Como McLaren e Norris evitaram punição de perda de posição no grid do GP da Inglaterra

Mesmo sem ter cruzado a linha de chegada, Lando Norris e McLaren pagaram a punição por exceder os limites de pista no GP da Áustria

Lando Norris teve de abandonar o GP da Áustria após o incidente com Max Verstappen nas voltas finais, mas quase que o cenário ficou ainda pior para o #4. Isso porque o titular da McLaren foi punido com 5s por exceder os limites de pista na briga pela liderança e, com o abandono, pensava-se que a sanção teria de ser paga na corrida seguinte, em Silverstone. Mas o time liderado por Andrea Stella foi inteligente e pensou rápido para contornar a situação.

Norris colou em Verstappen na volta 55 e então começou a atacar o tricampeão. Em meio à disputa, no entanto, o britânico foi avisado pela direção de provas de que já havia excedido o limite de pista o número máximo de vezes permitido antes de ser punido. Ainda assim, o #4 voltou a sair da pista e passou a ser investigado pelos comissários.

Norris e Verstappen se tocaram na volta 64 e, pouco após o acidente, a direção de provas confirmou que o piloto da McLaren seria punido com 5s. Porém, a batida danificou o bólido de Lando e, incapaz de seguir na corrida, ele recolheu o carro para os boxes e teve de abandonar.

Em um primeiro momento, se pensava que a punição de Norris teria de ser paga no GP da Inglaterra. Porém, a McLaren cumpriu os 5s antes do piloto abandonar. Quando Lando parou o carro nos pits, os mecânicos esperaram o tempo necessário antes de tocar no MCL38 e assim a sanção foi cumprida.

Acidente de Verstappen e Norris (Vídeo: Sky)

Além disso, o #4 já havia completado mais de 90% da corrida e, pela regra, isso o considera como classificado no resultado final — ainda que não tenha cruzado a linha de chegada. Então, ainda que os mecânicos tivessem tocado imediatamente no carro, o britânico estaria livre da penalidade no GP da Inglaterra. Afinal, bastava a direção acrescentar 5s em seu tempo de prova.

A classificação, inclusive, foi um dos motivos para Lando não ter de voltar para a pista para considerar a punição como paga — como aconteceu com Sergio Pérez no GP do Japão do ano passado.

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