Confira declarações dos pilotos após sábado do GP da Áustria da F1 2024

Depois de vencer a sprint da Áustria, Max Verstappen voltou à pista mais tarde para massacrar a concorrência. O tricampeão cravou a pole para a corrida do domingo e ainda impôs uma diferença de pouco mais de 0s4 em cima da McLaren de Lando Norris. George Russell assegurou o terceiro lugar do grid para a Mercedes. Confira agora o que os pilotos falaram depois das disputas deste sábado (29) no Red Bull Ring

Max Verstappen comandou o sábado da Fórmula 1 na Áustria. O tricampeão não só venceu a corrida sprint diante do exército laranja, como também cravou a pole para a prova deste domingo. O piloto da Red Bull não encontrou dificuldades para cravar 1min04s314 e assegurou, de novo, o posto de honra do grid de largada. A marca foi 0s4 melhor que a de Lando Norris, da McLaren, que vai repetir a fila da etapa curta. George Russell, da Mercedes, parte da terceira colocação.

“É claro que a pista estava um pouco mais quente do que ontem, o que deixou a pilotagem mais complicada, mas o carro pareceu muito melhor para mim hoje. Realmente pude atacar um pouco mais nas curvas, todas as voltas foram pontuais e foi muito agradável. Espero que possamos mostrar esse desempenho também amanhã na corrida. É sempre bom correr [contra Norris]. Espero que seja uma batalha acirrada novamente, mas veremos”, disse Max após a disputa das posições de largada.

Carlos Sainz foi o melhor da Ferrari e conquistou o quarto posto, logo à frente de Lewis Hamilton e do colega Charles Leclerc. Oscar Piastri, que largaria em terceiro não tivesse tido a volta deletada, sai em sétimo. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, Nico Hülkenberg e Esteban Ocon completam os dez primeiros.

Entre satisfação e lamentos, aqui está tudo o que os pilotos disseram após a classificação do GP da Áustria.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Confira declarações dos pilotos no sábado do GP da Áustria

Max Verstappen, pole-position: Verstappen elogia carro “muito melhor” e espera “batalha acirrada” na Áustria

Lando Norris, segundo colocado: Norris se contenta com 2º no grid da Áustria: “Verstappen estava em uma liga própria”

George Russell, terceiro colocado: Russell se anima com Mercedes em 3º e vê “briga de verdade” contra Ferrari na Áustria

Carlos Sainz, quarto colocado: Sainz vê Ferrari “sofrendo com quiques” na Áustria e crava: “Briga é com Mercedes”

Lewis Hamilton, quinto colocado: Hamilton admite que vitória na F1 2024 “fica distante quando se toma 0s5 na classificação”

Charles Leclerc, sexto colocado: Leclerc assume culpa por erro no final do Q3 na Áustria: “Ultrapassei o limite”

Leclerc erra durante classificação na Áustria (Vídeo: Reproduçã)

Oscar Piastri, sétimo colocado: Piastri vocifera contra volta deletada e lamenta 7º lugar “constrangedor” na Áustria

Sergio Pérez, oitavo colocado: Pérez culpa “falta de pneus novos” e assume “compromisso” de se recuperar na Áustria

Nico Hülkenberg, nono colocado: Hülkenberg destaca “ritmo muito decente” da Haas e nega “ter medo” de rivais na Áustria

Esteban Ocon, décimo colocado: Ocon destaca “classificação apertada” e diz que “meta é top-10” com Alpine na Áustri

Momento em que Oscar Piastri infringiu os limites de pista (Vídeo: F1)

Daniel Ricciardo, 11º: “Sabíamos que seria difícil somar pontos na sprint, mas era importante correr e aprender mais coisas para amanhã. Há alguns pontos positivos para extrair das batalhas que tivemos esta manhã, e a forma como o carro respondeu não foi tão ruim. Claro, é frustrante ficar de fora do Q3 por apenas alguns milissegundos, mas, ao mesmo tempo, é mais positivo, pois acho que fizemos algum progresso desde ontem e isso é algo com que temos de nos orgulhar. Acho que ainda precisamos encontrar algo extra para amanhã, mas a classificação de hoje nos colocou em uma posição muito melhor para a corrida. Será uma corrida mais longa, com paradas nos boxes e diferentes estratégias de pneus, então não há razão para acreditar que não poderemos estar entre os dez primeiros amanhã.”

Kevin Magnussen, 12º: “A disputa na pista estava muito apertada. Foi, novamente, uma classificação limpa, o que é realmente um grande ponto positivo. Não estou me achando tão competitivo com pneus macios em comparação com os outros compostos, então isso é algo para analisarmos. Na corrida, espero que não estejamos com os macios, mas estamos em uma posição de largada decente para buscar alguns pontos amanhã.”

