Confira declarações dos pilotos após GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2016 do Mundial de F1

Lewis Hamilton deu o bote na largada e garantiu a vitória no GP da Hungria com 1s977 de margem para Nico Rosberg, o segundo colocado. Daniel Ricciardo garantiu o terceiro lugar em Hungaroring

 
Daniel Ricciardo também teve de suportar a pressão de Sebastian Vettel nos giros finais, mas garantiu o último degrau do pódio. Max Verstappen também conseguiu segurar Kimi Räikkönen e ficou em quinto.
 
Fernando Alonso colocou a McLaren na sétima colocação, com Carlos Sainz Jr., Valtteri Bottas e Nico Hülkenberg completando o rol dos dez melhores.
A dramática largada do GP da Hungria deste domingo (Foto: Getty Images)

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Sergio Pérez ficou com o 11º posto, à frente de Jolyon Palmer, Esteban Gutiérrez, Romain Grosjean, Kevin Magnussen e Daniil Kvyat. Felipe Nasr teve uma atuação discreta e acabou em 17º, à frente de Felipe Massa, que começou a corrida pouco após a Williams ter de mexer no carro por conta de um problema com a direção.
 
Pascal Wehrlein, Marcus Ericsson e Rio Haryanto foram os três últimos a receber a bandeira. Jenson Button registrou o único abandono em Budapeste.
 
Confira declarações dos pilotos:
 
McLAREN

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Fernando Alonso, sétimo: “Bom, sétimo foi a minha posição em todo o fim de semana! É uma pena que não tenhamos conseguido melhorar nesta tarde, mas, ainda assim, acho que fomos o melhor do resto hoje. Mercedes, Red Bull e Ferrari estão fora de alcance para todo mundo no momento — eles estão em outro nível —, então no outro mini-campeonato em que estamos correndo, fomos bem competitivos e sinto que entreguei o máximo que podíamos hoje”.
 
“Não teve muita ação na corrida de hoje. Para nós, foi uma tarde um pouco tediosa em alguns momentos — não o tradicional show de Hungaroring — e o único abandono, infelizmente, foi de Jenson.”
 
“Estou feliz com a forma como o fim de semana correu e espero que possamos manter este progresso. Nós fomos mais ou menos competitivos em Silverstone, em dois circuitos bem diferentes, então estou ansioso para o próximo fim de semana em Hockenheim.”
 
Jenson Button, não completou: “Não foi uma grande tarde para mim. Nós tivemos um problema com o sensor de freio, o que significou que o pneu foi para o assoalho, e nunca é legal para um piloto sentir isso. Os freios simplesmente não estavam lá, o que foi uma grande preocupação de segurança. O time me disse para fazer uma mudança no volante para ter certeza de que não aconteceria de novo, e isso realmente resolveu, mas nós fomos punidos pela comunicação. Nós paramos para que eles pudessem me dar a informação de que eu precisava, mas acho que deveríamos ter parado mais cedo do que paramos. Dito isto, realmente não importa, pois eu era último de qualquer jeito”.
 
“Entendo completamente que os pilotos não devam ser inundados de informações que nos ajudem a guiar os nossos carros — nós devemos ser capazes de lidar com esse trabalho em si e, de fato, amo esse desafio. Mas quando é uma preocupação de segurança, eu não acho que você deveria ser penalizado por evitar um acidente, como fizemos hoje. Quando você tem uma unidade de potência que é tão complexa, o piloto não pode entender tudo por si só. É um regulamento que não deveria ser  usado neste nível de esporte, que é tão bom em tantas outras maneiras, e acho que o bom-senso deveria prevalecer.”
 
