Confira declarações dos pilotos após GP do Japão, 17ª etapa da temporada 2016 do Mundial de F1

Nico Rosberg está cada vez mais próximo de colocar as duas mãos no caneco da temporada 2016. Neste domingo (9) o piloto fez apresentação de gala para vencer sem problemas o GP do Japão, seguido por Max Verstappen, o segundo, e Lewis Hamilton completando o pódio

Nico Rosberg tem se aproximado cada vez mais da conquista do título da temporada 2016 da F1. Neste domingo (9), aconteceu o GP do Japão e, em uma apresentação de gala, o alemão colocou mais uma vitória no bolso.
 
Em quarto apareceu Sebastian Vettel, seguido por Kimi Räikkönen, o quinto. Daniel Ricciardo completou a prova na sexta colocação, com Sergio Pérez, Nico Hülkenberg, Felipe Massa e Valtteri Bottas completando o top-10 do dia.
 
Puxando a lista dos pilotos que ficaram fora da zona de pontos em Suzuka vem Romain Grosjean em 11º, com Jolyon Palmer ficando em 12º. Logo atrás vem Daniil Kvyat, com Kevin Magnussen e Marcus Ericsson em seguida.
 
Fernando Alonso, Carlos Sainz Jr, Jenson Button, Felipe Nasr, Esteban Gutiérrez, Esteban Ocon e Pascal Wehrlein são os nomes que completaram a lista dos 22 pilotos do GP do Japão. Foi uma rara corrida sem a incidência de qualquer abandono.
Nico Rosberg salta e celebra vitória no GP do Japão, em Suzuka, neste domingo (Foto: Mercedes)
Confira as declarações dos pilotos após o GP do Japão:
RED BULL
 
Daniel Ricciardo, sexto: “Hoje não foi uma corrida muito empolgante para mim, e infelizmente não foi meu dia. A punição de Kimi foi um pouco ruim, pois me colocou do lado molhado do grid, o que comprometeu minha largada. Não acho que minha saída tenha sido ruim, mas Lewis obviamente sofreu na largada e eu tive que desviar dele, e acabei perdendo uma posição para o Pérez. Sebastian Vettel fez uma boa saída na curva 14 e acabou me ultrapassando, e então ele encontrou Pérez, também rápido. Sofremos para ficar próximos dos carros da frente, pois não conseguíamos segui-los sem ser no vácuo, e não temos velocidade de reta para atacar. Mas não vou ficar para baixo com isso. Não acredito que existia algo a mais que poderíamos fazer hoje, foram apenas as circunstâncias e como a corrida se desenrolou. A próxima etapa será em Austin, e estou pronto para ter um bom final de semana na pista e comer muito churrasco. Estarei de dieta nos próximos dias, então chegarei mais leve em Austin para comer mais da culinária local”.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

FORCE INDIA
 

Sergio Pérez, sétimo: “Eu me diverti muito hoje e sinto que nós todos tomamos as decisões corretas durante a corrida. A largada foi bem divertida, fiz uma primeira volta limpa e passei em terceiro lugar. Tentei o meu melhor para segurar a posição, mas sabia que seria difícil manter alguns carros rápidos atrás de mim, então precisei ser sensato e escolhi minhas batalhas. Nosso carro foi muito rápido hoje, e a estratégia de duas paradas certamente foi a mais correta para nós. Isso significa que precisávamos disso para ultrapassar os carros da Williams na pista, já que eles estavam com uma estratégia diferente, mas felizmente eu pude fazer as manobras sobre eles muito rapidamente. O fim da corrida, depois de todos os pit-stops, foi mais sobre cuidar dos pneus e nos manter longe dos problemas. Marcamos alguns pontos bem úteis hoje, e agora precisamos seguir fazendo o mesmo nas próximas quatro últimas corridas.”
 
