Sainz faz agrado à torcida em Barcelona e lidera TL3 do GP da Espanha. Norris é 2º

Carlos Sainz foi 0s030 mais rápido que Lando Norris e liderou o TL3 do GP da Espanha, realizado neste sábado. Charles Leclerc e Max Verstappen vieram na sequência

Carlos Sainz deixou o torcedor presente no circuito da Catalunha, palco do GP da Espanha, sonhar ao liderar o TL3 deste sábado (22). O espanhol cravou 1min13s013, superando Lando Norris em apenas 0s030.

Novamente, a F1 viu um treino livre tranquilo e com poucos erros de pilotos, mas com o asfalto tão quente quanto o encarado no dia anterior. Uma sessão, portanto, onde foi preciso um trabalho muito mais focado em poupar borracha, e foi o que aconteceu. De início, a liderança ficou nas mãos de George Russell por boa parte, mas Norris e Sainz apareceram fortes no final, com o piloto da Ferrari levando a melhor.

Max Verstappen até tentou se colocar no bolo depois de figurar por boa parte do TL3 no meio do pelotão por conta dos pneus médios, mas ficou apenas em quarto, atrás de Charles Leclerc.

Os Mercedes, Russell e Lewis Hamilton, vieram na sequência, com Sergio Pérez, Alexander Albon, Fernando Alonso e Oscar Piastri fechando o top-10

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (22), a classificação está marcada para as 11h (de Brasília, GMT-3). Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Mercedes na frente, Red Bull favorita: o que aprendemos nos TLs da Espanha

Carlos Sainz em ação no TL3 da Espanha (Foto: Ferrari)

Confira como foi o TL3 da F1 em Barcelona:

O dia começou com um baita susto para a McLaren, que sofreu com um incêndio no motorhome localizado no circuito da Catalunha. Fogo controlado, a ação na pista se desenrolou com pouca movimentação nos primeiros 15 minutos de sessão. Dos 20, apenas nove marcaram tempos de volta, com Russell assumindo a liderança, de pneus macios, e trazendo consigo a dupla da Ferrari, Sainz e Leclerc. Hamilton era o quarto, com Verstappen, de médios, na sequência.

Norris, então, foi para a pista e, de compostos C2, ficou a apenas 0s104 do 1min13s431 feito pelo #63 da Mercedes. Aos poucos, todos os que ainda aguardavam nos boxes também partiram em busca de voltas rápidas, e o top-10 surgiu com Russell, Norris, Sainz, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Esteban Ocon, Piastri, Pierre Gasly e Albon a 35 minutos do fim da sessão.

Com 27°C de temperatura ambiente, o asfalto já atingia 43°C, mesmo cenário que levantou muita preocupação após os treinos livres por causa do superaquecimento dos pneus. E talvez essa tenha sido a razão de a Red Bull poupar o composto C3 para a classificação, uma vez que a posição de largada em Barcelona, pista de difícil ultrapassagem, é de suma importância.

Com metade da sessão completa, o top-10 seguia sem alterações, com Russell ainda mantendo a liderança. Não demorou, portanto, para os long runs começarem, novamente com os times variando entre macios e médios, excluindo os duros. Apenas quando Albon resolveu arriscar mais um jogo com os pneus de faixa vermelha que houve mudanças, com o tailandês saltando para quinto.

Norris, então, colocou os macios também, só que em ritmo de classificação. No primeiro setor, tirou um pouco da diferença para Russell, porém não o bastante para pintar o trecho de roxo. Nos seguintes, contudo, a performance foi bem melhor, e o #4 melhorou a marca de George em 0s3 ao virar 1min13s043.

Os carros da Haas também deram um salto considerável e colocaram-se em oitavo e nono com Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen, respectivamente. Verstappen já era apenas o décimo, porém ainda de compostos médios. Pérez, por sua vez, surgia em 16º, atrás do Aston Martin de Alonso e à frente da RB de Daniel Ricciardo.

Perto dos dez minutos finais, Hamilton fez o seu melhor primeiro setor e pegou o trecho intermediário, pronto para recolocar a Mercedes na liderança. Só que a perda significativa de tempo na parte final não foi suficiente para desbancar o carro da McLaren, ficando ao menos à frente do companheiro de equipe, Russell.

Enquanto Lance Stroll jogava Hamilton para a brita e ainda reclamava do heptacampeão, Sainz acertou o último setor e desbancou Norris, indo para a liderança. Leclerc até foi melhor nas duas primeiras partes, só que a última da pista realmente fez diferença, e Charles não conseguiu superar nem Norris, ficando em terceiro. De macios, Verstappen descolou do meio do pelotão e subiu para quarto.

No fim, com o cronômetro perto de zerar, ainda teve uma tentativa final de Leclerc ser a melhor Ferrari da última sessão de treinos livres, só que Norris acabou atrapalhando o monegasco, que resolveu dar o troco ali, na pista, dando uma fechada daquelas no #4 da McLaren. Não havia, portanto, mais tempo para nada, e coube a Sainz a liderança antes da classificação.

Fórmula 1 2024, GP da Espanha, Barcelona, TL3:

1C SAINZFerrari1:13.013 
2L NORRISMcLaren Mercedes1:13.043+0.030
3C LECLERCFerrari1:13.050+0.037
4M VERSTAPPENRed Bull RBPT Honda1:13.087+0.074
5G RUSSELLMercedes1:13.164+0.151
6L HAMILTONMercedes1:13.359+0.346
7S PÉREZRed Bull RBPT Honda1:13.723+0.710
8A ALBONWilliams Mercedes1:13.753+0.740
9F ALONSOAston Martin Mercedes1:13.786+0.773
10O PIASTRIMcLaren Mercedes1:13.907+0.894
11E OCONAlpine1:13.950+0.937
12P GASLYAlpine1:13.964+0.951
13N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:13.975+0.962
14V BOTTASSauber Ferrari1:14.024+1.011
15K MAGNUSSENHaas Ferrari1:14.074+1.061
16D RICCIARDORB Honda1:14.161+1.148
17L STROLLAston Martin Mercedes1:14.254+1.241
18Y TSUNODARB Honda1:14.420+1.407
19G ZHOUSauber Ferrari1:14.572+1.559
20L SARGEANTWilliams Mercedes1:14.729+1.716
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.