Com meta de top-3, Force India mostra VJM10 prateado, mudança para ‘bico-fálico’ e volta de ‘degrau’ na asa

A Force India foi a quarta equipe a apresentar seu novo carro para a temporada 2017 da F1. O VJM10 terá Sergio Pérez e Esteban Ocon, substituindo Nico Hülkenberg, agora na Renault. É com este modelo que a equipe anglo-indiana tentará defender a melhor temporada da sua história depois de ter conquistado o quarto lugar do Mundial de Construtores no ano passado

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A rodada de apresentações dos carros para a temporada 2017 da F1 teve um novo capítulo nesta quarta-feira (22) com o lançamento do novo modelo da ascendente Force India a Force India. Em Silverstone, casa do mais tradicional circuito inglês para a F1 e também sede do time anglo-indiano, o novo VJM10, nome alusivo ao nome do dono da equipe, o bilionário indiano Vijay Mallya. É com este novo carro, dotado das agressivas mudanças na F1, que o time irá tentar responder à altura a melhor campanha da história da equipe no ano passado, quando alcançou o histórico quarto lugar no Mundial de Construtores. A meta agora é ir além e chegar ao top-3 da F1 em 2017.

Em uma semana de lançamentos que já aprentou novidades nas pinturas da Sauber e também da Renault, embora esta tenha mantido o preto e amarelo como predominantes, a Force India inovou e tornou o novo modelo praticamente todo prateado, com alguns detalhes em preto e laranja. Chama a atenção a enorme 'barbatana de tubarão' posicionada na tampa do motor e também um bico muito diferente de todos os apresentados até agora, muito alusivo às temporadas 2012 e 2013. Também há um degrau antes da asa dianteira, algo muito particular em relação aos outros modelos da F1 2017 até o momento.

Depois de dois anos de incrível ascensão na F1, a Force India sonha em deixar para trás o posto de equipe emergente para enfim se tornar grande no Mundial. Para isso, Mallya chegou com um discurso ousado traduzido em meta de top-3 para o time anglo-indiano. E, ao ser questionado sobre as declarações de Cyri Abiteboul, diretor da Renault, sobre a capacidade da Force India em se manter no rol das cinco primeiras, disparou: "Quem não acredita vai ter de engolir as palavras".

O VJM10 e seus dois pilotos (Foto: Reprodução)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Depois de três anos com Nico Hülkenberg e Sergio Pérez como dupla, agora o piloto mexicano terá o jovem francês Esteban Ocon, indicado pela fornecedora e parceira Mercedes, ao seu lado. Hülkenberg decidiu deixar a equipe para ir rumo a um time de fábrica. No caso, a Renault, que apresentou seu próprio carro na última terça-feira. Ocon, membro do programa de desenvolvimento de pilotos da Mercedes, chega após estrear na F1 no meio da temporada 2016 com a Manor e vencer uma disputa com seu ex-colega de equipe Pascal Wehrlein, que ganhou a vaga na Sauber como 'prêmio de consolação'.

A nova dupla deixa o chefão Mallya animado. “Checo tem sido brilhante. Ele é um piloto de verdade, destemido, tem um talento enorme e simplesmente ama correr", disse Vijay, durante a apresentação do modelo. "Ele tem corrido de forma bem sucedida para nós e quando ele deu uma olhada rápida neste carro, eu nunca o vi tão empolgado olhando para um carro antes. Acho que isso diz tudo. Esteban é um jovem muito, muito talentoso. Quando Hülkenberg decidiu partir, nós, obviamente, passamos muito tempo pensando em quem poderíamos contratar como substituto. Esteban já tinha testado conosco antes, nós tínhamos alguns dados a respeito dele, ele foi muito bem no simulador, impressionou a todos nós, então tomamos uma decisão. Ele é jovem, é talentoso, tem uma experiência limitada na F1, mas, mais importante, ele está disposto a aprender", seguiu.

Pérez, que vai para sua quarta temporada pela Force India, rasgou elogios ao time e aproveitou para ainda alfinetar a McLaren, sua antiga equipe. 'Checo' tem nada menos que quatro pódios pela escuderia de Silverstone, sendo o piloto mais bem-sucedido da história da equipe.

“Isso faz com que eu me sinta muito confiante. Nos quatro anos em que estou no time, nunca vi uma organização tão estável em todas as equipes em que estive na F1. Isso me deixa muito confiante e sabendo que as pessoas certas trabalharam neste carro. Nós terminamos em quarto no ano passado, fechamos a temporada mais ou menos ok, no fim do ano éramos o time mais rápido na pista, tivemos alguns pódios, então isso faz com que eu me sinta confiante. Eu acredito totalmente neste time. As pessoas que trabalharam colocaram muito esforço neste carro, então eu espero um grande ano para este time”, disse o mexicano.