Nico Hülkenberg, oitavo: “Fiquei bem feliz com a minha corrida. O sétimo lugar teria sido possível, mas paguei o preço de não ter feito a classificação ideal ontem. Fiz uma boa primeira volta, mas quando você está na parte de trás do top-10, você enfrenta um tráfego muito mais intenso, e isso me custou algum tempo. A ultrapassagem sobre Valtteri [Bottas] foi o destaque da minha corrida. Eu busquei a ultrapassagem uma volta antes, mas não fiz uma boa saída da última curva e perdi a chance, e aí eu disse a mim mesmo: ‘Se eu não conseguir te alcançar aqui, vou te pegar na chicane’. Foi uma batalha perto de ser roda a roda. Foi importante terminar com os dois carros bem dentro dos pontos, mas sabemos que cada corrida e cada ponto vai contar a partir de agora porque a batalha no campeonato vai até à última corrida. Vai ser divertido e um bom desafio.”
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, décimo: “Como uma jogada de estratégia da equipe, tentamos fazer algo diferente de nossos adversários, então isso foi bom. Não havia nada mais que poderíamos ter feito hoje. Precisamos fazer um carro mais veloz e espero que o restante dos circuitos do calendário se encaixe melhor com a gente. Hoje nós simplesmente não tínhamos ritmo. Estou ansioso para Austin, espero que seja melhor e mais parecido com a Malásia em termos de ritmo se comparados a Force India. É apenas difícil prever essas coisas, então precisamos tirar o aprendizado de hoje e esperar que nosso desempenho seja melhor daqui duas semanas”.
Valtteri Bottas (Foto: Williams)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

HAAS
 

Romain Grosjean, 11º: “Bem, nós sofremos no primeiro stint com a pista verde (pouca aderência) e com os pneus macios nós tivemos muita granulação. Mas então o carro voou. Foi muito bom, consegui fazer algumas ultrapassagens. Não acho que eu tenha de ficar frustrado hoje com o fim da corrida. Acho que merecia muito mais. Em relação ao ritmo do carro, fui muito mais rápido do que a Williams. Nós julgamos de forma equivocada a vida útil dos pneus duros. Poderíamos ter parado mais cedo para o último stint, mas no geral o ritmo foi incrível. Isso se mostra muito promissor para o futuro. Estou otimista com essas atualizações e com o ritmo que nós tivemos no carro.”
 
Esteban Gutiérrez, 20º: “Tudo começou muito bem. Nós trabalhamos muito para tirar o melhor das nossas largadas, e hoje isso provou ter sido melhor. No primeiro stint, as coisas foram bem. Conseguimos administrar a diferença e acelerando para avançar à frente do grid. Então, fui para os boxes e acabei voltando atrás de um tráfego muito intenso, e foi isso. Tentei acelerar, ultrapassar, e então tive um incidente com o Carlos [Sainz]. Ele freou um pouco mais cedo, fechando a porta, e eu não tive para onde ir. Depois disso, sofri um dano na asa dianteira, o que não foi o ideal. Infelizmente, assim foi a corrida. Não era o que queríamos, mas agora temos de continuar a acelerar, manter um bom ritmo e buscar um bom desempenho em nossa corrida em casa no Texas.”
 
RENAULT
 
Jolyon Palmer, 12º: “Décimo na última etapa, 12º neste final de semana, mas neste domingo todos terminaram a corrida. Tivemos muita sorte em Sepang, mas acredito que aqui foi um forte desempenho. Conseguimos superar todos que podíamos nesta tarde. Estou satisfeito em como nos saímos, com a estratégia, ritmo, performance, tudo foi muito bom”.
 
Kevin Magnussen, 14º: “Eu larguei com pneus duros contra os outros a minha volta que estavam de macios e intermediários. Não podemos ficar completamente satisfeitos com a corrida de hoje após marcar pontos nas duas últimas provas, mas trabalharemos duro para voltar para a zona de pontos. A próxima etapa é nos Estados Unidos e lá é um traçado muito legal de se pilotar, então estou ansioso”.
 
