Confira declarações dos pilotos após GP de Singapura, 14ª etapa da temporada 2017 do Mundial de F1

Lewis Hamilton aproveitou acidente que tirou, logo na largada, Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen, Max Verstappen e Fernando Alonso da briga, para vencer pela sétima vez no ano. E não escondeu que o triunfo foi fruto da sorte. Entre os que abandonaram, culpa jogada de um para outro

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Lewis Hamilton não esperava. Ele sabia que a Mercedes não era a favorita na pista de Singapura e que esse posto cabia a Ferrari e Red Bull. Mas todo campeão do mundo precisa, também, de sorte. E isso o agora favorito absluto ao título da temporada tem – e ele admite isso. O britânico venceu na primeiro prova da atual gira asiática e se permitiu comemorar o acidente que tirou Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen e Max Verstappen da prova.

Entre os três, sobrou a tentativa de culpar um ao outro. Para Verstappen, a culpa da batida tripla foi de Vettel. Para o alemão, ele é o menos culpado, já que estava na frente de todos. E para Räikkönen, o mistério: alguém o tocou por trás.

Mas houve alguém que culpou os três e que está com a razão: Fernando Alonso fez largada espetacular, já saía em terceiro e sonhava com pódio quando foi tocado pelo acidente. Teve que abandonar e saiu revoltado, mas também soube fazer piada com os rivais.

Por fim, Felipe Massa assumiu que fez escolhas erradas de pneus e que se prejudicou sozinho. Um final de temporada melancólico se desenha para o brasileiro.

Acidente na largada em Singapura tirou Vettel, Räikkönen e Verstappen da corrida (Foto: AFP)

Lewis Hamilton, primeiro: Hamilton encaminha título com vitória em Singapura, mas admite "sorte" com acidente de Vettel: "Que reviravolta"

Daniel Ricciardo, segundo: Ricciardo relata "caos à minha frente" na largada, destaca pódio, mas lamenta por não lutar pela vitória em Singapura

Valtteri Bottas, terceiro: Depois de "limitar danos" em Singapura, Bottas traça meta para fim da temporada: superar Vettel na classificação

Carlos Sainz Jr., quarto: Quarto após GP de Singapura "incrível", Sainz ouve equipe brincar pelo rádio: "Não vamos te deixar sair"

Carlos Sainz (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sergio Pérez, quinto: Force India lamentsa perda de posições por safety-car, mas celebra quinto lugar de Pérez: "Tirando isso, foi tudo excelente"

Jolyon Palmer, sexto: Descartado pela Renault, Palmer festeja melhor resultado da carreira em Singapura. E agora sonha em ficar na F1

Stoffel Vandoorme, sétimo: “Definitivamente foi uma boa prova. Correr sob a chuva no início não foi fácil, meu objetivo era ficar longe do acidente e consegui. Saindo disso, fiz minha corrida. Acho que o sétimo lugar é o melhor resultado possível para mim. O sexto foi viável em algum momento, mas o segundo pit-stop não foi bom. Depois disso, tentei tirar o máximo proveito do carro. Pontuar significa que estamos bem.”

Lance Stroll, oitavo: "Eu simplesmente fiquei o mais longe possível do acidente. Tudo aconteceu muito rapidamente, mas tomei a decisão certa no momento certo e funcionou. você nunca sabe o que pode ocorrer durante uma corrida. Aconteceu igual em Baku, Montreal e na Áustria. Em uma pista como essa você não espera ultrapassar, então a chuva caiu no momento certo. Foi uma corrida fantástica. Consegui aproveitar o espaço no começo e avançar no grid. Conseguimos uma corrida sem erros."

