Chefe da Lotus responsabiliza imprensa por apatia dos pilotos e garante: “São livres para dizerem o que pensam”

Chefe da Lotus, Federico Gastaldi contrariou Emerson Fittipaldi e afirmou que o time não diz aos pilotos o que eles têm de dizer aos jornalistas. Dirigente avaliou que foi a postura da mídia que tornou os pilotos apáticos

Reconhecida por sua habilidade nas mídias sociais, a Lotus decidiu responsabilizar a imprensa pela mudança na imagem dos pilotos, que passaram a ser vistos como apáticos e pouco autênticos. 
 
No início da semana, Emerson Fittipaldi criticou a falta de liberdade de expressão na F1 e avaliou que os pilotos se tornaram robôs.
Federico Gastaldi afirmou que a imprensa é culpada pela postura dos pilotos (Foto: Lotus/Facebook)
“Acho que a comunicação é uma grande parte disso. Se tem uma coisa que deveriam permitir, é a liberdade”, disse Emerson em entrevista à publicação norte-americana ‘Motorsport.com’. “Nos Estados Unidos, todos falam em ‘liberdade de expressão’”, seguiu.
 
“Se você guia para a Ferrari, por exemplo, antes da coletiva de imprensa vão te dizer: ‘Você não pode dizer isso’ ou ‘Você não deveria dizer aquilo’. Isso é bobagem”, avaliou. “Eu sou um robô? Ou sou uma personalidade? É isso que está faltando”, defendeu.
 
 Chefe da Lotus, Federico Gastaldi discordou do bicampeão e avaliou que a imprensa é a responsável pela imagem atual dos pilotos.
 
“Entendo o que Emerson está dizendo, mas sei que nós, como equipe, não fazemos nada de forma proativa para impedir que os nossos pilotos digam o que pensam”, garantiu. “Os pilotos são livres para decidirem dizer o que pensam, mas eles estão falando para um mundo muito diferente de quando Emerson era piloto”, observou.
 
“Agora, se você diz algo ligeiramente fora do normal, isso é repetido, de forma deturpada, analisado e regurgitado em todas as formas de mídia e acho que os pilotos adotaram uma abordagem sábia em relação a isso”, opinou. “Quanto menos coisas controversas você disser, menos tempo você tem de passar respondendo perguntas sobre isso! Isso é parte da razão pela qual os pilotos evoluíram para soarem como políticos”, justificou.
 
Gastaldi, então, completou seu raciocínio de uma forma um tanto atípica: “Eles querem guiar e não passar horas discutindo se Kim Kardashian deveria aparecer na capa da Rolling Stone”.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.