Com volta no limite em classificação equilibrada em Singapura, Vettel tem pole crucial para virar jogo contra Hamilton

Sebastian Vettel tirou da cartola uma volta de campeão. Era fundamental ao alemão garantir a pole-position, dadas todas as dificuldades de ultrapassagem em Singapura. A conquista veio na esteira de um enorme equilíbrio, resultante do trabalho excepcional da Red Bull e de dois pilotos acima da média. Mas a Ferrari comprovou sua condição de favorita, rotulada até pela rival Mercedes, que foi bem mal

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Tudo o que aconteceu na última sexta-feira de treinos livres apontava para uma classificação muito apertada em Singapura. E, de certa forma, foi o que aconteceu neste sábado (16). Sebastian Vettel provou mais uma vez sua condição de piloto extraclasse e garantiu a posição de honra com uma volta primorosa, feita no limite, diante de dois pilotos que estão brilhando no fim de semana noturno. Em um momento ou outro, Max Verstappen e Daniel Ricciardo deram toda pinta de que a pole-position seria taurina em Marina Bay, com a disputa restrita a eles e Vettel. Mas o tetracampeão do mundo foi perfeito e manteve por mais algum tempo o recorde de mais jovem a largar na frente na F1, marca que o menino Max quase superou nesta noite.

 
Seb se emocionou com a conquista da pole, muito mais pela dificuldade sobre como ela veio do que seu valor em termos de luta pelo título. Vettel andou atrás dos taurinos nos três treinos livres, mas conseguiu dar a volta por cima neste sábado depois de um dia muito difícil, quando a Ferrari não foi nem sombra que dela se esperava. O resultado de muito trabalho nas horas seguintes se refletiu já no terceiro treino, com a diferença para a Red Bull bem mais reduzida. Foram apenas 0s072 atrás de Verstappen
 
“Foi fenomenal! O carro não estava se comportando da maneira que nós queríamos, mas foi muito especial, por todo o esforço feito durante a noite, todo o apoio vindo de Maranello. Charles Leclerc no simulador, ele e Antonio Giovinazzi [dois jovens valores da Ferrari] se revezaram, e eles responderam muitas perguntas, uma vez que não tínhamos muito tempo. Os caras aqui, não sei quando eles foram dormir. Os caras mandaram bem demais hoje, mas acho que as condições… O carro sobreviveu durante toda a noite”, afirmou o piloto, orgulhoso de todo o trabalho feito pela Ferrari.
Sebastian Vettel teve uma noite de brilho em Singapura (Foto: AFP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Vettel sabe que tem nas mãos a grande chance para vencer e, dependendo da posição em que Lewis Hamilton chegar, voltar a acumular gordura na liderança do campeonato. E isso vai ser fundamental para as suas pretensões de buscar o pentacampeonato.

 
“A posição do grid aqui é fundamental, mas é uma corrida bem longa. O fato de que nosso carro foi bom nesta noite é promissor para amanhã. Não estou muito preocupado sobre onde os outros estão. Há muitas coisas que temos de fazer direito”, complementou.
 
Chama a atenção que a vantagem de Max para Hamilton no TL3 também foi bem apertada, só 0s142. O forte desempenho da Mercedes deu a entender que Lewis poderia ser um dos postulantes à pole durante a noite, mas o tricampeão ficou muito longe de alcançar. Resultado já esperado por ele como também pela equipe, que só não esperava que a Ferrari estivesse tão à frente. 0s635 é uma diferença e tanto nessa briga entre os dois candidatos ao título em 2017.
Lewis Hamilton foi uma das decepções do sábado em Marina Bay (Foto: Mercedes)
“Sabíamos que seria difícil aqui. Todo ano tem sido difícil para nós. Sabíamos que hoje seria com plicado, mas não tinha ideia de que a Ferrari seria tão forte como está sendo. Achei que a Red Bull seria tão rápida quanto eles”, disse o tricampeão, ciente que as dificuldades vão continuar neste domingo. “Essa pista é um cu para ultrapassar. Mas a largada é uma oportunidade, a estratégia é uma oportunidade, os safety-cars… É uma maratona”, definiu.
 
A Red Bull, mesmo perdendo a chance até de uma primeira fila no grid em Marina Bay, tem de se orgulhar do excelente trabalho feito. Os taurinos repetiram a performance dos dois anos anteriores e encaixaram um carro em segundo lugar no alinhamento inicial. A diferença é que desta vez é Verstappen quem vai largar ao lado do pole. Uma enorme chance para o menino holandês, que tem totais condições de reagir após tantos azares ao longo do ano e voltar ao pódio, algo que não acontece desde o GP da China, há mais de cinco meses.
 
