Chefão da F1, Ecclestone aponta Horner como sucessor ideal: “É preciso conhecer o esporte”

Aos 83 anos e enfrentando a justiça na Alemanha e na Inglaterra, Bernie Ecclestone acredita que o melhor nome para sucedê-lo no comando da F1 seja o chefe da Red Bull, Christian Horner

A cobertura completa do GP do Brasil de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 em Interlagos
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Bernie Ecclestone elegeu Christian Horner como sucessor ideal para comandar a F1 no futuro. O britânico de 83 anos acredita que quem ocupar seu cargo precisa conhecer o esporte, e vê no chefe da Red Bull uma pessoa plenamente capacitada para assumir suas muitas atribuições.

Ecclestone comanda a F1, na prática, desde a década de 1970 – primeiro, como líder das equipes em negociações com a FIA, promotores e parceiros comerciais, depois, como detentor dos direitos comerciais do Mundial. O reinado, contudo, pode estar cada vez mais próximo do fim, pela idade avançada do dirigente e pelos problemas judiciais em que está envolvido na Alemanha e na Inglaterra.

Horner, que completou 40 anos no último fim de semana, chegou à F1 como o mais jovem chefe de equipe ao estrear junto com a Red Bull em 2005, quando tinha 31 anos. Em nove temporadas, comemorou quatro títulos de Pilotos e de Construtores.

Christian Horner e Bernie Ecclestone possuem um bom relacionamento (Foto: Getty Images)

“Christian seria o ideal. Eu ficaria feliz por segurar sua mão. Poderíamos ter um período de transição”, disse Bernie ao ‘Telegraph’.

“É preciso ter alguém que conheça o esporte. Se alguém vem de fora, alguém corporativo, eu não acho que daria certo. Não duraria cinco minutos. As pessoas negociam comigo porque me conhecem. Sabem que sou direto com elas. É como é com Christian. Espero que possamos fazer isso”, avaliou.

Perguntado sobre o tema, Horner se esquivou. “Substituir Bernie seria impossível – certamente com uma pessoa só – então estou bem feliz com o que posso fazer aqui”, falou.

O GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' os eventos que cercam e o GP do Brasil de F1 em Interlagos com os repórteres Flavio Gomes, Evelyn Guimarães e Felipe Giacomelli. Acompanhe o noticiário aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.