Chefe da Haas defende pilotos e diz que mudar dupla “pode trazer problemas”

Mudanças nem sempre são para a melhor. Essa foi a filosofia que fez a Haas manter Romain Grosjean e Kevin Magnussen, mesmo após tantas críticas durante 2019. O chefe Guenther Steiner sente que seria arriscado mudar tudo para 2020

Romain Grosjean e Kevin Magnussen fazem em 2020 a quarta temporada como companheiros de equipe na Haas. A pressão sobre os pilotos cresceu após um 2019 de resultados decepcionantes e acidentes. Os rumores de uma possível mudança não se confirmaram, com o chefe Guenther Steiner dando uma nova chance aos dois. O motivo: trazer pilotos diferentes não é necessariamente uma garantia de sucesso.
 
"Nós éramos uma boa equipe com esses rapazes no passado”, disse Steiner, fazendo referência à temporada 2018 com Grosjean e Magnussen em entrevista à revista alemã ‘Auto Motor und Sport’. “Precisamos voltar ao caminho certo, onde já estivemos com nossos pilotos atuais. Nós conhecemos seus pontos fracos e fortes e sabemos que os pilotos não tiveram culpa alguma por nossa performance em 2019. Certamente não ajudou que eles tenham se batido, mas não foi nosso único problema. Você precisa ver por esse lado: eles fizeram isso [bater] porque queriam o melhor para si e para a equipe. Essa é minha opinião", destacou.
Romain Grosjean e Kevin Magnussen seguem na Haas por mais um ano (Foto: Haas)
A Haas descobriu que os defeitos do VF-19 eram originários de problemas de correlação. Os avanços das atualizações detectados em túnel de vento não se convertiam em carro mais rápido na pista, o que fez a equipe até mesmo voltar às versões antigas do bólido na tentativa de recuperar desempenho. A cereja no bolo foi a série de toques entre Grosjean e Magnussen, vistos nos GPs da Espanha, da Inglaterra e da Alemanha.
 
Ainda assim, Steiner sente que seria arriscado mudar a dupla de pilotos para 2020.
 
"Um novo piloto pode trazer novos problemas. Talvez ele queira fazer tudo diferente. Nós precisamos encontrar o caminho de volta para o fim de 2018. Quando você faz tudo diferente, você deixa mais coisas em aberto e isso aumenta o risco. A última coisa que eu preciso nesse momento é ter grandes riscos", definiu. O dirigente faz referência às dificuldades financeiras da escuderia durante a pandemia do coronavírus.

Steiner, Grosjean e Magnussen ficam no aguardo do início da temporada da Fórmula 1. Por conta do coronavírus, seis etapas foram adiadas e duas canceladas por completo. A previsão atual é de que a disputa se inicie em meados de junho com o GP do Canadá.


 
Paddockast #53
TÉO JOSÉ – O HOMEM QUE 'NÃO PERDE MAIS'

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.