Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de treinos livres para GP do Japão

Sebastian Vettel foi o mais veloz nesta sexta-feira (11), marcando 1min33s852, seguido por Mark Webber, 0s168 atrás. Na primeira sessão do dia, as Mercedes fizeram 1-2, com Lewis Hamilton em primeiro e Nico Rosberg em segundo

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Com 1min33s852, Sebastian Vettel registrou a melhor volta dos treinos livres para o GP do Japão, realizados nesta sexta-feira (11). A superioridade da Red Bull foi confirmada pela segunda posição de Mark Webber, que ficou a 0s168 do tempo registrado pelo tricampeão.

Pela manhã, quem fez 1-2 foi a Mercedes, com Lewis Hamilton em primeiro e Nico Rosberg em segundo – o alemão foi o terceiro mais rápido à tarde, enquanto o britânico ficou com o sexto melhor tempo.

Sebastian Vettel marcou o melhor tempo dos treinos livres para o GP do Japão, nesta sexta-feira (Foto: Red Bull/Getty Images)

A Lotus andou forte com os dois pilotos nesta sexta-feira em Suzuka. Kimi Räikkönen ficou em quarto e Romain Grosjean foi o quinto. Daniel Riccardo também apareceu bem e cravou a sétima melhor marca do dia.

Quem não esteve bem foi a Ferrari. Felipe Massa foi apenas o oitavo e Fernando Alonso, que chegou a rodar durante o segundo treino livre, foi o décimo colocado. As sessões foram marcadas por acidentes – como os de Jules Bianchi e Sergio Pérez –, saídas de pista e um pneu que se soltou do carro de Pastor Maldonado durante a primeira sessão.

Confira as declarações dos pilotos:

TORO ROSSO

Daniel Ricciardo, sétimo: “Eu estava esperando ter uma sexta-feira como esta faz algum tempo, mesmo que, obviamente, o sábado e o domingo é que contem. Então estou satisfeito de ter sido o décimo pela manhã e o sétimo durante a tarde, o que é um bom sinal para nós. É um circuito complicado, e eu o amo. Hoje nós fizemos progresso em cada modificação que fizemos no carro, mantendo essas alterações e progredindo. Na simulação de corrida com o pneu médio, começou tudo bem até que eu peguei tráfego, mas o ritmo no geral não pareceu tão ruim. Foi definitivamente uma sexta-feira positiva para nós.”

Jean-Éric Vergne, 12º: “Foi uma sexta-feira sem problemas, e nós focamos no nosso programa de sempre, trabalhando no acerto do carro e no equilíbrio. Preciso dizer que não estou feliz com o carro, principalmente por ter alguma dificuldade saindo de frente. Entretanto, foi um dia encorajador. Eu fiz simulações de corridas com ambos os pneus e, embora não tenha conseguido um retrato claro do composto duro, o médio se comportou bem.”

MCLAREN

Jenson Button, nono: “É ótimo estar aqui novamente. Durante o dia, vimos vários pilotos cometendo erros, mas isso é comum nesta pista – que é implacável. Obviamente, não gostamos de ver acidentes como o de Checo [Sérgio Pérez], mas assim você percebe que precisa respeitar este lugar. Foi uma sexta-feira boa para nós. Encontramos um bom equilíbrio quando estávamos com os pneus duros, mas precisamos trabalhar mais nos médios, pois não tivemos muita vantagem quando colocamos o composto mais mole disponível aqui. Mesmo assim, tivemos um bom rendimento com os dois tipos de pneus, mas acho que amanhã o clima estará mais ameno, então precisamos ser cautelosos em relação ao acerto do carro para lidar com a situação da melhor maneira possível.”

Sergio Pérez, 16º: “Um erro meu causou o acidente no segundo treino livre. Estava fazendo a tomada para entrar na [curva] ‘Spoon’, quando coloquei a roda traseira direita na grama e perdi o controle do carro. Pela velocidade que eu tinha e pela pequena área de escape, não tive muito tempo para desacelerar e fui parar na barreira de pneus. O impacto foi muito forte, mas felizmente estou bem. Com o acidente, não tive como fazer uma longa sequência de voltas com o pneu médio – algo que estava em nossa programação. Mas poderemos usar os dados que Jenson [Button] coletou e nosso objetivo para amanhã é chegar ao Q3.

