Chefe da Williams dá a entender acordo iminente entre Mercedes e Bottas e espera anúncio oficial “nesta semana”

Claire Williams nem esconde a iminência do acordo entre Mercedes e Valtteri Bottas. A dirigente já fala que a transferência é “grande oportunidade para Valtteri”, mas frisa que o acordo precisa ser benéfico para a Williams. A ida do finlandês para a equipe prateada abre caminho para o retorno de Felipe Massa

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Parece questão de tempo para que Valtteri Bottas seja oficialmente anunciado como piloto da Mercedes, substituindo o aposentado Nico Rosberg. A própria chefe da Williams, Claire Williams, dá toda a pinta de que a transferência está encaminhada – tanto que o acordo deve ser revelado já “nesta semana”.
 
Claire não esconde os contatos de Toto Wolff, chefe da Mercedes. Já se fala até na importância da nova oportunidade que surge para Bottas. Com toda essa pinta, parece claro que só falta assinar.
 
“Isso já está se arrastando e todo mundo quer saber quem vai ser o companheiro do Lewis. Quando Nico fez seu anúncio nós sabíamos que Toto (Wolff, chefe da Mercedes) iria nos ligar”, disse Claire, entrevistada pelo ‘Sky Sports’ em um evento na Inglaterra. “É uma grande oportunidade para Valtteri, e ele já ajudou muito a Williams. Sempre dissemos que se desse para resolver isso de uma forma positiva para a Williams, provavelmente seria a coisa certa a ser feita. Temos de pensar também no que é certo para os 650 funcionários do time”, continuou.
Bottas, muito perto da Mercedes (Foto: Getty Images)
A “forma positiva para a Williams” envolve duas grandes questões. A escuderia só liberaria Bottas se tivesse um substituto experiente – lacuna que há de ser preenchida por Felipe Massa, já com acordo firmado. O outro ponto tem a ver com fornecimento de motor: os britânicos devem conseguir motor Mercedes de graça em 2017.
 
Com estas duas questões praticamente resolvidas, Claire não vê motivos para tentar segurar Bottas.
 
“Ninguém quer um piloto que gostaria de estar em outro lugar. Não é legal interromper um piloto que tem uma grande oportunidade, principalmente neste ponto da carreira do Valtteri. Mas precisa ser bom para a Williams e é em cima disso que estamos trabalhando nas últimas seis semanas”, apontou.
 
“Estamos quase lá. Espero poder fazer um anúncio nesta semana. Mas precisa funcionar para a Williams, independente de qual seja a opinião das outras pessoas”, finalizou.

A Mercedes, por sua vez, vai fazer o anúncio de seu novo piloto – quem será? – no dia 23 de janeiro.

Claire Williams (Foto: Williams)

O interesse da Ferrari

Claire Williams também abordou um dos assuntos mais quentes da 'silly season' de 2015: o interesse da Ferrari por Valtteri Bottas. A dirigente confirmou a sondagem dos italianos, que considerávam um substituto para Kimi Räikkönen. Mas o contato não foi adiante, justamente para não prejudicar a Williams.

“Todos sabem que a Ferrari foi atrás do Valtteri em 2015. Mas nós ficamos no caminho e ele quis ficar com a gente. É preciso fazer a coisa certa de vez em quando, mas nós, como equipe, também precisamos pensar nos outros 650 empregados que temos na Williams”, ponderou Claire.
 
“Precisamos ter certeza de que, se liberarmos Valtteri, teremos a melhor alternativa para colocar em seu lugar. Eu gostaria de anunciar quem seria (o substituto), mas ainda estamos colocando pingos nos Is nos contratos”, completou.

No fim das contas, a Ferrari renovou com Räikkönen. Bottas, por sua vez, saiu do radar das grandes equipes e parecia destinado a passar 2017 na Williams. Parecia: a saída de Nico Rosberg foi crucial para o finlandês.

 
BRUNO SENNA FALA DA CARREIRA, DO FUTURO E DA VOLTA DE MASSA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.