Bottas tem desempenho 40 vezes melhor em ano que começou com erro em Melbourne: “Foi bom para eu me ligar”

Quarto colocado no Mundial de F1, Valtteri Bottas acredita que fez um bom campeonato, mas que, não fossem alguns erros, poderia ter se saído ainda melhor e até mesmo marcado a pole no GP da Áustria

A temporada de estreia de Valtteri Bottas na F1 foi um tanto complicada. Com um carro ruim da Williams, o máximo que conseguiu foi marcar quatro pontos ao chegar em sétimo no GP dos EUA. Neste ano, já tem um desempenho quase 40 vezes melhor.

Bottas foi ao pódio cinco vezes com o FW36 e tem 155 pontos no Mundial de Pilotos, quantia que o coloca na quarta colocação após 17 das 19 corridas.

Em Interlagos, antes do GP do Brasil, o finlandês fez uma avaliação do crescimento ao longo deste segundo ano como titular na F1.

“Na primeira corrida deste ano, eu era um piloto melhor do que no ano passado, mas durante a temporada acho que pude melhorar muito e ganhar muita confiança no carro”, disse.

“A experiência sempre ajuda, e você nunca deixa de melhorar se essa é a meta. Olhando para a temporada como um todo, há muitas coisas que as pessoas podem fazer melhor, mas ainda posso melhorar”, prosseguiu.

Bottas certamente iria ao pódio no GP da Austrália, mas errou e perdeu a chance de abrir o campeonato levando um troféu para casa (Foto: Getty Images)

Na primeira prova da temporada, Bottas tinha tudo para ir ao pódio apesar de ter largado na 15ª posição, mas um erro bobo ainda nas voltas iniciais — bater no muro sozinho com a roda traseira direita enquanto fazia um progresso incrível — o jogou novamente para o fim da fila. Em nova recuperação, terminou em quinto.

Melbourne foi bom para eu me ligar. Acalmar um pouco. Quando acertei o muro lá, aprendi muito daquele fim de semana. Em muitos finais de semana, quando você tem uma sensação boa como aquela, você quer atacar mais, eu me lembro daquela corrida porque se você quer marcar os pontos, precisa terminar a corrida, se quer ir ao pódio, se você não vê a bandeirada, não briga pela vitória”, comentou o piloto.

Bottas avaliou que também houve momentos em que não foi muito agressivo e listou o GP da Espanha como um dos melhores — foi quarto naquela corrida em uma pista que não favorecia muito a Williams. Também acredita que “poderia ter feito a pole” no GP da Áustria e celebrou como pôde chegar perto das Mercedes na classificação na Rússia mesmo errando no último setor da pista de Sochi.

Bottas e Massa estão fazendo o melhor ano da Williams desde 2003 (Foto: Getty Images)

Ainda, o finlandês falou a respeito da experiência que Felipe Massa tem e como o brasileiro, em alguns momentos, conseguiu ajudar a equipe com isso.

“Tem sido muito bom ter a experiência do Felipe, pois houve algumas situações em que o acerto do carro em que ele usou a experiência do passado para ajudar em algo que não funcionou”, afirmou.

“A vantagem dessa experiência, mas nada que mude o jogo”, completou.

Massa, apesar dessa experiência, encarou muito mais problemas durante o ano e por isso é o oitavo colocado no Mundial de Pilotos com 83 pontos.

Somados os esforços de ambos, a Williams está muito próxima de terminar o Mundial de Construtores no top-3 pela primeira vez desde 2003. Neste domingo, a dupla vai largar na segunda fila do grid, com Bottas partindo da quarta posição.

SOBERANIA 

Nico Rosberg é, com todos os méritos, o pole do GP do Brasil deste ano. Com um desempenho notável e imbativel, o alemão da Mercedes corroborou o que se esperava dele e de um candidato ao título para ficar com o primeiro lugar no grid em Interlagos. É a décima vez que Rosberg sai na frente nesta temporada. Lewis Hamilton larga a seu lado, com um tempo 0s033 atrás.

Felipe Massa teve ótimo desempenho e larga na terceira posição. Seu companheiro, Valtteri Bottas, é o quarto no grid.

Leia a reportagem completa da classificação do GP do Brasil no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.