Compradores e ex-dono entram em acordo, e comando da Caterham passa para mãos de administradores

A atual gestão da Caterham entrou em um acordo com o antigo dono, Tony Fernandes, e decidiu entregar o comando do time aos administradores legais. O time agora tem 24 horas para ajustar a vida e enviar os carros para a disputa do GP dos EUA na próxima semana

A Caterham está agora oficialmente sob o comando dos administradores legais, depois que os atuais compradores decidiram recuar quanto à direção da equipe. Após dramáticas 24 horas de discussões, reivindicações e contra-argumentos entre a atual gestão do time da F1, no papel do grupo Engavest SA, e o antigo proprietário, Tony Fernandes, alvo das acusações sobre a crise vivida pelo time, o último esforço para salvar a esquadra foi feito nesta sexta-feira (24).

Em um novo comunicado, a direção da Caterham disse que os administradores, no papel da firma Smith & Williams, estão agora encarregados do time verde.

Caterham vive enorme crise na F1 (Foto: Caterham)

"Na sequência do pedido feito ontem à noite entre os administradores da Caterham Sports Limited e os assessores jurídicos de Tony Fernandes, os representantes da 1MRT/Caterham F1 Team concordaram, com todos os direitos reservados, em entregar a equipe da F1 ao administrador Finbarr O'Connell, no interesse superior de que o time continue a funcionar e a se preparar para os próximos eventos", disse a nota.

O'Connell foi o homem indicado para tocar a Caterham Sports Limited (CSL) depois da intervenção judicial. A CSL presta serviço para a 1 Malaysia Racing Team (1MRT), companhia malaia que ainda opera a equipe da Caterham na F1.

A mudança significa que os administradores agora têm apenas 24 horas para resolver sua situação financeira e fazer os ajustes necessários para que os carros sejam enviados para os EUA, onde a F1 disputa a antepenúltima etapa do Mundial na próxima semana.

Colin Kolles, que faz parte do grupo que adquiriu o time em julho passado, afirmou na quinta-feira que havia feito de tudo para tentar salvar a equipe, mas os administradores ainda se recusam a deixar os membros do time ter acesso à fábrica em Leafield. 

Análise: Agonia da Caterham mostra que
F1 não tem mais espaço para aventureiros

Gene Haas que se cuide. A F1 não é nada simpática com as equipes pequenas do grid. A Caterham, que começou como uma aventura do magnata malaio Tony Fernandes, está melancolicamente indo para o buraco.

Leia a análise completa aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.