Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de treinos coletivos no circuito de Barcelona

Os pilotos afirmaram que o primeiro dia de treinos em Barcelona serviu para avaliar os pneus da Pirelli e os novos componentes. O único a se lamentar foi Charles Pic, que teve um problema na caixa de câmbio

Nico Rosberg foi o mais rápido no primeiro dia de treinos coletivos da F1 em Barcelona, nesta terça-feira (19), ao superar Kimi Räikkönen por apenas 0s007. O resultado foi positivo para o piloto alemão até como uma forma de recuperação da Mercedes, que já sofreu três problemas mecânicos em cinco dias de atividades.

Fernando Alonso, que voltou às pistas nesta terça depois de uma extensa preparação física, terminou com terceira posição, apenas 0s336 atrás de Rosberg. Já Sebastian Vettel, o mais rápido no período da manhã, concluiu apenas com o quarto posto, ao cravar o tempo de 1min22s965.

Nico Rosberg foi o mais rápido em Barcelona (Foto: Getty Images)

Entre as demais equipes, a tônica deste primeiro dia de atividades foi a avaliação do comportamento dos pneus da Pirelli. Paul Di Resta, por exemplo, foi o oitavo colocado e afirmou que está satisfeito com o desempenho da Force India. “Eu pilotei com o composto duro e com o médio e novamente tivemos uma boa sensação”, disse.

Já Charles Pic lamentou os problemas mecânicos, que o deixaram na última colocação. “49 voltas completadas no primeiro dia da segunda sessão de treinos não era o total que queríamos”, lastimou. O único piloto a não ter falado nesta terça foi Sergio Pérez, da McLaren.

Confira as declarações:

Toro Rosso

Daniel Ricciardo, sexto: “Essa foi a primeira vez que eu voltei ao carro desde o segundo dia de treinos em Jerez e tivemos um programa completo para fazermos. Por causa de algumas mudanças que decidimos fazer no acerto do carro, precisamos perder algum tempo na garagem, portanto hoje não foi um dia para completarmos muitas voltas. Estou feliz que vou pilotar amanhã porque sinto que preciso de um entendimento melhor do que começamos hoje. Temos alguma lição de casa para esta noite, mas sabemos que direção seguir”.

Paul di Resta voltou ao cockpit do VJM06 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Force India

Paul Di Resta, oitavo: “O primeiro dia de treinos é principalmente para avaliarmos os pneus e fazer algumas comparações com Jerez. Eu pilotei com o composto duro e com o médio e novamente tivemos uma boa sensação. Nós também testamos a aerodinâmica esta manhã, o que também tem relação com o trabalho que estávamos fazendo de avaliar novas partes do carro. O plano é fazer a mesma coisa amanhã”.

Sauber

Esteban Gutiérrez, nono: “Foi um dia complicado hoje por causa dos pneus. Nós trabalhamos muito para entender o comportamento deles e, como resultado, tivemos um enorme desgaste. Nós tentamos coisas diferentes nesta manhã, porém, à tarde, enfrentamos alguns problemas com o acerto. A coisa boa é que conseguimos muitos dados para analisar. Esta será a base para que possamos entender tudo.”

Marussia

Max Chilton, décimo: “Demorou um pouco para pegarmos ritmo esta manhã, já que a pista estava fria e com pouca aderência, e a primeira parte do nosso programa era checar o Kers e outros sistemas eletrônicos do carro. Durante a tarde, nós pudemos avançar no acerto do carro, e os resultados iniciais foram promissores”.

“Estou satisfeito com a posição que eu terminei, o 10º lugar, levando em conta as equipes a nossa volta. Amanhã, queremos continuar progredindo com o nosso desempenho, depois de absorver as informações do carro durante a noite. No geral, foi um bom começo para a equipe aqui em Barcelona”.

Caterham

Charles Pic, 11º: “49 voltas completadas no primeiro dia da segunda sessão de treinos não era o total que queríamos, mas ainda assim pudemos completar uma parte do programa de hoje e a cada volta eu estou cada vez mais confortável dentro do carro. No período da manhã, nós tivemos um programa parecido como segundo dia de treinos em Jerez e pudemos planejar mais trabalho com os pneus.”

“Quando eu voltei à pista depois da pausa para o almoço, eu tive um problema mecânico antes da curva 3 e quando trouxemos o carro de volta para os boxes descobrimos que era um problema na caixa de câmbio, o que fez nosso dia terminar mais cedo. Nós já começamos a rabalhar para consertá-lo e tenho certeza que estará tudo pronto amanhã de manhã”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.