Áustria considera realizar GP de F1 sem público. Holanda faz oposição

Não há consenso a respeito da realização ou não de GPs de F1 sem público, medida para aliviar efeitos da pandemia. O ministro dos esportes da Áustria se disse aberto à alternativa, isso enquanto o GP da Holanda espera ordens da FIA

A possibilidade de realizar GPs de Fórmula 1 com portões fechados ganhou força nas últimas semanas, principalmente após o próprio Liberty Media abrir o jogo a respeito de como realizar a temporada 2020. O calendário, já muito afetado pela pandemia do coronavírus, agora depende também de quais provas poderão acontecer sem público, medida que ainda não encontra consenso.
 
Na Áustria, onde se localiza o Red Bull Ring, a opção de correr com portões fechados é avaliada. Werner Kogler, ministro dos esporte do país, segue no aguardo de movimentos da parte da F1.
 
“Apesar do fato de que não sou responsável por isso, é algo possível para mim. Se as equipes de Fórmula 1 conseguirem se aprontar [para realizar GPs], certamente seria uma possibilidade”, disse Kogler, falando ao jornal ‘Kleine Zeitung’.
O GP da Holanda deveria acontecer em maio, mas foi adiado (Foto: Jarno Schurgers/Red Bull Content Pool)
Não muito distante da Áustria, a Holanda toma opção distinta. Jan Lammers, diretor do GP em Zandvoort e ex-piloto, revela que a organização da prova só vai cogitar fechar portões se houver um pedido direto da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
 
“Não vamos pensar na opção de uma corrida sem público até que a FIA nos peça isso, e ainda não recebemos nenhum pedido”, afirmou Lammers, falando ao site ‘nu.nl’. “A F1 precisa pensar de forma muito criativa a respeito de como começar a temporada em meio ao coronavírus. O plano do Brawn é uma das várias opções. Há muitas soluções hipotéticas, mas não é muito útil pensar em cada uma enquanto não for algo concreto”, seguiu.
 
O GP da Holanda estava originalmente previsto para 3 de maio, mas foi adiado em março. O interesse de realizar a prova em Zandvoort se sustenta principalmente no fato de ser uma novidade no calendário e na febre que é Max Verstappen para o público local. Já o GP da Áustria segue marcado para 5 de julho, mas ainda dependendo dos próximos passos da pandemia em solo europeu.
 
Paddockast #56
QUEM VAI SER O PRÓXIMO BRASILEIRO NA F1?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.