Brawn diz que Halo não altera DNA da F1. Mas próxima geração dos carros vai apresentar novidades no design

Diretor-esportivo da F1, Ross Brawn falou ao GRANDE PRÊMIO sobre a introdução do Halo nos carros do próximo ano. O dirigente está confiante de que a peça é a melhor solução para ampliar a segurança do cockpit, mas que, em 2019, a nova geração de bólidos terá um design diferente

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A F1 vai partir mesmo para a tentativa de ampliar a proteção do cockpit utilizando o Halo, que é uma espécie de arco que encobre o habitáculo do piloto. A peça passa a fazer parte dos carros a partir de 2018, depois de ser sido adiada por um ano. Ao longo das últimas temporadas, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) vem insistindo no uso de um elemento que melhore a segurança e o Halo acabou ganhando a preferência. A entidade, com a ajuda das equipes, conduziu diversos testes. Todos os praticamente já tiveram a chance de andar com o recurso instalado no bólido, por isso a decisão de finalmente colocá-lo em prática.

 
É bem verdade que a categoria chegou a testar outra solução, o Aeroscreen, projeto criado pela Red Bull que se assemelha ao que é usando em aviões caça. Mas o arco foi o escolhido, ainda diante da resistência de muitos pilotos e dirigentes. E Ross Brawn, agora diretor-esportivo da F1, acredita que, por ora, a peça é o melhor que a FIA tem para aperfeiçoar e deixar o cockpit mais seguro, reduzindo a chance de o piloto ser atingido por algum estilhaço de outro carro.
 
Falando ao GRANDE PRÊMIO em Austin, onde a F1 disputou a 17ª etapa da temporada, Brawn confirmou que elemento é realmente o melhor caminho, por ora. “Acho que temos agora todas as informações disponíveis do que precisamos fazer. O Halo é a melhor solução que encontramos até agora. Eu acho que, com maior trabalho e novas soluções evoluindo, podemos até considerar no futuro. Mas, por ora, é a melhor solução”, afirmou o dirigente.
Ross Brawn deixou claro que o Halo é a melhor solução para a F1 (Foto: Twitter)
O ex-diretor de Mercedes e Ferrari também revelou, porém, que o próprio Halo precisa evoluir mais e encontrar uma forma de ser melhor integrado ao carro. “Talvez o que falte é ficar um pouco mais integrado ao design. A próxima geração dos carros da F1 já será feita com isso em mente. Por ora, será apenas algo que será acrescentado ao F1.”
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Mas no futuro será um pouco melhor integrado ao carro e vai se tornar algo com que todos vão se acostumar”, disse Brawn, que compreende que “os custos, de fato, serão aumentados com a chegada do Halo, mas que a segurança precisa ser considerada”.
 
Questionado sobre a resistência de alguns competidores e do insistente debate sobre o fato de que o Halo pode descaracterizar o monoposto. “Acredito também que não vai alterar o DNA dos carros de F1, não. Todas as melhorias que fizemos em termos de segurança vêm funcionando bem. Não tenho certeza se esse debate entre risco e emoção é muito válido. Não quero perder um piloto por não ter feito tudo para evitar um acidente. Quer dizer, isso é muito mais importante. A segurança é mais importante”, concluiu.
Halo na F3 norte-americana (Foto: Evelyn Guimarães/Grande Prêmio)
Durante o fim de semana texano da F1, foi apresentada a versão norte-americana da F3, que passará a ser disputa a partir de 2018. E seguinte a premissa da FIA de incorporar o Halo em todas os campeonatos de monopostos, o carro da categoria-escola já surgiu com a peça integrada no Circuito das Américas. 
VIGIAR E PUNIR

COM GALID OSMAN, PADDOCK GP #101 QUESTIONA: VERSTAPPEN MERECEU PUNIÇÃO EM AUSTIN?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.