Leclerc celebra pole da sprint no Azerbaijão e explica batida no fim: “Perdi a traseira”

Charles Leclerc atingiu a barreira de proteção nos últimos segundos da classificação curta do Azerbaijão, mas conseguiu garantir a pole da corrida sprint e explicou incidente

Em duas classificações realizadas pela Fórmula 1 no Azerbaijão, na última sexta-feira (28) e neste sábado, Charles Leclerc levou a melhor nas duas e garantiu tanto a pole da corrida principal quanto a posição de honra da sprint — a ser disputada a partir das 10h30 (horário de Brasília). No entanto, o piloto da Ferrari novamente destacou que a equipe italiana está devendo em ritmo de corrida, o que deve difcultar a manutenção da liderança ao longo da disputa.

“É bom estar rápido aqui, mas nunca vencemos neste lugar, então essa é nossa prioridade”, destacou. “Precisamos trabalhar no carro para encontrarmos mais ritmo de corrida. Nós sempre somos rápidos na classificação, mas quando se trata da corrida, estamos desgastando os pneus demais”, analisou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Charles Leclerc foi o mais rápido nas duas sessões de classificação realizadas em Baku (Foto: AFP)

A sessão acabou encerrada logo depois que Leclerc perdeu o controle do carro na curva 5 e atingiu a barreira de proteção de frente, enquanto tentava fazer uma última volta rápida. O monegasco explicou que tentou usar uma parcela maior da pista, mas encostou na parte suja do traçado e virou um passageiro em direção ao muro.

“Honestamente, tentei usar um pouco mais da pista na curva 5, mas por alguma razão, hoje a pista não estava tão limpa como ontem”, admitiu Leclerc. “Havia muita sujeira no asfalto. Então, ao usar um pouco mais da pista e dos pneus traseiros, foi um pouco demais. Quando você está fora da linha [de corrida], você não consegue mais parar o carro”, explicou.

“Eu perdi a traseira, e tudo que tinha em mente era de bater o carro reto e não danificar a traseira, porque isso daria muito trabalho”, afirmou. “Acho que [quebrei] apenas a asa dianteira, mas vamos checar absolutamente tudo. Não foi uma batida muito grande”, concluiu.

Leclerc bateu na parte final da sessão e danificou a dianteira, mas garantiu a pole mesmo assim (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por fim, o piloto destacou ter visto pontos positivos após a última corrida da Ferrari, na Austrália, mas ainda quer confirmar as boas notícias na pista. Por outro lado, entre as certezas, Leclerc destacou que a equipe vai trazer atualizações para a SF-23 nas próximas etapas.

“Acho que demos alguns passos à frente após o GP da Austrália, mas ainda precisamos confirmar isso”, ressaltou. “Não trouxemos nada especial para essa pista, apenas a baixa aerodinâmica. Demos um passo à frente com a configuração, mas vamos trazer algumas atualizações nas próximas corridas. E vamos continuar trabalhando para melhorarmos”, garantiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. Logo mais, a corrida sprint larga às 10h30 (de Brasília, GMT-3). No domingo, a largada está marcada para as 8h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.