Leclerc admite surpresa com pole no Azerbaijão e diz: “Será difícil manter a ponta”

Charles Leclerc celebrou a volta voadora que lhe rendeu a pole na classificação do GP do Azerbaijão, mas admitiu que será difícil segurar a liderança durante a corrida

Charles Leclerc travou uma batalha ferrenha com o bicampeão mundial Max Verstappen pela pole do GP do Azerbaijão, na classificação desta sexta-feira (28), e admitiu ter se surpreendido pela vitória sobre o rival da Red Bull. Segundo o monegasco, a expectativa da Ferrari era tentar bater Aston Martin e Mercedes no grid de largada, mas o resultado final se provou muito melhor do que o piloto #16 esperava.

“Com certeza, estou surpreso”, admitiu Leclerc. “Chegamos a este fim de semana pensando que seria ótimo estar à frente de Aston Martin e Mercedes na classificação — e estamos na pole. É uma grande surpresa, mas não podemos esquecer que nosso ritmo de corrida ainda está atrás da Red Bull”, explicou.

Reconhecendo a superioridade da Red Bull em ritmo de corrida — principalmente nas retas —, Leclerc admitiu que não será fácil segurar a ponta. A Ferrari tem sofrido principalmente com o desgaste dos pneus, o que pode favorecer um ataque por parte do holandês. Ainda assim, Charles celebrou a volta de 1min40s203 que lhe rendeu a 19ª pole da carreira.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Charles Leclerc conquistou a pole em Baku (Foto: Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Será difícil manter a liderança”, reconheceu o piloto da Ferrari, que vê Verstappen partindo da segunda colocação. “Mas estou feliz com a minha volta, o sentimento foi bom desde o início”, ressaltou.

Por fim, Leclerc analisou a classificação curta da corrida sprint, primeira sessão a ser realizada no sábado. Com a obrigação de usar pneus médios no Q1 e Q2, o monegasco ressaltou a imprevisibilidade do novo formato e a importância de assimilar o ritmo nas duas primeiras partes da atividade.

“Será desafiador porque nós não realmente usamos os médios ainda”, analisou. “O ritmo parece forte. Espero que nós possamos ganhar forma no Q1 e no Q2, para então pisar no Q3”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No sábado, a classificação curta começa às 5h30 (de Brasília, GMT-3), com a corrida sprint também às 10h. No domingo, a largada está marcada para as 8h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.