SAUBER

Esteban Gutiérrez, 11º: “Foi um dia interessante. É um desafio ir conhecer a pista, mas ela correspondeu tudo o que eu esperava. É um circuito especial, com curvas muito boas e rápidas, e eu me diverti muito pilotando aqui. Durante a manhã, eu foquei em aprender o traçado. É um circuito difícil de aprender e encontrar a trajetória certa. Nas curvas 8 e 9, especialmente, não há espaço para erros, do contrário você beija o muro. Durante a tarde, foi muito melhor. Nós trabalhamos no acerto, e tudo correu bem. Nós ainda temos um pouco de trabalho a fazer, mas eu pude ter uma boa ideia de como está o carro e farei de tudo para traduzir isso em um bom resultado amanhã.”

Nico Hülkenberg, 13º: “Foi uma sexta-feira tranquila. O tempo estava bom, e não choveu, conforme era esperado. Tudo saiu de acordo com o plano, e nós pudemos completar o nosso programa. Nós testamos diferentes acertos e comparamos as asas traseiras. Agora precisamos olhas os dados para determinar qual é melhor. Fora isso, foi o trabalho de sempre para entender os diferentes tipos de pneus, com o médio parecendo melhor na simulação de corrida. Amanhã, o Q3 será o objetivo. É um desafio e deverá ser apertado, mas, considerando como andamos hoje, ainda podemos melhorar.”

FORCE INDIA

Paul Di Resta, 14º: “Hoje o carro estava muito difícil de pilotar, mas nós trabalhamos duro para tentar otimizar o equilíbrio. Após cada ida à pista, nós mudamos algumas coisas e eu acho que aprendemos muito com o resultado. A consistência em ritmo de corrida parece razoável, mas nós precisamos nos certificar de que podemos ter o mesmo desempenho tanto com o pneu médio quanto com o duro.”

Adrian Sutil, 15º: “Eu sempre aproveito este circuito, mas hoje o carro não estava fácil de pilotar. Eu estava sofrendo com o carro saindo de frente, nesta manhã, e saindo de traseira durante a tarde, por isso foi difícil encontrar um equilíbrio com o qual eu me sentisse confortável. Nós precisamos tentar solucionar esses problemas durante a noite para me dar mais confiança para a classificação.”

Adrian Sutil sofreu com a falta de equilíbrio da Force India nesta sexta-feira (Foto: Force India)

WILLIAMS

Valtteri Bottas, 17º: “Ainda há alguns problemas no equilíbrio do carro, e os ventos fortes de hoje o deixaram ainda mais inconsistente. Nós estamos com problemas para extrair o máximo do pneu mais macio quando as condições de pista estão melhorando e, relativo aos outros carros, eu diria que nosso ritmo é similar ao da Coreia do Sul. Apesar disso, hoje eu consegui completar um bom número de voltas, mais que qualquer outro piloto, então nós temos muitas informações disponíveis para tentarmos e melhorarmos o desempenho do carro e encontrarmos alguns décimos para a classificação.”

Pastor Maldonado, 18º: “Hoje foi um dia frustrante, já que eu não tive todo o tempo de pista que queria. Meu primeiro treino livre terminou mais cedo após um problema com o meu pneu traseiro esquerdo, e, no começo do treino 2, eu tiver problemas de aderência e perdi a traseira do carro, dando uma escapada, o que acabou com minha participação. Amanhã é outro dia, e o terceiro treino livre nos dá a chance de melhorarmos o acerto do carro com base no que aprendemos hoje, além de podermos dar algumas voltas com tanque vazio para melhorar o carro para a classificação, o que será importante, já que ultrapassar aqui pode ser difícil.”