“Eu também tive um problema mecânico que fez com que o carro saísse muito de frente durante toda a corrida. E aí, no fim, nós abandonamos com um vazamento de óleo. Não seu se dá para salvar — espero que sim —, mas estamos investigando.”
Fernando Alonso levou à McLaren a um decente sétimo posto (Foto: Getty Images)
TORO ROSSO
 
Carlos Sainz Jr., sétimo: “Foi uma corrida sólida para nós aqui em Budapeste, estou satisfeito com o resultado. Estou bem satisfeito com a corrida, mesmo que Fernando Alonso tenha nos passado na largada. Nós conseguimos acompanhar o ritmo da McLaren, algo que durante os treinos de sexta e sábado não parecia que seriamos capazes de fazer. Foi simplesmente impossível de ultrapassá-lo! Se você tivesse me dito que eu terminaria em oitavo depois do início ruim de fim de semana que tivemos, eu não teria acreditado. Acho que podemos ficar muito felizes e satisfeitos — o time fez um grande trabalho em dar a volta por cima e eu gostaria de agradecê-los por isso! Podemos ir para a Alemanha nos sentindo confiantes”.
 
Daniil Kvyat, 16º: “Infelizmente, tenho que dizer que esta foi uma das corridas menos agradáveis que tive em algum tempo… Tivemos uma largada muito ruim — patinei muito e tinha algo errado com o acerto — e isso, lamentavelmente, definiu o resto na nossa corrida. Nós perdemos algumas posições, fomos para o fim do grid e foi muito difícil recuperar e avançar. No esporte a motor, você tem dias bons e ruins e este foi um dos negativos. Felizmente, a próxima corrida é na próxima semana, então podemos esquecer rapidamente desta corrida e torcer por algo melhor na Alemanha”.
 
WILLIAMS

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Valtteri Bottas, nono: “O início da corrida foi realmente bom. Era muito importante ficar à frente da Force India. Depois disso, nós basicamente executamos o mesmo plano. O pneu supermacio estava aguentando bem melhor do que nós achamos que aguentaria, então nós rodamos um pouco mais no primeiro stint. Depois disso, nosso ritmo com os macios mais ou menos correspondeu à nossa expectativa. Acho que somamos o máximo de pontos hoje levando em conta a posição de largada que tínhamos. Tenho certeza de que em Hockenheim podemos somar mais pontos e tentar construir uma vantagem maior para a Force India”.
 
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, décimo: “Não estou muito feliz com a minha tarde, porque foi uma corrida bem difícil para nós. Me vi no lugar errado na curva um e perdi uma posição, o que tornou as coisas um pouco difíceis para mim. O problema principal na corrida foi depois do nosso primeiro pit-stop, quando caímos para trás da Toro Rosso de Kvyat e da Williams de Massa, e eu simplesmente não conseguia passar. É tão difícil passar aqui e, assim que você se aproxima do carro da frente, você perde tanto downforce e destrói seus pneus. Esta foi a história da minha corrida. Eu perdi uma posição para Palmer no segundo pit-stop — foi um erro meu, na verdade, e eu levantei a mão e me desculpei com o meu time. Durante o pit-stop, deixei a embreagem escorregar e isso fez o carro se mover, então os rapazes não conseguiram colocar o pneu direito e isso nos custou um pouco de tempo. A próxima corrida na Alemanha deve ser bem parecida com esta: nós teremos os mesmos compostos de pneus e a pista tem muitas curvas de média velocidade. Nós mostramos hoje que mesmo em uma corrida difícil, conseguimos colocar os carros na zona de pontuação, mas temos de fazer um trabalho melhor nas próximas corridas para somar mais pontos”.
 
Sergio Pérez, 11º: “Foi uma corrida dura hoje. Nós estávamos planejando uma corrida de um pit-stop, mas a performance não estava lá com os pneus médios e o carro estava escorregando muito. Então nós decidimos mudar para duas paradas, o time me chamou, mas, quando eu cheguei ao pit-lane, o time não estava me esperando. Acho que foi um simples erro de comunicação entre o pit-wall e os mecânicos, o que pode acontecer as vezes. É frustrante, porque isso me custou algum tempo e a chance de estar nos pontos. Estou satisfeito que a Alemanha é na próxima semana e o lado positivo é que temos um carro forte, com um bom ritmo de corrida”.
 
