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A F1 terá uma resposta sobre a decisão da proteção de cockpit para a temporada 2017 até o dia 1º de julho. É essa a data limite para definir entre o Halo, o Aeroscreen ou qualquer outro tipo de proteção que virá a ser o primeiro da história da F1.
Segundo o diretor-técnico da FIA, Charlie Whiting –
que gostou mais do Aeroscreen que do Halo -, é o tempo necessário para se traçar alguma estratégia com parcimônia. "Não seria razoável se não tivéssemos um caminho claro até lá", disse.
Depois da primeira aparição, Whiting falou um pouco sobre o que ainda restringe o Aeroscreen. Disse que precisa ser criado um revestimento que iniba especialmente que a luz atrapalhe na parte de dentro da proteção. E, fora, chuva e objetos diversos não podem ficar na frente dos olhos do piloto. Outro fator é o tamanho, que, segundo ele, entra no caminho do movimento natural da cabeça dos pilotos.
Daniel Ricciardo testa Aeroscreen durante o primeiro treino livre da F1 em Sóchi, na Rússia (Foto: Getty Images)
"Em julho, esperamos que eles tenham – e estão otimistas de que podem – algum revestimento anti-reflexo para a parte de dentro. Entendemos que pode ser difícil em lugares onde existem prédios altos, árvores, sol baixo e esses efeitos que você terá em Mônaco ou Monza, onde há atributos naturais", seguiu. "Também vai haver um revestimento do lado de fora para repelir a chuva e evitar que qualquer tipo de coisa grude ali", afirmou Charlie.
"No momento, é muito grande e está causando problemas. O que estamos fazendo quanto a isso é um trabalho de medição com um manequim para tentar simular mais precisamente quanto espaço você precisa para se certificar de que a cabeça do piloto não faça contato – já que ambas são estruturas grandes", explicou.
A necessidade do tempo entre a escolha do modelo e a adoção dele se dá ao fato que tanto o Halo quanto o Aeroscreen ou qualquer proteção de cockpit deste naipe obrigam mudanças estruturais no cockpit para que funcionem a 100% da capacidade. Whiting espera que, em duas semanas, a análise no Aeroscreen esteja realizada.
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