Leclerc prevê Red Bull “tão forte quanto no início do ano” no GP da Espanha

Diferentemente do que aconteceu nas corridas anteriores, Charles Leclerc afirmou que as características do circuito em Barcelona são mais favoráveis ao RB20 da Red Bull e, por isso, Max Verstappen larga como favorito à conquista da vitória

Nem mesmo o desempenho ruim da Ferrari no GP do Canadá, realizado há duas semanas, tirou as esperanças de Charles Leclerc de brigar pelo título da temporada 2025 da Fórmula 1. O monegasco revelou que os problemas enfrentados pelo time de Maranello em Montreal já foram resolvidos, mas preferiu jogar a pressão para cima das rivais ao afirmar que Red Bull e Max Verstappen largam como favoritos na briga pela vitória no GP da Espanha.

Após finalmente conseguir subir no degrau mais alto do pódio no GP de Mônaco, o dono da SF-24 #16 viu a diferença para Verstappen cair para apenas 31 pontos na classificação do Mundial de Pilotos. Porém, na etapa seguinte, no circuito Gilles Villeneuve, problemas enfrentados pela escuderia comandada por Frédéric Vasseur ao longo de todo o fim de semana impediram Leclerc de encostar ainda mais, já que ele saiu zerado da ilha de Notre Dame — com isso, a diferença entre líder e segundo colocado agora é de 56 tentos.

Presente em Barcelona para a disputa da décima etapa da temporada, Charles voltou a comentar sobre os problemas vistos no bólido durante a prova no Canadá, mas garantiu que a Ferrari já entendeu o que aconteceu e, por isso, foi capaz de resolver os empecilhos. “Trocar os pneus não mudou nada”, começou o piloto de 26 anos durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (20).

“Tivemos de arriscar com os slicks para ainda ter chances de somar pontos. Nossa corrida foi perdida por causa do motor, não por causa de uma escolha arriscada de pneus”, avaliou. “O importante é que entendemos o que aconteceu ali. No sábado, tivemos problemas no aquecimento dos pneus, por isso não conseguimos ficar entre os dez primeiros. Então, no domingo, houve um problema com o motor. O carro estava ótimo nas curvas, mas na reta estava perdendo mais de 1s em cada volta, então é claro que não tinha chance”, lembrou Leclerc.

Charles Leclerc aponta Red Bull com favorita na Espanha (Foto: Ferrari)

“Não quero revelar qual era exatamente o problema no Canadá. Mas acho que encontramos uma solução. Estamos confiantes de que algo assim não acontecerá novamente. E quando se trata de unidades de propulsão, estamos fazendo malabarismos com o material disponível. Presumo que as outras equipes e pilotos estejam fazendo o mesmo”, apostou o companheiro de Carlos Sainz.

Esquecendo o passado e focando no futuro, Charles também fez a sua previsão para a corrida na Espanha, no próximo domingo. Jogando a pressão para os adversários, o monegasco afirmou que as características do circuito da Catalunha favorecem o RB20 e, por isso, de acordo com ele, a Red Bull sai na frente.

“Espero um desempenho mais forte da Red Bull porque as zebras não têm um papel tão importante aqui como em Monte Carlo e Montreal. E porque as características de inclinação devem ser mais adequadas para o carro deles. Espero que eles sejam tão fortes quanto no início da temporada”, alertou, antes de avaliar o que espera da própria Ferrari.

“Quanto a nós, temos dificuldades em curvas longas e lentas. Temos de trabalhar nisso. Todas as equipes trouxeram melhorias para a Espanha, o que pode ter um impacto no delicado equilíbrio de forças. No final das contas, porém, poderemos estar um pouco atrás da Red Bull na corrida, mas deveremos ser capazes de disputar com eles na classificação”, declarou Leclerc.

F1 2024, GP DE MÔNACO, MONTE CARLO, SÁBADO, CLASSIFICAÇÃO, CHARLES LECLERC, FERRARIF1 2024, GP DE MÔNACO, MONTE CARLO, SÁBADO, CLASSIFICAÇÃO, CHARLES LECLERC, FERRARI
Monegasco ainda acredita na chance de título em 2024 (Foto: Ferrari)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Fernando Alonso ironiza rumores de Adrian Newey na Aston Martin

Apesar de a diferença para Verstappen ter aumentado significativamente após a última rodada, o #16 deixou claro que ainda acredita ser possível conquistar o título, que seria o primeiro da carreira na F1.

“As coisas foram bem até o Canadá, fizemos bons progressos em comparação com onde estávamos há oito meses e temos uma ideia clara de como queremos continuar. Certamente perdi 25 pontos para o Max em Montreal, foi um revés, sem dúvida, mas minhas esperanças pelo título estão intactas. Se eu não acreditasse nisso, não teria de competir. Aproveitamos ao máximo nossas oportunidades até o Canadá e temos de continuar assim”, finalizou.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como de todas as provas do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.