Com lesão nas costas, Bottas fala que foi “decepcionante” ser vetado por médico da FIA para GP da Austrália

Valtteri Bottas declarou que ficou decepcionado por não poder disputar o GP da Austrália, mas garantiu respeitar a decisão tomada pelo delegado médico da FIA. Piloto trabalha para voltar ao carro no GP da Malásia e, caso não seja possível, a equipe não sabe quem o substituirá. Embora faça parte do plantel. Susie Wolff não é uma escolha tão óbvia assim

Valtteri Bottas não escondeu a decepção por ter de ficar fora do GP da Austrália, primeira etapa da temporada 2015 da F1.

A confirmação de que o finlandês, que sofreu uma lesão na parte inferior das costas durante o treino classificatório de sábado, não disputaria a corrida deste domingo (15) em Melbourne veio a cerca de uma hora da largada. Ele foi reprovado na avaliação conduzida pelo delegado médico da FIA e teve de acompanhar dos boxes a prova vencida por Lewis Hamilton. Seu companheiro de equipe, Felipe Massa, chegou em quarto.

Valterri Bottas deixou o carro da Williams com dor nas costas (Foto: Getty Images)

"Eu trabalhei muito desde que tive esse problema nas costas na classificação para ficar pronto, começando o tratamento imediatamente, então a notícia de que eu não poderia correr hoje foi obviamente decepcionante, mas respeito a decisão", declarou.

"Agora tenho duas semanas até a minha próxima corrida para continuar recebendo tratamento para garantir que vou estar de volta à plena forma física e ainda mais forte na Malásia. Estou bem ansioso para voltar ao carro e correr, pois o FW37 parece competitivo e estou confiante de que podemos lutar por pódios", completou.

Engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley lamentou a ausência de Bottas na prova e o impacto que ela teve no planejamento da equipe. "É sempre difícil competir com 50% das suas armas, com Valtteri tendo de perder a corrida, então foi uma questão de minimizar os danos no Mundial de Construtores e conseguimos sair só alguns pontos atrás da Ferrari, o que é um resultado decente", disse o britânico.

Caso Bottas não possa disputar o GP da Malásia, a Williams ainda não sabe qual seria o substituto. Em seu plantel, o time ainda tem a escocesa Susie Wolff e o inglês Alex Lynn, porém nenhum deles ocupa o posto de 'reserva'. Lynn sequer possui uma superlicença. Wolff seria a primeira mulher a entrar para competir em um evento da F1 desde Giovanna Amati em 1992.

"Estamos pensando em alguns planos", disse o diretor-técnico Pat Symonds à TV britânica Sky Sports. De todo modo, ele disse que há "bons indicativos médicos" a respeito da condição de seu titular. 

" Acho que nunca vi um piloto tão desapontado quanto ele quando conversamos antes da prova", relatou.

Bottas largaria na sexta colocação em Melbourne. Ele sequer posou para a tradicional foto dos pilotos na abertura da temporada.

As imagens do domingo do GP da Austrália
#GALERIA(5246)

POUCOS CARROS
E MUITA HISTÓRIA

Arnold Schwarzenegger junto de Lewis Hamilton no pódio em Melbourne (Foto: Reprodução)Lewis Hamilton obteve neste domingo na Austrália uma de suas vitórias mais tranquilas na carreira. Uma vez que contornou a primeira curva na frente, não sofreu qualquer pressão de Nico Rosberg. As Mercedes chegaram longe de Sebastian Vettel e Felipe Massa, terceiro e quarto, respectivamente. E Felipe Nasr ficou com um quinto lugar, pontuando na estreia na F1.

CORUJÃO DA F1

A nova transmissão comandada por Galvão Bueno que vai tentar aproximar o público das pessoas que levam a F1 à TV precisa de algumas coisas antes de ser continuada. Há que ser divulgada pela emissora. Depois, precisa tornar mais enxuto o número de convidados e oferecer uma razão de ser aos presentes no estúdio. Especialmente tem que dar prioridade sempre às notícias sobre F1. Apesar de uma primeira experiência desconfortável, a ideia pode ser amadurecida e tem potencial para dar bons frutos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.