Audi pretende trocar DTM e Mundial de Endurance por F1 a partir da temporada 2016, diz revista inglesa

De acordo com reportagem da revista inglesa 'Auto Express', a Audi deve deixar o DTM e o Mundial de Endurance para tocar um projeto na F1 a partir de 2016. A montadora ainda pretende comprar uma equipe já estabelecida no Mundial para a iniciativa. Red Bull e Toro Rosso estão na mira da fabricante

A Audi está se preparando para abandonar as provas do DTM e o projeto de longa data em Le Mans, incluindo aí a participação no Mundial de Endurance também, em favor da F1 a partir da temporada 2016. A informação é da revista inglesa 'Auto Express'.

De acordo com a publicação, a manobra é uma vontade do Grupo Volkswagen, que controla a marca das quatro argolas. Entende-se que a Audi vai mesmo ceder à pressão interna da gigante alemã e deixar as provas de turismo e de endurance, para também abrir caminho para a Porsche, a marca irmã que retornou à prova de longa duração neste ano. A reportagem vai ainda mais longe e fala em um acordo de compra da Red Bull ou da Toro Rosso.

Segundo a matéria, a montadora pretende combinar os orçamentos dispensados com o DTM e o WEC, além de um significativo patrocínio da marca austríaca de bebidas energéticas, para competir na F1. Acredita-se que a marca esteve perto de entrar no Mundial em 2013 e que a mudança no regulamento freou os planos — a Audi havia feito um pedido ao Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA para considerar, no final de 2010, uma alteração dos motores e a adoção do sistema turbo de quatro cilindros, mas a Comissão da F1 acabou optando pelo V6 turbo de 1.6 L para a temporada deste ano.

O Audi pode trocar WEC e DTM por F1 em 2016 (Foto: Getty Images)

Diante disso, a publicação também relatou que a Audi e a Volkswagen já estão trabalhando, desde o início deste ano, em unidades de força que obedecem ao atual regulamento da F1.

Enquanto avança no desenvolvimento das unidades e do sistema híbrido-elétrico, também é certo que a fabricante germânica também deseja comprar uma equipe já estabelecida do grid ao invés de criar uma do zero, em uma manobra semelhante a feita pela rival Mercedes, que atualmente domina a F1.

A 'AutoExpress' revelou que a própria Red Bull e a irmã Toro Rosso estão no mira da montadora, fazendo referência à ligação histórica entre o presidente da Volkswagen, Ferdinand Piech, e o dono da marca dos energéticos, Dietrich Mateschitz. Os austríacos são os principais patrocinadores da Audi no DTM.

A partida da Audi de Le Mans, se realmente se confirmar, vai colocar um fim ao período de grande domínio da marca em La Sarthe. Desde 2000, a montadora já ganhou 13 vezes a famosa corrida e começa a ameaçar o recorde que ainda pertence à Porsche, com 16 triunfos. A Audi também obteve a primeira vitória com um carro a diesel e se tornou também a primeira a vencer com um modelo híbrido.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.