A Force India terá dois pilotos em momentos bem distintos na carreira. Pérez conta com muito mais experiência, já conquistou sete pódios e ficou perto de vencer corrida, e ainda viveu a experiencia de correr por uma equipe de ponta, a McLaren, em 2013. Por outro lado, Esteban Ocon está apenas no começo da sua trajetória e vai disputar sua primeira temporada completa na F1 em 2017.

Ocon ressaltou sua condição de quase novato e disse que busca, acima de tudo, o aprendizado e a evolução enquanto piloto. “Eu quero aprender com este time, eles têm muito para me ensinar. Só fiz nove corridas, então tenho muito para aprender com Sergio, ele é um piloto muito experiente, muito bom, fez muitas coisas boas com este time, então espero aprender muito com ele no teste. A minha meta é estar no ritmo logo de cara, na primeira corrida, e melhorar a partir daí”, comentou o francês.
 
Pérez, na condição de líder da Force India com a saída de Hülkenberg, entende que o jovem companheiro de equipe tem tudo para ajudar a manter a equipe entre as principais do grid da F1 em 2017. “Acho que ele é um piloto muito talentoso, muito rápido, e tenho certeza de que ele vai me pressionar bastante desde a primeira corrida e isso só beneficia a equipe. Estou ansioso para trabalhar com ele, pois ter um novo companheiro de equipe, trabalhar com novas pessoas, é sempre bom. Então acho que vai ser muito interessante. Espero que possa mantê-lo sob controle. Você nunca sabe o que vai acontecer, mas é sempre bom ter alguém por perto te pressionando bastante, o que funcionou muito bem com Nico, mas acho que ele será bem rápido”, declarou 'Checo'.
Eis o novo Force India VJM10 (Foto: Will Buxton/Twitter)
“Confiamos que Esteban possa aprender bastante rápido, é por isso que nós o escolhemos, porque ele demonstrou ter talento para ser rápido em pouco tempo", afirmou o chefe de operações da Force India, Otmar Szafnauer. "Vamos ensinar sobre como pilotar nosso carro porque esperamos que ele possa desafiar Checo [Sergio Pérez]. Nico foi muito rápido, mas acho que Esteban tem potencial para crescer e fazer um bom trabalho”, afirmou em entrevista veiculada pelo site espanhol ‘Soy Motor’.
 
“Acho que é muito importante ter dois pilotos que possam somar pontos no campeonato, porque sem isso estamos em risco de cair na classificação. É importante que Esteban dê um passo em frente e comece a somar pontos desde o começo e regularmente”, cobrou.

“Acho que será um grande desafio para ele chegar a uma nova equipe, nem tanto por ser um carro novo, até porque todos os carros vão ser diferentes e isso vai lhe ajudar na comparação com outros pilotos. Vamos fazer nosso trabalho da melhor forma possível e simplesmente vamos nos preparar em relação aos nossos rivais. Queremos ser mais estáveis, e é por isso que nosso pessoal não mudou muito no inverno. Mudamos um piloto, mas nossas cabeças permaneceram, e isso é importante”, comentou Szafnauer.
A barbatana chama atenção na traseira do VJM10 (Foto: Reprodução)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Falando das novas regras da F1, o diretor-técnico Andrew Green avaliou um pouco do plano do time no desenvolvimento e das novidades em si da categoria. 
 
“Podemos gerar mais downforce outra vez [com as novas regras]. Assim, vamos ter graus diferentes. O layout de um circuito determina a especificação de uma asa, e acredito que vamos precisar de dez asas diferentes para uma temporada, dianteiras e traseiras”, disse Green, em entrevista à revista alemã ‘Auto Motor und Sport’.
 
As dez asas são separadas em quatro grupos. Nas palavras de Green, ‘alto’, ‘médio-alto’, ‘médio-baixo’ e ‘baixo’. “Só vamos usar o downforce máximo em Monte Carlo, Singapura, Budapeste e Barcelona”.
 
E dentre as asas em questão, a desenvolvida para Monza, o circuito mais veloz da F1, está sendo trabalhada. “Ainda não conseguimos uma asa pequena o suficiente para nos dar a velocidade máxima que queremos em Monza. Os carros produzem tanto downforce que você precisa se preocupar com Monza”, seguiu Green.
 
Enquanto Green e Szafnauer seguem firme ao lado do chefe-adjunto Bob Fernley comandando a operação, o criador e chefe do time, Vijay Mallya, está foragido pela justiça indiana. O governo do país já até pediu extradição de Mallya ao governo da Inglaterra. Mallya tem dívidas estipuladas em R$ 4,8 bilhões e se recusa, segundo o governo indiano, a cooperar com as investigações.
 
Em 2016, a Force India marcou 173 pontos e ficou com a quarta colocação do Mundial de Construtores – atrás apenas de Mercedes, Red Bull e Ferrari, além de uma vantagem inesperada para a Williams.

#GALERIA(6933)

PADDOCK GP #66 RECEBE LUCAS DI GRASSI, DEBATE F-E E NOVOS CARROS DA F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.