Após testes do Aeroscreen, FIA estabelece 1º de julho como data limite para decisão sobre proteção do cockpit na F1

Os primeiros testes de pista do Aeroscreen aconteceram neste último final de semana na Rússia, mas ajustes precisarão ser feitos para os testes na Espanha e em Mônaco. A FIA, por meio do diretor-técnico Charlie Whiting, afirmou que o primeiro dia de julho é a data para a decisão sobre qual protetor de cockpit a F1 vai adotar para 2017

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A F1 terá uma resposta sobre a decisão da proteção de cockpit para a temporada 2017 até o dia 1º de julho. É essa a data limite para definir entre o Halo, o Aeroscreen ou qualquer outro tipo de proteção que virá a ser o primeiro da história da F1.

 
Depois da a Ferrari ter testado o Halo durante a pré-temporada em Montmeló, agora foi a Red Bull quem, depois de muito suspense, fez o teste do Aeroscreen nos treinos livres na Rússia e vai repetir os procedimentos na Espanha e em Mônaco. 
 
Segundo o diretor-técnico da FIA, Charlie Whiting – que gostou mais do Aeroscreen que do Halo -, é o tempo necessário para se traçar alguma estratégia com parcimônia. "Não seria razoável se não tivéssemos um caminho claro até lá", disse. 
 
Depois da primeira aparição, Whiting falou um pouco sobre o que ainda restringe o Aeroscreen. Disse que precisa ser criado um revestimento que iniba especialmente que a luz atrapalhe na parte de dentro da proteção. E, fora, chuva e objetos diversos não podem ficar na frente dos olhos do piloto. Outro fator é o tamanho, que, segundo ele, entra no caminho do movimento natural da cabeça dos pilotos.
Daniel Ricciardo testa Aeroscreen durante o primeiro treino livre da F1 em Sóchi, na Rússia (Foto: Getty Images)
"Em julho, esperamos que eles tenham – e estão otimistas de que podem – algum revestimento anti-reflexo para a parte de dentro. Entendemos que pode ser difícil em lugares onde existem prédios altos, árvores, sol baixo e esses efeitos que você terá em Mônaco ou Monza, onde há atributos naturais", seguiu. "Também vai haver um revestimento do lado de fora para repelir a chuva e evitar que qualquer tipo de coisa grude ali", afirmou Charlie.
 
"No momento, é muito grande e está causando problemas. O que estamos fazendo quanto a isso é um trabalho de medição com um manequim para tentar simular mais precisamente quanto espaço você precisa para se certificar de que a cabeça do piloto não faça contato – já que ambas são estruturas grandes", explicou.
 
A necessidade do tempo entre a escolha do modelo e a adoção dele se dá ao fato que tanto o Halo quanto o Aeroscreen ou qualquer proteção de cockpit deste naipe obrigam mudanças estruturais no cockpit para que funcionem a 100% da capacidade. Whiting espera que, em duas semanas, a análise no Aeroscreen esteja realizada.

 
PADDOCK GP #26 (VERSÃO 3) DEBATE F-E, MOTOGP, INDY E F-1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.