CATERHAM

Charles Pic, 19º: “Eu voltei ao carro no segundo treino e logo comecei a trabalhar nos pneus duros no começo da sessão. No início o carro estava complicado nas tangências das curvas e na parte de alta velocidade, saindo um pouco de frente, então nós colocamos um pouco mais de asa. Isso melhorou um pouco o equilíbrio, mas ainda não estava ótimo. Aconteceu a mesma coisa com o pneu médio, mas para a simulação de corrida nós mudamos a barra antitorção traseira, e o carro se comportou melhor. Nós definitivamente estávamos na direção correta, mas ainda não era o bastante. Na entrada das curvas, o carro estava mais calmo, e nós reduzimos a saída de frente no meio da curva, mas, na última volta, ficou claro que precisamos analisar os dados para o sábado. No geral, não foi tão ruim, mas eu acho que ainda podemos extrair um pouco mais amanhã.”

Giedo van der Garde, 20º: “O primeiro treino livre começou bem. O equilíbrio do carro não estava ruim, mas, conforme os pneus começaram a se desgastar, ele começou a sair de traseira mais do que eu gostaria e parecia que precisávamos colocar mais asa para controlar isso, principalmente nas curvas de baixa. Ele estava muito bom em alta velocidade, mas acabamos colocando um pouco mais de asa para a segunda saída dos boxes e inicialmente estava melhor. Nós então mudamos para a segunda configuração aerodinâmica, e infelizmente não foi conforme o planejado, já que eu escapei na curva 9. O primeiro treino estava acabado, mas já tínhamos completado 15 voltas, o que não comprometeu muito.” “Para falar a verdade, não pareceu que tivesse muita diferença entre o composto duro e o médio, mas nós vamos olhar as informações de ambos os carros durante a noite e ver onde podemos fazer progresso amanhã. No geral, foi um dia frustrante, mas eu sei que há mais potencial no carro, então estou otimista como sempre e vamos lutar amanhã.”

Giedo van der Garde foi um dos que parou uma das barreiras de pneus de Suzuka (Foto: Caterham)

Heikki Kovalainen, 23º: “Foi bom estar de volta ao carro, especialmente em Suzuka, que, para mim, é o melhor circuito do mundo. Nós tivemos um primeiro treino livre bastante normal, e desde as primeiras voltas o carro se comportou bem em termos de equilíbrio, tendo uma pequena melhora desde a última vez que o pilotei, em Monza. Em particular, a dirigibilidade estava melhor, o que nos dá maior confiança para atacar e manter o controle nas curvas.” “Na nossa última saída dos boxes, os pneus começaram a se entregar em comparação ao início do treino, quando sempre é muito difícil. Nós testamos um acerto diferente da asa traseira, e o equilíbrio mudou, e estávamos saindo de trás, mas no geral foi algo positivo, especialmente porque a aderência da pista continuou a melhorar, então eu terminei a sessão feliz com o trabalho que fiz e com o nosso progresso.”

MARUSSIA

Max Chilton, 21º: “Foi muito bom poder andar em Suzuka pela primeira vez mas, como vimos, é uma pista com grau de dificuldade elevado. Desde a primeira sessão do dia, ficou claro que encontrar o acerto ideal do carro seria bem difícil. As coisas se complicaram mais ainda quando Jules [Bianchi] bateu e não pôde participar da segunda sessão de treinos, o que me obrigou a fazer todo o trabalho de obtenção de dados. Estou satisfeito com o progresso que obtivemos em relação ao equilíbrio do carro e com o meu ritmo, em geral. Espero que continuemos evoluindo amanhã”

Jules Bianchi, 22º: “Tive um dia difícil, com apenas oito voltas completadas. Não foi do jeito que eu esperava. Meu chassi ficou bastante danificado [após o acidente no primeiro treino], então não pude participar da segunda sessão de hoje. Mas a equipe está reconstruindo o carro e no terceiro treino livre eu estarei de volta à pista. Temos muito trabalho a fazer – eu, meus engenheiros e os mecânicos, que estão reconstruindo o carro. Tudo o que podemos fazer agora, além de trabalhar, é esperar por um dia melhor amanhã.

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