“O ritmo é promissor, mas é uma pena não conseguir a pole. A gente chegou perto. Vai ser difícil conseguir uma ultrapassagem contra Vettel, então vamos ficar de olho na primeira volta”, afirmou o jovem de 19 anos.
A Red Bull tem motivos para se orgulhar pelo ótimo trabalho feito até agora em Singapura (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Ricciardo também tem feito um fim de semana primoroso até agora. Em que pese a decepção por não ter conseguido lutar pela pole e a pontinha de inveja da performance de Vettel, o australiano confia muito no ritmo de corrida da Red Bull. 

 
“Estou com um pouco de inveja hoje. Vou aceitar esta derrota, mas amanhã estou confiante de que podemos vencer. Vettel foi muito bem hoje e acho que nós temos um melhor ritmo de corrida”, salientou.
 
É um cenário bem distinto de Hungaroring, por exemplo. Em Budapeste, as duas Ferrari largaram na primeira fila e dominaram a prova, com Kimi Räikkönen sendo o escudeiro de Vettel. Com as duas Red Bull largando perto do alemão, a expectativa é pelo menos de uma disputa maior pela pole, ainda que a pista não ajude tanto. Só que a perspectiva era a mesma, por exemplo, sobre o GP do Azerbaijão, e todo mundo viu a inesquecível corrida em Baku.
 
Vale destacar o ótimo trabalho feito pela McLaren, e não apenas com Fernando Alonso, mas também com Stoffel Vandoorne, que pouco a pouco vem mostrando porque merece estar na F1. Top-5 no terceiro treino livre e presença garantida no Q3 em Singapura, a equipe prova na pista mais uma vez que tem um dos melhores — ou talvez até o melhor chassi do grid. Em 2018, com motor Renault, não hesitaria em apontar: a McLaren vai para as cabeças na F1.
Sem problemas desta vez, a McLaren foi muito bem na cidade-estado, com Alonso e Vandoorne no Q3 (Foto: McLaren)
“Sabíamos que nosso carro poderia ter uma boa performance neste circuito. A meta é estar nos pontos com os dois carros amanhã”, comentou Alonso. “Vamos dizer que a primeira parte do trabalho foi feita. Precisamos completar o trabalho amanhã, mas até agora é bom. Aqui, como em outros circuitos de rua, a largada e a primeira volta vão ditar mais ou menos as posições. Então vamos partir pra cima na largada e na primeira curva”, avisou o espanhol à Sky Sports.
 
Vandoorne seguiu a mesma linha do bicampeão. “Estamos competitivos desde o começo e viemos aqui esperando colocar nossos dois carros no Q2, então estamos razoavelmente felizes. Fomos bem fortes no Q1 e no Q2, talvez perdemos um pouquinho no Q3 para dar um passo à frente. Mas espero que possamos seguir em frente amanhã, já que nosso ritmo de corrida é muito forte. Em um circuito de rua é sempre difícil ultrapassar, então espero que, com uma boa largada e algum imprevisto lá na frente, possamos tirar algum proveito disso”, destacou o piloto belga à emissora americana NBC Sports.
Massa errou no Q1, mas o fato é que a Williams não se acerta em circuitos travados (Foto: Reprodução)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Por fim, a Williams foi novamente decepcionante em Singapura. Claro que a expectativa já não era das melhores por conta do que Felipe Massa e Lance Stroll não conseguiram apresentar na pista, mas é difícil entender como a equipe, entra ano e sai ano, não é capaz de construir um carro capaz de andar decentemente em circuitos como o de Marina Bay. Largando da parte final do grid, em 17º, Massa conta com o imponderável para deixar a cidade-estado com alguns pontos na bagagem.

 
“Já era esperado um fim de semana assim aqui, como está sendo. O carro não tem rendimento bom nessa pista, como não teve em Mônaco, em pistas com retas curtas, que são ruins para a nossa aerodinâmica”, salientou o brasileiro.
 
A largada do GP de Singapura está marcada para 9h (horário de Brasília) e vai ter transmissão ao vivo da Rede Globo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL por meio do livetiming
ALONSO SEM HONDA EM 2018?

É CAPAZ DE A TORO ROSSO IR BEM E A RENAULT FALHAR NA MCLAREN 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.