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, nono: “Estou muito feliz por todos nós, especialmente após um final de semana difícil, em que sabíamos que não tínhamos um bom ritmo. Escolhemos começar com pneus intermediários, o que foi corajoso. Foi complicado, de início. Depois que todo mundo parou nos boxes, esses eram os pneus certos para estarmos com, então fiquei bem feliz com minha escolha. Trocamos para os lisos talvez uma volta depois do que devíamos. Acho que Kevin (Magnussen) fez um trabalho melhor que o meu ao trocar pelos ultra macios. A partir daí foi uma batalha. Tentei alcançar (Lance) Stroll. Ele acertou o muro uma vez e achei que sairia da prova, mas não foi o suficiente para causar estrago, então não consegui passar. Mentalmente foi uma corrida dura. As condições eram horríveis, no começo. Você não consegui enxergar nada. Estou muito feliz com os pontos que fiz.”

Esteban Ocon, décimo: "Tive um bom começo, mas tive dificuldades com os pneus de chuva. Acabei ficando atrás de carros mais lentos que o meu. Quando as condiçõs melhoraram, não consegui achar uma maneira de ultrapassar quem estava na frente, neste circuito isso é muito difícil. Pelo menos consegui um ponto."

Felipe Massa, 11°: Massa admite erro na escolha dos pneus de chuva para largada e resume GP de Singapura: "Foi um desastre"

 

Pascal Wehrlein, 12°: "A corrida foi meio caótica para mim. Conforme a pista começou a secar, decidimos seguir com pneus de chuva forte e esperar pela oportunidade de colocar pneus de pista seca, conforme as condições da pista. Mas o asfalto não secou tão rápido quanto esperávamos e só fomos trocar para intermediários quando já era tarde demais. Depois eu também perdi mais e mais tempo por conta das bandeiras azuis em sequência"

Kevin Magnussen, NC: “Errei ao não ver a bandeira amarela. Foi frustrante, mas acontece. Foi uma prova dura, mas divertida. É sempre desafiador, mas bom, quando a F1 nos deixa correr e não ter que começar atrás de um safety-car. Estava esquentando meus pneus, porque obviamente no começo os gastei muito e perdi um pouco de temperatura. Pedi para trocar, depois perdi outra posição deixando Romain (Grosjean) passar e pegar pneus de chuva. Depois tivemos um problema, então no final nada disso importou mais.”

Romain Grosjean e Kevin Magnussen (Foto: Haas)

Nico Hülkenberg, NC: “Fico muito desapontado com a corrida. Você se esforça tanto ao longo do fim de semana e uma coisa dessas [problema mecânico] acontece. Não é bom, mas estamos um esporte que envolve equipe e lado técnico. Infelizmente tivemos problemas no motor e abandonamos”

Marcus Ericsson, NC: "A corrida foi difícil para mim hoje, principalmente por conta das condições climáticas que enfrentamos. Meu ritmo estava OK no começo, eu consegui acompanhar meus adversários diretos, mas depois eu perdi muito tempo por causa de um incidente em um pit. Eu estava pisando fundo para me recuperar e acabei passando um pouco do limite. Infelizmente isso me fez rodar e abandonar a corrida. Como um todo, foi desapontador"

Daniil Kvyat, NC: “É uma pena, eu cometi um erro e perdi a chance de trazer um bom resultado hoje. Eu passei o Magnussen e em seguida travei os pneus e fui direto pro muro. Não espera isso, então é muito desapontador. Mas as coisas são assim de vez em quando”

Fernando Alonso, NC: Alonso provoca rivais com foto de acidente e reclama por abandono forçado; "Era o dia de chegar ao pódio"

Sebastian Vettel, NC: Fora do GP de Singapura após acidente na largada, Vettel se entristece e lamenta: "Não tive culpa"

Acidente na largada em Singapura tirou Vettel, Räikkönen e Verstappen da corrida (Foto: AFP)

Kimi Räikkönen, NC: Räikkönen diz não saber o que causou acidente na largada em Singapura: "Estava na frente e me acertaram por trás"

Max Verstappen, NC: Verstappen culpa Vettel por acidente, diz que foi "espremido" por carros da Ferrari e usa ironia: "Ao menos todos sofreram"

ALONSO COLHE O QUE PLANTA E FICA SEM NOVAS ALTERNATIVAS NA F1 PARA 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.