Sainz detalha estratégia com Norris em Singapura: “Mercedes teria me passado fácil”

Carlos Sainz falou sobre a estratégia de segurar o ritmo para que Lando Norris pudesse se defender das Mercedes em Singapura e garantir a vitória do espanhol em Marina Bay

Carlos Sainz venceu na Fórmula 1 pela segunda vez com o triunfo do último domingo (18), conquistado no GP de Singapura, e que certamente entra para a lista das grandes atuações da carreira do espanhol da Ferrari. Além de pole-position e liderar quase todas as voltas, o piloto de 29 anos também teve uma grande atuação defensiva na reta final para segurar Lando Norris, George Russell e Lewis Hamilton.

Parte da estratégia de Sainz foi de manter Norris — com quem compartilhou garagem na McLaren em 2019 e 2020 — na distância suficiente para utilizar o DRS para se defender dos pilotos da Mercedes, que tinham mais ritmo nos pneus novos e eram ameaças concretas a desbancar Carlos em Marina Bay.

“É sempre complicado, porque você se coloca com mais pressão. Você sabe que não pode travar, não pode cometer um simples erro, porque significa que Lando vai ter a chance de te passar com DRS. Então, neste ponto, você decide dar o DRS a ele, esperando que seja suficiente para segurar as Mercedes”, declarou o piloto na coletiva de imprensa pós-corrida.

Ferrari volta ao lugar mais alto do pódio após 25 corridas (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sainz também exemplificou uma situação onde conseguiu abrir distância para Lando, mas precisou repetir a estratégia de diminuir o ritmo para que o inglês pudesse se defender das Mercedes. Eventualmente, a dupla ‘Carlando’ cruzou a linha de chegada em 1-2, com Lewis Hamilton em terceiro após a batida de George Russell na volta final.

“Teve uma volta, acho que Lando defendeu na curva 16 e 17, e tive de segurar um pouco nas curvas 1, 2 e 3 para dar o DRS a ele de novo. Acho que isso salvou minha corrida e também a segunda posição do Lando. Se não fosse isso, estaria morto. Se as Mercedes tivessem ultrapassado Lando, acho que poderiam ter passado por mim com facilidade”, completou.

Fórmula 1 retorna já no próximo domingo (24), com o GP do Japão, disputado em Suzuka. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as emoções do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.