Chefe diz que DAS da Ferrari só ficaria pronto “para a metade do ano”
A Ferrari ainda nem sabe ao certo se vai desenvolver sua versão do DAS, mas entende que não é possível deixar algo pronto já para o começo da temporada. O chefe Mattia Binotto indicou que não seria possível ter algo antes do meio de 2020
O DAS, dispositivo que permite mudanças de cambagem através do volante do W11 da Mercedes, foi um dos destaques da pré-temporada da Fórmula 1. A inovação ainda é estudada e seu funcionamento ainda não é compreendido por completo. A Ferrari, atenta ao trabalho da rival prateada, não descarta fazer uso da novidade no futuro. Só que há um problema: não será possível implementar a peça no SF1000 antes da “metade do ano”.
“Não tenho ideia se vale a pena ou não, mas certamente vai levar mais tempo”, disse Binotto, questionado sobre a possibilidade de ter o DAS já na Austrália, em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO. “Você precisa pensar num conceito, produzir, homologar, garantir que é seguro… Se for o caso, é para a metade do ano, não antes”, seguiu.
“Primeiro a gente precisa pensar em como funciona e quais seriam os benefícios de performance. Acho que nesse momento não temos ideia, mas vamos dar uma olhada nisso, sem dúvida. Aí saberemos se desenvolver algo vale a pena ou não”, destacou.
A Ferrari pode até ter o DAS, mas não tão cedo (Foto: Ferrari)
O conceito surgiu com suspeitas até mesmo de ser ilegal. A Mercedes se disse tranquila, indicando que já conversava sobre o DAS com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) há tempos. A entidade já baniu a inovação para 2021, mas ainda não deu sinal definitivo a respeito de 2020.
“Eu, pessoalmente, não olhei muito em detalhes sobre o que é, mas a gente confia na FIA e sabe que eles vão tomar a decisão correta. A gente confia no julgamento deles”, encerrou Binotto.
O DAS é uma nova carta na manga de uma Mercedes que parece ter um bom W11. O carro conseguiu a melhor volta da primeira semana de testes e conseguiu quase 500 voltas em três dias. A Ferrari ainda não tentou voltas realmente rápidas e tem como maior preocupação a baixa quilometragem, consequência de problemas mecânicos.
O GRANDE PRÊMIO cobre AO VIVO, em TEMPO REAL e ‘in loco’ os testes de pré-temporada da F1 em Barcelona com o repórter Vitor Fazio. Siga tudo aqui.
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