Chefe da Sauber diz que é cedo para avaliar Gutiérrez, mas mostra preocupação com atuação do time

Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, afirmou que ainda é cedo para julgar o desempenho de Esteban Gutiérrez na F1. Dirigente reiterou confiança no mexicano, mas demonstrou preocupação com o desempenho do time

A edição 37 da REVISTA WARM UP com a entrevista de Bruno Senna
Siga a REVISTA WARM UP

Monisha Kaltenborn, chefe da Sauber, afirmou que ainda é cedo para julgar a performance de Esteban Gutiérrez em sua temporada de estreia na F1, mas admitiu que o time vai ficar de olho no novato. Mais jovem do grid, o piloto mexicano tem como melhor posição de largada nas quatro primeiras provas da temporada – Austrália, Malásia, China e Bahrein – um 14º lugar em Sepang. Nas corridas, a melhor atuação do companheiro de Nico Hülkenberg também foi na prova malaia, quando ele recebeu a bandeirada no 12º lugar.
 
“Muito tem a ver com a performance do carro, então você tem de ser cuidadoso para não começar a fazer avaliações após quatro corridas, mas sim, temos de observá-lo de perto e ver se as expectativas estão sendo correspondidas ou não”, disse Kaltenborn à revista britânica ‘Autosport’.
Chefe da Sauber afirmou que ainda é cedo para avaliar Gutiérrez (Foto: Getty Images)
A dirigente, entretanto, afirmou ter confiança total em Gutiérrez. “Não temos nenhuma dúvida em relação a capacidade mental dele de chegar ao topo das coisas e entendê-las”, declarou a dirigente. “Mas, no momento, ele está tendo dificuldades com sua performance. Então precisamos focar em tentar extrair aquele potencial, porque sabemos que está lá."
 
Monisha destacou que Gutiérrez tem dificuldades para ser consistente, mas ponderou que isso é normal para um piloto novato neste ponto da temporada. Ainda assim, Kaltenborn reconheceu que a Sauber mão pode se dar ao luxo de perder oportunidades. 
 
“A consistência não está lá no momento. É claro que podemos dizer que, quando você contrata um piloto novato, você não pode esperar isso neste estágio”, considerou. “Acho que após quatro corridas é rápido demais para fazer este tipo de avaliação”, opinou.
 
“Por um lado, você não pode esperar demais, mas por outro, você tem de esperar muito, porque você tem oportunidades limitadas. E é muito difícil equilibrar isso”, frisou. “Você tem de dar uma chance a ele, mas ao mesmo tempo sabemos que como um time, nós não temos muitas chances, e qualquer coisa que você faça em uma temporada pode ter um impacto direto em suas finanças no futuro. Então é uma decisão difícil”, concluiu. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.