Leclerc fica “sem entender” tática da Ferrari com pneus duros na Hungria: “Perdi corrida aí”

Charles Leclerc questionou a Ferrari ainda no rádio sobre os pneus duros no GP da Hungria deste domingo (31) e disse que queria esticar o stint com os médios, pois o desempenho era bom

Dessa vez, Charles Leclerc não teve culpa, mas sucumbiu novamente a um erro da Ferrari que o fez perder outra corrida aparentemente fácil. No GP da Hungria deste domingo (31), o monegasco admitiu que ficou sem entender por que a equipe italiana resolveu calçá-lo com os compostos mais duros quando os principais adversários iam de médios ou macios. A estratégia foi tão atrapalhada que Leclerc nem chegou a o pódio.

Ainda pelo rádio, o piloto questionou se os demais pilotos do grid que também tinham escolhido os pneus de faixa branca tiveram desempenho semelhante. “Sim, todos foram ruins”, ouviu o monegasco, que não titubeou: “E por que escolhemos essa estratégia?” A única coisa que ouviu de volta foi um “vamos conversar”, vago e sem maiores explicações.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Charles Leclerc teve de parar para trocar para compostos macios no fim da corrida na Hungria (Foto: Reprodução/F1)

Depois da corrida, Leclerc não escondeu a indignação por mais uma vez perder a chance de descontar pontos para Max Verstappen — na verdade, a diferença cresceu ainda mais, uma vez que o piloto da Red Bull venceu a prova. “Não sei ainda [ao ser questionado sobre a estratégia]. Precisamos conversar para entender qual foi a ideia com os compostos duros. Acho que éramos fortes com os médios, e tudo estava sob controle. Não entendi por que trocamos para os pneus duros.”

“Disse pelo rádio que estava confortável com os médios e queria permanecer na pista o máximo de tempo possível porque a sensação era boa. Não entendo por que tomamos uma decisão diferente. Eu estava feliz com o meu ritmo, mas todos só se lembrarão do stint com os pneus duros. Perdi a corrida de hoje aí. 20s na parada e mais 6s com os duros, pois eu estava completamente perdido. Foi aí que perdemos”, disparou.

Depois do erro na França, Leclerc não poupou críticas a si próprio e ainda foi bastante massacrado pela imprensa italiana. Ainda assim, foi para a Hungria — um dos circuitos mais favoráveis à Ferrari no calendário — determinado a vencer, e tudo caminhava para isso antes da parada que definiu o final da corrida.

Ao ser questionado sobre a atitude que teria com o time de Maranello, Leclerc disse apenas que conversaria sobre o assunto. “Vamos falar sobre isso internamente para melhorar”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.