Sainz confirma saída da Ferrari e diz que “notícias sobre futuro virão em breve”

Carlos Sainz oficializou que deixará a Ferrari ao fim de 2024 para a chegada de Lewis Hamilton. Espanhol, que foi ligado com Red Bull e Audi recentemente, anunciou que notícias sobre futuro virão em breve

Minutos após a confirmação da chegada do heptacampeão mundial Lewis Hamilton a partir de 2025, Carlos Sainz oficializou, nesta quinta-feira (1), que deixará a Ferrari ao fim da temporada 2024. O piloto espanhol está no time desde 2021 e tinha contrato expirante com a Scuderia.

“Dando sequência de hoje, a Ferrari e eu decidimos nos separar ao fim de 2024. Nós ainda temos uma longa temporada pela frente e, como sempre, darei meu melhor para o time e para a Tifosi ao redor do mundo. Notícias sobre meu futuro serão anunciadas em seu devido tempo”, declarou.

A notícia de Lewis caiu como uma bomba no mundo da Fórmula 1. Hamilton vai chegar à Ferrari após 12 temporadas na Mercedes, equipe que o ajudou a conquistar seis títulos mundiais e se consolidar como um dos maiores pilotos de todos os tempos — o outro título foi em 2008, quando corria pela McLaren, equipe que deixou no final de 2012. A saída de Lewis da Mercedes, a partir de uma ativação em cláusula rescisória, veio alguns minutos antes, exatamente às 16h (em Brasília).

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz (Foto: AFP)

No final do ano passado, durante o tradicional almoço de Natal que a equipe realiza, o chefe do time, Frédéric Vasseur, assegurou que a intenção era definir novos contratos para a dupla ainda no início de 2024, mas apenas uma parte da promessa foi cumprida. O jornal La Gazzetta dello Sport informou em dezembro que Carlos Sainz queria um contrato de dois anos, mas a Ferrari não estava disposta a aceitar por querer avaliar o mercado de pilotos.

Recentemente, o nome de Carlos foi ligado com duas equipes: o primeiro, da Audi. A montadora das quatro argolas entrará no grid em 2026, e notícias que circulavam na imprensa internacional apontavam que Sainz era o nome preferido do time para comandar o projeto. A outra é a Red Bull, na vaga de Sergio Pérez. O espanhol foi piloto da academia do time e iniciou a trajetória na Fórmula 1 pela Toro Rosso, entre 2015 e 2017.

Ao total, foram 65 corridas de Sainz pela Ferrari, com 2 vitórias, 16 pódios, 5 poles e 610,5 pontos conquistados. O espanhol desembarcou no time em 2021 para substituir o tetracampeão mundial Sebastian Vettel.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.