Com chuva, Hamilton retoma treinos coletivos com melhor tempo da manhã em Barcelona. Massa é 2º

Lewis Hamilton fechou a manhã de abertura da terceira semana da pré-temporada com o melhor tempo. Usando pneus intermediários, o britânico assinalou 1min41s614 num treino marcado pela chuva

Com Felipe Massa na pista e ainda sem Luiz Razia e a confirmação do segundo piloto da Force India, a F1 abriu, nesta quinta-feira (28), a terceira e última bateria de testes coletivos da pré-temporada. Novamente no circuito de Montmeló, perto de Barcelona, as 11 equipes do grid se preparam para o início do Mundial, marcado para 17 de março, com o GP da Austrália. Mas pelo menos nesta manhã, os pilotos que foram à pista não puderam explorar ao máximo o potencial dos seus carros por conta das condições do asfalto catalão, bastante prejudicado em decorrência das chuvas na região.

Lewis Hamilton acabou fechando a manhã com o melhor tempo. Aproveitando o fato de a pista estar um pouco menos molhada, o britânico registrou sua volta mais rápida com seu Mercedes W04 calçado com pneus intermediários. Em sua melhor passagem, Lewis cravou 1min41s614. O tempo do piloto da escuderia alemã foi 0s234 mais rápido que o segundo colocado, justamente Felipe Massa. Também usando pneus intermediários, o brasileiro dedicou parte do dia a testes aerodinâmicos, mas conseguiu mostrar bom rendimento também em pista molhada.

Com pista encharcada, Hamilton cravou o melhor tempo nesta manhã em Barcelona (Foto: Getty Images)

Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, posicionou seu STR8 em terceiro, terminando pouco mais de 1s5 à frente de Mark Webber, piloto da coirmã Red Bull. A partir do piloto australiano, os tempos já foram bem mais altos, já que foram registrados no momento em que a pista estava mais encharcada. Ainda sem conhecer, pelo menos oficialmente, seu companheiro de equipe na Force India em 2013, Paul di Resta foi o quinto mais rápido da manhã em Barcelona.

Esteban Gutiérrez, que abriu os trabalhos da Sauber em Montmeló, foi o sexto. O jovem mexicano causou a primeira das duas bandeiras vermelhas do primeiro período ao perder o controle do seu C32 na curva 3, muito por conta da pista molhada no local, mas seu carro rapidamente foi removido de volta aos boxes com danos na dianteira.

Gutiérrez fechou à frente de Romain Grosjean que, assim como o mexicano, também causou uma bandeira vermelha. Aos 19 minutos de sessão, o piloto da Lotus escapou na curva 12 e obrigou a direção do circuito a interromper brevemente a sessão. Grosjean fechou a manhã com 3s533 de desvantagem em relação ao tempo obtido por Hamilton.

Nesta manhã, Valtteri Bottas foi o responsável por dar sequência aos trabalhos da Williams em Barcelona. Porém, desta vez, a escuderia de Woking foi à pista com um novo sistema de escapamentos no seu FW35, já que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) barrou o projeto apresentado na temporada passada por julgá-lo irregular. Bottas foi o oitavo mais rápido do primeiro período, seguido por Charles Pic, da Marussia.

Dentre os 11 pilotos que foram à pista pela manhã, Sergio Pérez foi quem menos completou voltas cronometradas: apenas 23. O mexicano, que foi o primeiro a registrar tempo neste primeiro período, completou todas as suas voltas com pneus de chuva extrema e ficou em décimo, terminando apenas à frente de Max Chilton, da Marussia, que ainda não definiu a situação de Razia na pré-temporada. O britânico foi responsável por testar algumas atualizações da escuderia anglo-russa, como uma nova tampa do motor projetada para o MR02.

F1, pré-temporada, Barcelona, terceira bateria, dia 1, parcial:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.