TORO ROSSO
 
Daniil Kvyat, 13º: “Uma 13 posição era o máximo que poderia conseguir hoje, não acho que poderíamos fazer mais. Nada de extraordinário aconteceu hoje, não houve nenhum safety-car ou abandono, então não conseguimos ganhar nenhuma colocação assim. Não temos uma boa velocidade de reta, o que é uma pena, mas não havia muito que fazer, estávamos muito lentos. Pensando pelo lado positivo, me sinto melhor no carro após a corrida e nossa equipe trabalha constantemente nas melhoras, então faremos nosso melhor para terminar a temporada pensando que não podíamos fazer mais”.
 
Carlos Sainz Jr, 17º: “Uma corrida muito decepcionante para mim. Mesmo que a largada tenha sido boa, conseguindo ultrapassar as duas Williams e aproveitando o primeiro stint, tudo mudou após o primeiro pit-stop. Depois disso caímos para trás das duas McLarens e após isso nossa corrida acabou, pois não conseguíamos ultrapassar por causa de nossa velocidade máxima, não era possível. Posso dizer que fiz o meu melhor, mas hoje não conseguiríamos mais do que isso. É uma situação frustrante. Agora iremos nos focar nas próximas corridas, onde esperamos que possamos ser mais velozes”.
#GALERIA(6815)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

SAUBER
 

Marcus Ericsson, 15º: “Para mim foi uma corrida decente. Minha largada não foi ruim, ganhei uma posição. Meu primeiro stint com pneus médios também foi bom. No feral, acredito que escolhemos a estratégia certa. Terminar em 15º é um melhor resultado se comparado com minha colocação de largada, 18º. Ainda precisamos encontrar mais ritmo para brigar por pontos”.
 
MCLAREN
 
Fernando Alonso 16º: “Nossa corrida refletiu o final de semana. Terminar em 16º e 18º hoje é uma péssima surpresa, especialmente depois de terminar em sétimo em Cingapura, e sétimo e nono na Malásia, no último final de semana. Espero que esse seja um evento único, e tudo volte ao normal na próxima etapa, em Austin. Ficou claro que o desenho do traçado não se encaixou com nosso pacote. Eu sei que nosso carro é de fato mais competitivo do que mostramos hoje, e estou obviamente desapontado em terminar tão mal na casa da Honda. Mas iremos para casa, analisaremos o que aconteceu e sairemos dessa decepção”.
 
Jenson Button, 18º: “Minha largada foi muito ruim. Depois disso foi bastante difícil de ultrapassar as Manors, elas largaram com os pneus intermediários, então foi difícil de atacar. Eventualmente acabei os superando, e mesmo com essa corrida, acabei me divertido em algumas pequenas batalhas, mas estamos muito longe dos pontos. Foi um final de semana difícil, é uma pena que Suzuka seja um traçado difícil, pois é nossa segunda casa. Mas nós não fomos velozes aqui, mas esperamos ser mais velozes na próxima etapa”.
 
MANOR
 
Esteban Ocon, 21º: “Bem, lutamos um pouco com o ritmo, mas acho que nós tivemos uma estratégia um pouco melhor desta vez. Mais algumas voltas e eu acho que poderia ter conseguido chegar perto o bastante de Esteban Gutiérrez para ultrapassá-lo. Continuamos a fazer progressos, sempre nos aproximando da concorrência, o que é bom. Agora precisamos levar algum tempo para analisar todos os dados que acumulamos, onde está faltando alguma coisa, onde podemos melhorar, mas também o que eu posso fazer. Faltam apenas quatro corridas e elas vão passar rapidamente, mas quatro corridas representam muitas oportunidades para melhorar, e ainda temos muito a lutar ainda.”
 
Pascal Wehrlein, 22º: “Foi uma corrida muito difícil. Lutamos muito hoje.  Não há muito mais o que dizer sobre isso. Demos alguns passos e melhoramos o carro, precisamos trabalhar com o que temos para encontrar mais desempenho e continuar a fazer esse progresso. Não estamos longe, mas ainda não estamos onde queremos estar.”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.