carros, mas não conseguimos uma boa combinação. Era uma questão de ver como andaríamos nas retas, já que estávamos lentos. Deu para ver isso nos meus primeiros e terceiros setores. Tentamos achar um meio termo, mas não foi fácil”

Max Verstappen (Foto: Xavi Bonilla / Grande Premio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Sebastian Vettel, quinto: Vettel vê Spa como Silverstone e põe Mercedes como favorita, mas garante: "Há mais por vir da Ferrari"

Daniel Ricciardo, sexto: Ricciardo tenta acerto com pouca asa em Spa, mas compara RB13 a carro de F3: “Perdemos muito tempo nas curvas”

Nico Hülkenberg, sétimo: “Tivemos uma sexta-feira decente e mostramos ritmo decente em pista seca. Tivemos o trabalho de hábito no acerto do carro e demos passos na direção certa. Vai ser interessante ver como o clima vai estar no resto do fim de semana, já que não esperávamos a chuva que vimos hoje. Esse é um dos prazeres de Spa”

Esteban Ocon, oitavo: Dupla da Force India fala em ritmo promissor e mais competitivo e confia em "classificar bem" no sábado em Spa

Carlos Sainz Jr., nono: “Foi um dia bom para nós. Estávamos um pouco mais rápidos do que esperávamos, o que é bom. Por outro lado, sabemos que nossos adversários dão um passo maior do que nós nos sábados, então precisamos ficar de olho. Mas estou feliz com o começo do fim de semana. Sobre o clima louco, não fico surpreso. Estamos em Spa! Esta é a sétima vez que corro aqui e esse tipo de coisa sempre acontece. Uma hora está ensolarado, mas logo começa a chover. É típico, você precisa estar pronto. E eu não lamentaria se acontecesse no sábado ou no domingo”

Jolyon Palmer, décimo: “Eu amo Spa, então é ótimo conseguir trabalhar bem no carro nas sessões de hoje. O carro estava especial no TL1. O TL2 acabou interrompido pela chuva, mas conseguimos entender melhor os pneus antes do dilúvio. Foi um bom começo de fim de semana, e espero que continue assim”

Fernando Alonso (Foto: McLaren)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Fernando Alonso, 11º: “Spa provavelmente é o melhor circuito do mundo. Todas as voltas aqui são mágicas. Dito isso, nós perdemos muito nas retas e estamos ganhando nas curvas. Então deve ser um fim de semana difícil para nós aqui. Não tivemos uma grande sexta-feira, principalmente no TL1, quando tive problemas. O TL2 foi a mesma coisa de sempre e acabamos um carro razoável para trabalhar durante a noite com os engenheiros e buscar mais alguns décimos. Quando choveu, fui à pista para ver como o carro se comportaria nessas condições. Mas não esperava que fosse chover tanto, aí voltei aos boxes sem correr riscos. Precisamos de uma boa classificação e uma boa largada se quisermos pontuar, e precisamos de foco e concentração. Vai ser difícil, mas talvez o clima ajude”

Sergio Pérez, 12º: Dupla da Force India fala em ritmo promissor e mais competitivo e confia em "classificar bem" no sábado em Spa

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 13º: “Em geral a gente sofre em circuitos de pouco downforce, e esse parece ser o caso de Spa. Estamos tentando achar o meio termo entre arrasto e downforce, mas está difícil. Hoje de noite vamos entender como podemos melhorar e trabalhar pesado para encontrar alguns décimos e tomar uma decisão sobre o nível de downforce. É difícil fazer tudo funcionar e encontrar a velocidade máxima correta. Espero que amanhã a gente um pouco mais de performance para largar em uma posição decente”

Stoffel Vandoorne, 14º: “A sensação que eu tive no carro foi positiva, a dirigibilidade estava boa. Já sabemos que vamos largar em último, então tivemos um cronograma diferente para hoje, focando mais em voltas com tanque cheio, pensando na corrida. Esse é nosso foco para o fim de semana, e espero que o clima instável nos ajude a conseguir um bom resultado”

Daniil Kvyat, 15º: “Foi uma sexta-feira decente. Conseguimos andar bastante, mesmo tendo alguns problemas ao longo do dia. Vamos nos recuperar amanhã. O TL3 certamente vai ser movimentado, mas sabemos o que está faltando e o que precisa ser feito, então tenho confiança de que vamos conseguir um bom trabalho amanhã. Estou animado para o resto do fim de semana”

Kevin Magnussen (Photo: Xavi Bonilla / Grande Premio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Kevin Magnussen, 16º: “Acho que temos muita informação sobre diversas coisas. Temos muito que analisar para amanhã, então sigo otimista. Não levaria os resultados de hoje muito a sério. O desafio de amanhã é encontrar os níveis de downforce e definir o acerto do carro. Isso vai ser crucial. Foi divertido pilotar esses carros aqui. Não é surpresa, mas foi divertido”

Lance Stroll, 17º: “Não estamos onde queremos estar. Estamos sofrendo para encontrar velocidade nas curvas e não temos a competitividade que desejávamos. Precisamos melhorar nas curvas de alta, é o mesmo tipo de problema que tivemos na Inglaterra e na Áustria. Precisamos trabalhar no balanço do carro para amanhã e entender como podemos ser mais competitivos no TL3. Mas tudo pode mudar, tenho certeza de que vamos entender melhor as coisas”

Marcus Ericsson, 18º: “As atividades de hoje foram ok para mim. Cumprimos nosso cronograma e avaliamos diversos acertos no carro. Seguimos com nosso cronograma no TL2 e conseguimos muitos dados, mas a chuva veio com força no fim e nos impediu de fazer simulação de corrida. Agora vamos analisar os dados e buscar mais ritmo para amanhã”

Pascal Wehrlein, 19º: “Não foi o melhor dia para mim. Tive problemas técnicos durante a manhã, depois a chuva afetou nosso cronograma do TL2. Meus mecânicos trabalharam pesado no TL1 e conseguiram resolver os problemas para que eu voltasse à pista. As circunstâncias me impediram de completar o número de voltas que eu gostaria hoje. Mas estou otimista e acredito que vamos melhorar nosso ritmo depois de avaliar os dados do carro”

Felipe Massa, 20º:  Massa garante que acidente no primeiro treino em Spa não foi causado por tontura e lamenta “dia para esquecer”
 

RENOVAÇÃO COM RÄIKKÖNEN DIZ MUITO SOBRE O QUE É A FERRARI E SEU PENSAMENTO SOBRE A F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.