Leclerc se contenta com 3º lugar no GP do Azerbaijão: “Não dá para segurar a Red Bull”

Charles Leclerc não teve ritmo para segurar os carros da Red Bull e precisou fazer uma corrida de gerenciamento de pneus para levar a SF-23 até o fim e conquistar o primeiro pódio da Ferrari no ano

A Ferrari conquistou seu primeiro pódio na temporada 2023, depois que Charles Leclerc cruzou a linha de chegada no terceiro lugar no GP do Azerbaijão, realizado na manhã deste domingo (30). O monegasco anotou a pole position na sexta-feira, mas não teve ritmo para fazer frente aos carros da Red Bull e sustentar a posição. Com isso, quatro voltas foram suficientes para ser superado por Max Verstappen e Sergio Pérez.

Apesar de mais uma derrota partindo da pole, Leclerc se animou com o melhor resultado obtido no ano. O #16 da Ferrari reconhece que, no momento, a Red Bull tem um carro consideravelmente melhor — e entende que o desgaste de pneus ainda é um problema para a SF-23.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Leclerc largou na pole, mas não conseguiu segurar o poderio da Red Bull em Baku (Foto: AFP)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Foram duas corridas que eu consegui poupar bem os pneus, mas depois de 51 voltas, não tem como segurar o ritmo da Red Bull, eles são bem mais rápidos. Como eu disse ontem, eles acharam algo que ainda não encontramos”, reconheceu. “Nosso foco é trabalhar bastante e entender o que a gente pode fazer para melhorar a performance”, confessou o piloto, que chegou a 19 poles no currículo em Baku.

O GP do Azerbaijão foi a primeira etapa do ano em que a Ferrari conseguiu somar mais pontos que Aston Martin e Mercedes, rivais diretas na disputa do segundo lugar entre os Construtores. Por isso, Leclerc enxerga uma melhora no desempenho da escuderia italiana, mas ainda não sabe mensurar a real diferença para a Red Bull, líder do campeonato.

“Sinto que estamos um pouco melhores. Mas quando vejo a diferença [para a Red Bull], quando é tão grande assim, acredito que eles não precisam imprimir todo o ritmo. Por isso, não sabemos o quão atrás estamos. A Aston Martin também estava muito rápida hoje, então temos de trabalhar bastante ainda”, finalizou Leclerc.

Com o pódio, o titular da Ferrari sobe para o sexto lugar na tabela do Mundial de Pilotos, com 28 pontos somados. A Fórmula 1 retoma as suas atividades no dia 7 de maio, com o GP de Miami, nos Estados Unidos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.