Chefe da Ferrari reconhece erro em estratégia de Vettel no Canadá: “Subestimamos o desgaste dos pneus”

Maurizio Arrivabene admitiu que a tática de duas paradas, escolhida para Sebastian Vettel e também para Kimi Räikkönen, não foi mesmo a melhor. O dirigente italiano filosofou ao dizer: “Não temos de fazer a história maior do que ela é”

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sebastian Vettel foi um dos grandes nomes do GP do Canadá, disputado no último domingo (12) em Montreal. O tetracampeão do mundo pintou como o grande favorito à vitória depois de ter feito uma largada exuberante ao superar Lewis Hamilton e Nico Rosberg e assumir a liderança. Mas uma tática da Ferrari, que no começo pareceu até inteligente, se mostrou equivocada no fim e tirou de Sebastian a chance de voltar a vencer na F1.

 
Ainda no início da corrida, Jenson Button teve de abandonar na reta oposta do circuito Gilles Villeneuve com problemas no motor. A direção de prova acionou o safety-car, e aí a Ferrari viu a chance de adotar uma estratégia diferente, chamando Vettel e também Kimi Räikkönen para trocar os pneus ultramacios pelos supermacios. Mas a maioria dos pilotos, incluindo Hamilton, optou por só uma parada.
Sebastian Vettel assumiu a liderança na largada, mas tática da Ferrari o impediu de vencer em Montreal (Foto: Red Bull)
No fim das contas, os pneus supermacios se desgastaram mais que o imaginado pela Ferrari. Hamilton parou na volta 25 e trocou os ultramacios pelos macios para ir até o fim da corrida. Vettel teve de fazer outra parada no fim para sustentar ao menos o segundo lugar. Kimi adotou a mesma estratégia e foi o sexto colocado.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ao fim da corrida, Maurizio Arrivabene lamentou pela estratégia adotada pela Ferrari no GP do Canadá. “Subestimamos o desgaste dos pneus. É por isso que nós o chamamos. Foi uma decisão equivocada. Nós não temos de fazer a história maior do que ela é. Hoje nós cometemos um erro”, assumiu o dirigente.

“Tenho de me desculpar com a equipe, porque logo após a corrida, a Sky Sports caiu em cima de mim e disse: ‘Quem era o cara que cometeu o erro de estratégia?’”, comentou.
 
“Primeiramente, no meu papel eu não tenho de apontar o dedo para ninguém e se, se, se houver algum erro, este erro está nos meus ombros e não na minha equipe. Dito isso, o que houve com a estratégia. Está claro que apenas dois pilotos fariam uma parada: Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. Nós não tínhamos previsto que Hamilton conseguiria ir até o fim da corrida”, explicou Arrivabene.
 
Se a Ferrari está cada vez mais longe da Mercedes na briga pelo título do Mundial de Construtores, ao menos o time de Maranello voltou a pontuar mais que a Red Bull em uma etapa do campeonato. No Canadá, a Ferrari somou 26 pontos, enquanto os taurinos só marcaram 18. No geral, a Mercedes tem 223, contra 147 a Ferrari e 130 da Red Bull.
PADDOCK GP #32 DEBATE MotoGP, F1, INDY E STOCK CAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.