Com 2019 a perigo, Ocon prega confiança na Mercedes e garante que futuro “será resolvido logo”

Esteban Ocon ainda não vai subir para a Mercedes, mas as situações encaminhadas que tinha na Force India e na Renault desmoronaram. Mas mesmo sem destino claro para o ano que vem, ainda mostra extrema tranquilidade de que terá um bom ano

Após as definições de Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Carlos Sainz Jr. sobre o que farão da vida em 2019, o futuro de Esteban Ocon se tornou uma das maiores dúvidas da F1. A Force India dificilmente terá uma espaço para ele, e a Renault, tido como provável destino, está de portas fechadas. Mesmo assim, Ocon aparenta extrema tranquilidade em que terá uma vaga e confiança de que a Mercedes fará com que seja boa.

 
Desde que entrou na F1, na metade final da temporada 2016 com a extinta Manor e depois, a partir de 2017, ao lado de Sergio Pérez na Force India, Ocon impressionou na F1. Tanto que tinha conversas avançadas para ser companheiro de Nico Hülkenberg na Renault – até aparece a oportunidade dos franceses fecharem com Ricciardo. Na Force India, Pérez deverá ter Lance Stroll, agora filho do dono Lawrence, como companheiro. A McLaren fechou com Sainz, enquanto a Haas tem motores da Ferrari, não da Mercedes, e a Williams é uma equipe em crise. Desespero? Por enquanto, não.
 
"Meu futuro será resolvido logo, não estou nem um pouco preocupado. A Mercedes está fazendo um grande trabalho no gerecimento da minha carreira desde que eu comecei a trabalhar com eles. Sempre me colocaram na melhor posição esportiva possível. Não estou preocupado, tudo vai ficar bem. Se eu vou ficar [na Force India] ou sair, não sei. Mas estarei em ótima posição ano que vem, com certeza", disse ao site norte-americano 'Motorsport.com'.
Esteban Ocon (Foto: Force India)

Há um senso comum de que a Mercedes, que gerencia a carreira de Ocon desde a entrada nos monopostos, está preparando o jovem para ser seu titular no futuro. Mas esse futuro ainda não será 2019, visto que os prateados já confirmaram as renovações contratuais de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

 
"Os chefes têm um plano para mim que é 'ainda não'. Ainda não é o plano para agora. Creio que eles querem que eu pegue mais experiência antes de entrar no carro. Eu já sabia disso: eles têm metas, e eu tenho que respeitar", seguiu.
 
"No momento, estão felizes com o trabalho que estou fazendo. É apenas uma questão de tempo eu acho", afirmou.
 
Apesar das circunstâncias de falência e venda da Force India terem dificultado uma permanência de outra forma segura no time, Ocon avalia sua atuação positivamente. Até o momento, são 29 pontos, um a menos que Pérez, que colocam a equipe num incrível sexto lugar do Mundial de Construtores.
 
"O trabalho que estão fazendo com a Force India este ano é forte e todo mundo está feliz. Não estou numa posição em que tenho de ter desempenho a qualquer custo e me arriscar demais durante as corridas. Não sinto isso", encerrou. 
 
A F1 retorna no próximo fim de semana com o GP da Bélgica.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.