Chefe da Toro Rosso ressalta “controle fantástico” e afirma que desempenho de Verstappen na F3 Euro foi prova de talento

Franz Tost, chefe da Toro Rosso, exala confiança a nova aquisição da equipe, Max Verstappen. Tost falou que acompanha o piloto bem antes da Red Bull conseguir o colocar sob sua tutela e que se impressionou com a estreia do holandês na F3 Europeia. Agora, na F1, Verstappen deve pontuar logo a Toro Rosso der um bom carro a ele, segundo o chefe

O chefe da Toro Rosso, Franz Tost, já estava de olho em Max Verstappen bem antes da Red Bull dar asas ao filho de Jos. Segundo o novo chefe do que vai se tornar o piloto mais jovem a andar na F1 em toda a história, ele já acompanha a carreira de Max há bastante tempo e se impressionou com a estreia competitiva de Verstappen em monopostos na F3 Europeia em 2014. Agora, na F1, Tost crê que não deve demorar até o novato mostrar o que sabe.
Se depender da confiança do novo chefe, Verstappen terá muita tranquilidade na F1. Para Tost, o holandês não vai precisar de muito tempo para pontuar. Pelo que ele mostrou ao time em testes anteriores, basta dar um bom carro em suas mãos.
 
"Começamos a testar Max durante treinos livres de sexta-feira, a primeira vez em Suzuka. Ele mostrou um controle do carro fantástico e já é bem maturo. Temos o sentimento de que ele tem tudo sob controle e não é um passageiro no carro. É muito importante. Se o carro for bom, estou convencido de que ele vai marcar pontos muito rápido. Não acho que teremos de aguardar muito", concluiu.
Max Verstappen está com moral alta junto ao chefe Franz Tost (Foto: Getty Images)
Tost se disse impressionado pela chegada de Verstappen na temporada de estreia entre os monopostos. Segundo ele, a transição do kart para o monoposto com dez vitórias nas primeiras 33 corridas – números de Max na categoria em que foi vice-campeão, a F3 Europeia – mostram seu altíssimo nível.
 
"Eu me impressionei com sua campanha na F3, ficando na frente da classificação no primeiro teste oficial em Budapeste e vencendo dez das primeiras 33 corridas. Para um piloto de kart ser tão competitivo numa competição de pilotos tão fortes como a F3 Europeia, prova que sua habilidade é de um nível alto. Me convenci sobre isso e, com sorte, a Red Bull o colocou sob seus cuidados", disse.
 
Verstappen terá Carlos Sainz Jr., também estreante, ao seu lado em 2015 na Toro Rosso. A temporada começa oficialmente em 15 de março com o GP da Austrália.
PAZ E AMOR

Ao GRANDE PRÊMIO, Nelsinho Piquet falou do ano cheio que viveu em 2014 e da adaptação às diferentes categorias que disputou nesta temporada. O brasileiro de 29 anos se disse um apaixonado por pilotar e que apenas procura um “ambiente em que possa se divertir, sem ficar estressado”

“A verdade é que quanto mais experiência você possui, melhor você consegue se adaptar a outros tipos de carros", declarou o piloto.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

O ÚLTIMO CAMPEÃO

Há um ano e meio, Jacques Villeneuve, o último piloto campeão pela Williams, mostrava-se bastante receoso quanto ao futuro do time. Hoje, o pensamento do canadense é diferente — ainda que ele fale da transformação da equipe com alguma cautela. Em entrevista exclusiva à REVISTA WARM UP, em julho de 2013, Villeneuve dissera que, “no momento em que uma equipe passa a ter pilotos pagantes, está acabado”. O pensamento do piloto é direto: ter bons pilotos é que atrai os bons patrocínios. Neste ano, com Felipe Massa se juntando a Valtteri Bottas, a equação mudou, e o campeão de 1997 avaliou a nova fase do time.

Leia a entrevista com Villeneuve na REVISTA WARM UP.

MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.