Pierre Gasly, 13º: “Não foram os dias mais tranquilos para nós aqui na Áustria. Em primeiro lugar, tivemos um início difícil na sprint, com algumas derrapadas na largada, o que nos fez perder posições. A partir daí ficamos presos no tráfego e não havia muito mais o que pudéssemos fazer para avançar em direção aos pontos. Mudamos o acerto após a sprint para buscar maior velocidade nas retas. O equilíbrio não parecia bom desde a primeira volta. O carro estava escorregando muito e não conseguimos encaixar tudo na classificação. Às vezes essas mudanças acontecem, às vezes não. Espero que as mudanças que fizemos tragam algum benefício amanhã para corrermos mais perto dos pontos, e acho que, definitivamente, temos ritmo para competir pelos dez primeiros lugares. É positivo que estejamos na briga e veremos o que podemos alcançar na corrida. É uma luta acirrada pelo nono e décimo lugares e tenho certeza de que iremos em frente.”

Yuki Tsunoda, 14º: “Depois da sprint desta manhã, ainda precisávamos encontrar mais desempenho, mas, ao mesmo tempo, não estávamos numa posição ruim. Acho que havia ritmo para chegar ao Q3 esta tarde, mas não consegui encaixar tudo, então foi minha culpa. A equipe se esforçou bastante e fez um bom trabalho, porque usamos todos os dados que coletamos para extrair o melhor do carro. A configuração estava boa, então a culpa é minha. Uma grande pena. Vamos nos esforçar amanhã e esperamos terminar entre os dez primeiros.”

Fernando Alonso, 15º: Alonso volta foco para corrida após 15º lugar na “difícil classificação” do GP da Áustria

Fernando Alonso ficou fora do Q3 na Áustria (Foto: Aston Martin)

Alex Albon, 16º: “Quando você começa um fim de semana de sprint sem estar satisfeito com o carro, você tem mais trabalho a fazer. Fizemos mudanças maiores do que normalmente fazemos durante todo o fim de semana e acho que foi um trabalho decente na maior parte do tempo, no entanto, estou sofrendo muito com o equilíbrio, especialmente nas curvas 3 e 4. Em minha volta no Q2, Lewis [Hamilton] me deixou passar normalmente, mas acho que peguei um pouco de ar sujo e travei os pneus, então essa foi a diferença — considerando que as margens estão pequenas entre os pilotos. De qualquer forma, estou feliz com a forma como mudamos o carro, mas precisamos entender onde está o equilíbrio antes de amanhã.”

Lance Stroll, 17º: “O grid está incrivelmente próximo, mas, infelizmente, parecemos estar em desvantagem. Ontem conseguimos extrair mais do que o carro tem para entregar, mas hoje tivemos dificuldades tanto na sprint quanto na classificação desta tarde. Realisticamente, amanhã será um dia difícil.”

Valtteri Bottas, 18º: “Não foi o sábado mais fácil para nós. Sabíamos que seria difícil chegar aos pontos nas posições em que largamos na sprint, por isso optamos por tratá-la como uma sessão de testes antes de domingo. Por causa das temperaturas extremamente altas na pista, sofremos com o superaquecimento dos pneus, o que definitivamente não ajudou em nada. Também nos faltou ritmo, mas ainda assim conseguimos testar diferentes configurações e aprender algumas coisas, que esperamos que nos ajudem amanhã. Infelizmente, a classificação foi mais uma vez difícil para nós. Ainda conseguimos melhorar um pouco o carro em termos de equilíbrio, mas quando se trata de desempenho puro, não estamos bem nesta pista. Fizemos alguns progressos e parecia que tínhamos uma chance de melhorar, mas não conseguimos. Infelizmente, é assim que as coisas são — mas ainda resta amanhã e não vamos desistir. Vamos tentar o melhor que pudermos durante a corrida, tirando tudo do carro e procurando qualquer oportunidade que possa surgir.”

Nico Hülkenberg foi bem e colocou a Haas na nona posição no grid da Áustria (Foto: Haas F1 Team)

Logan Sargeant, 19º: “Foi um dia frustrante. Tivemos uma grande variação de equilíbrio entre as sessões e dependemos muito das condições certas para sermos rápidos. A temperatura [da pista] aumentou enormemente hoje e tendemos a ter dificuldades quando isso acontece. Fiquei feliz com a minha volta na classificação desta tarde e tirei o máximo proveito dela, mas o resultado final é decepcionante. Largar perto da parte de trás nunca é divertido. O lado positivo é que aprendemos muito na sprint de hoje e que podemos aplicar amanhã. Também fizemos uma mudança após a sprint que, esperamos, ajudará na corrida e nos levará na direção certa.”

Guanyu Zhou, 20º: “Hoje foi igualmente desafiador e decepcionante. A corrida sprint não aconteceu como esperávamos, pois sofri com o ritmo o tempo todo. Apesar de fazer algumas mudanças entre as sessões, isso também se aplica à classificação. Acredito que o traçado da pista não nos convém tão bem quanto o de Barcelona e, infelizmente, hoje não tivemos ritmo para sair do Q1. É crucial para nós mantermos o foco e continuarmos a melhorar o nosso carro e o conjunto em geral. As mudanças que implementamos tornaram o carro mais previsível, o que geralmente ajuda durante a corrida. Não será fácil, mas daremos o nosso melhor. Espero que possamos lutar por posições mais altas amanhã.”

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Áustria de Fórmula 1 e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificações, além de antes e depois das corridas. No domingo (30), os pilotos disputam a corrida no Red Bull Ring a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.