Sainz admite que “aprendeu a confiar em poucas pessoas” ao negociar futuro na F1

Ainda sem futuro definido para a temporada 2025, Carlos Sainz destacou "o quão duro" é a Fórmula 1 em meio às negociações sobre contrato: "Esporte muito político"

Principal personagem do mercado de pilotos para a temporada 2025 desde o início de fevereiro, quando foi anunciado que Lewis Hamilton tomaria seu lugar na Ferrari, Carlos Sainz afirmou que tem aprendido muito sobre como realmente funcionam os bastidores da Fórmula 1 nos últimos meses. De acordo com o espanhol, em meio às negociações que teve para definir o futuro na categoria, ele percebeu que pode “confiar apenas em poucas pessoas”.

Ainda sem contrato para o próximo ano, o atual companheiro de equipe de Charles Leclerc já teve o nome ligado à equipes como Sauber — que se tornará Audi em 2026 —, Williams e, mais recentemente, Alpine. Antes do fim de semana do GP da Espanha, realizado no último domingo (23), Sainz chegou a dizer que deve anunciar o destino “em breve”, explicando que está analisando com calma as “várias opções” que tem sobre a mesa.

Mesmo que ainda não tenha definido quais cores irá vestir após o fim de 2024, Carlos garantiu que aprendeu algumas lições importantes sobre a classe rainha e as pessoas que fazem parte dela. “Em primeiro lugar, a situação pela qual tenho passado este ano me fez aprender muito sobre a F1 em geral”, disse o dono da SF-24 #55 na coletiva de imprensa do GP da Áustria, realizada nesta quinta-feira.

“Conversar com as equipes me mostrou o quão duro é esse esporte e também, às vezes, o quão pouco você pode acreditar no que as pessoas dizem no início das negociações, nas conversas e, principalmente, nas próprias pessoas. Também aprendi a confiar em poucas pessoas no paddock porque esse realmente é um esporte muito político”, continuou.

Carlos Sainz ficou com o sexto lugar no GP da Espanha (Foto: Ferrari)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Gasly e Stroll de contratos renovados: confira como está grid da F1 para 2025

“Há muitas coisas envolvidas, e toda a situação me fez ter uma imagem melhor da Fórmula 1, sem entrar muito em detalhes”, acrescentou o madrilenho, que admitiu ter estudado cautelosamente cada equipe para entender a situação de cada uma dentro do cenário atual, mas deixou claro que a performance em pista não é o único fator analisado.

“Aprendi muito sobre a posição em que cada equipe está, principalmente em relação aos times para os quais posso me transferir no ano que vem. Aprofundei-me muito no estado em que eles estão e na situação atual de cada”, declarou Sainz. “Estou fazendo um exercício comigo mesmo de realmente tentar evitar olhar para o desempenho de cada equipe em cada corrida e apenas focar no projeto e no sentimento que tenho ao conversar com cada uma delas e, obviamente, olhar os contratos”, acrescentou.

“Não é fácil, porque às vezes você apenas analisa quem é mais rápido. Mas não acho que a última corrida de cada equipe seja também um ponto representativo de onde elas vão estar nos próximos anos”, finalizou o piloto da Ferrari.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Áustria de Fórmula 1 e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificações, além de antes e depois das corridas. Na sexta-feira (28), o único treino livre do final de semana está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, os pilotos realizam a classificação sprint às 11h30. No sábado (29), às 7h, acontece a largada da sprint, ao passo que a classificação oficial será às 11h. Por fim, no domingo (30), os pilotos disputam a corrida no Red Bull Ring a partir das 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.