RENAULT

#GALERIA(5740)
 
Jolyon Palmer, 12º: “Estou chateado que meus primeiros pontos na F1 quase chegaram. O carro estava bom e eu estava pilotando bem na décima colocação. Virei como sempre na curva 4, mas por algum motivo acabei perdendo a direção do carro. Preciso analisar tudo com meus engenheiros para ver se podíamos fazer algo para prevenir isso. Eu estava em décimo, completamos todos nossos pit-stops, tínhamos bom ritmo comparado com aqueles na nossa frente, então acredito que demos um bom passo adiante. Foi a melhor pilotagem de minha carreira e apenas uma pequena rodada me tirou os pontos. Estou um pouco decepcionado, mas irei brigar para chegar na mesma posição ou até melhor em Hockenheim”.
 
Kevin Magnussen, 15º: “O carro definitivamente estava melhor este final de semana. Infelizmente tive uma largada ruim em que perdi algumas posições. Minhas simulações de largada durante o final de semana foram muito boas, então isso é um pouco decepcionante. A partir de então tentamos ter sempre um bom ritmo, mas no meu segundo jogo de supermacios não foi dessa maneira, e a última parte da corrida foi atrás de Gutiérrez e Grosjean. Eu certamente espero que possamos levar esse ritmo para o restante da temporada”.
 
HAAS
 
Esteban Gutiérrez, 13º: “Foi uma corrida interessante com algumas boas lutas desde o início. Eu consegui fazer uma boa largada e passei as duas primeiras posições lutando por posição e avançando no grid. Depois disso, eu estava forçando os limites a cada stint, sem poder salvar os pneus. Perto do fim, eu comecei a ficar sem pneus e eu tive alguns problemas com os freios. Assim, foi desafiador terminar a corrida. Entretanto, o time fez um grande trabalho para manter tudo sob controle e eu quero agradecê-los pelo trabalho duro deste fim de semana. Eles trabalharam bem e fizeram ótimos pit-stops. Nós precisamos continuar nessa direção, melhorando e tirando o melhor do nosso carro quando formos para a Alemanha”.
 

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Romain Grosjean, 14º: “Foi só uma tarde ruim. Nossa estratégia não funcionou, o carro não funcionou. Eu estava tentando encontrar o equilíbrio, mas não consegui. Tenho certeza que podemos aprender muito com esta tarde, mas é um fim desafiador. Eu esperava que estivéssemos em melhor forma. Esperava poder pontuar depois da classificação de ontem”.
 
MANOR
 
Pascal Wehlein, 19º: “Foi uma corrida muito difícil hoje. Estava claro, desde o começo do fim de semana, que esta não é nossa pista e acho que isso se mostrou evidente hoje. Fiz uma largada muito boa e subi para 17º, e então avancei para 16º, mas não consegui ter carro para ficar lá e lutar por mais. Acho que isso é algo positivo, e mesmo que com todos esses fatores nós conseguimos manter a Sauber atrás de nós, mas ainda é decepcionante no geral. A semana que vem vai ser muito intensa e empolgante para mim. Com tudo o que está chegando, só quero focar meus pensamentos no que vem pela frente e quero lutar muito em Hockenheim e aproveitar minha primeira corrida em casa na F1. Espero muito que a gente possa descobrir que nosso carro é mais adequada para a pista, já que guiei muitas vezes lá e adoro estar lá”.
 
Rio Haryanto, 21º: “Sim, mais uma vez nós dividimos as estratégias entre mim e Pascal para nos dar a melhor chance de um resultado. Mas não funcionou para nenhum de nós. Houve apenas um abandono hoje e nossa performance foi o máximo que pudemos tirar do carro. Estava indo bem no começo da corrida e parecia que nós conseguiríamos fazer funcionar uma estratégia de uma parada. Com os médios, o ritmo, obviamente, não foi bom, mas a degradação foi muito menor que os macios, e sempre é bom tentar algo diferente com os outros carros à nossa volta, e aí é apenas o caso de a gente conseguir fazer funcionar”.
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 20º: “Largar do pitlane foi com certeza muito difícil. Após a largada eu fiquei preso atrás de Rio Haryanto. Isso não foi o ideal, neste trado normalmente a ultrapassagem é difícil. Tentamos ficar um pouco mais agressivos na estratégia de pneus. Parecia tudo ok no meio da corrida, mas algumas voltas antes da bandeira quadriculada eu tive que parar novamente, pois os pneus não iriam durar até o fim da corrida”.
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