Leclerc defende Ferrari e diz que “não há tendência” após fracassos consecutivos

Charles Leclerc garantiu que os motivos para corridas ruins da Ferrari nas duas últimas etapas foram diferentes e não configuram tendência para temporada 2024 da Fórmula 1

A Ferrari está em maré difícil? Após duas corridas muito abaixo do esperado seguidas, nos GPs de Canadá e Espanha, há quem acredite que sim. Mas Charles Leclerc, durante entrevista oficial dos pilotos antes do GP da Áustria, realizada nesta quinta-feira (27), negou. Para ele, houve apenas azar de emendar duas provas em que diferentes situações jogaram contra.

A situação da Ferrari é mais estranha ainda porque a dificuldade se apresentou após a vitória dominante de Leclerc em Mônaco. Quando a expectativa cresceu de vez para cima dos italianos, dois golpes seguidos caíram em Maranello. Leclerc, contudo, colocou panos quentes.

“Com relação a Montreal, creio que identificamos bastante bem o que estava errado. Era mais uma questão dos pneus. Em Barcelona, foi simplesmente relacionado ao ritmo puro e simples. Estávamos mais lentos que imaginávamos”, afirmou.

“Vamos continuar trabalhando em nós mesmos, tentando otimizar o novo pacote que temos no carro. Foi evidentemente a primeira corrida para isso, em Barcelona, e ainda temos coisas a fazer e encontrar, além de entender nestas novas partes que estamos utilizando. De qualquer maneira, os problemas não foram iguais em Montreal e Barcelona, então não creio que seja uma tendência”, destacou.

Charles Leclerc descarta tendência ruim da Ferrari na F1 2024 (Foto: Ferrari)

A boa notícia para a Ferrari é que a pista austríaca não conta com características que dificultam os carros vermelhos na F1 2024.

“Estamos com dificuldades em curvas longas e de baixa velocidade, algo que aqui na Áustria tem menos. É um bom sinal. Mas também trabalhamos para melhorar o carro nesse tipo de curva, inclusive já demos passos importantes neste caminho nas últimas corridas [com as atualizações], só que sofremos também em outras curvas. Precisamos ajustar tudo, mas o trabalho está sendo feito. Continuo confiante de que esse fim de semana estará tudo bem”, comentou.

Ainda na avaliação de Leclerc, a desvantagem grande da Ferrari em relação às rivais na Espanha veio em duas partes específicas da pista. De qualquer maneira, o momento ainda é de compreensão das atualizações para que a Ferrari consiga voltar a brigar em cima na semana que vem, na Inglaterra.

“Na classificação, perdemos tudo em duas curvas, na cinco e na dez, com a dez sendo a uma curva nas características que eu citei antes, longa e lenta. É nesse tipo de curva que precisamos melhorar. Aqui, temos muitos trechos de alta velocidade, então será um bom teste para saber como iremos em Silverstone, ainda que sejam duas pistas bem diferentes”, colocou.

“Só tivemos as atualizações para uma das provas e temos de entender como ajustar o carro para podermos otimizar os avanços eu fizemos com as novas partes. Espero que estejamos a 100% das forças em Silverstone, brigando por pole e vitória”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Áustria de Fórmula 1 e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificações, além de antes e depois das corridas. Na sexta-feira (28), o único treino livre do final de semana está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, os pilotos realizam a classificação sprint às 11h30. No sábado (29), às 7h, acontece a largada da sprint, ao passo que a classificação oficial será às 11h. Por fim, no domingo (30), os pilotos disputam a corrida no Red Bull Ring a partir das 10h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Ranking GP: as notas dos 20 pilotos no GP da Espanha de F1

RICCIARDO DEMITIDO e substituto DEFINIDO na F1? + Interlagos CANCELA corrida | TTGP #141
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.