Após desclassificação de Massa em Interlagos, FIA muda procedimento de medição no grid da F1

Depois do problema que resultou na desclassificação de Felipe Massa no GP do Brasil, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu modificar o procedimento de medição no grid da F1. A partir de agora, os times deverão acompanhar de perto o processo e terão a opção de reagir antes da largada

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu mudar o procedimento de medição de temperatura e pressão dos pneus após os problemas com a Williams de Felipe Massa no GP do Brasil. A alteração é resultado de uma investigação interna do time de Grove, entregue a entidade máxima pelo diretor-técnico Pat Symonds.
 
O cobertore de pneus deve estar suficientemente aberto na hora da medição (Foto: Andrew Hone/Pirelli)
A Williams chegou a considerar recorrer da punição ao brasileiro, mas acabou voltando atrás. Massa justificou a decisão, pois, além do fator financeiro que representaria a entrada de um recurso, a recuperação de seis pontos não mudaria em nada sua posição na tabela.
 
 Nenhum dos executivos da Williams sabia que o pneu de Massa havia sido verificado no grid pelo delegado técnico da FIA, Jo Bauer, e seu assistente, Kris de Groot, Além disso, a equipe só tomou conhecimento da discrepância na temperatura do pneu durante a corrida, por meio de uma mensagem oficial da entidade.
 
Assim, a partir de agora, qualquer checagem de pneus feita pela FIA terá de ser acompanhada pelo engenheiro do carro, que será informado sobre qualquer problema. Com a mudança, se a FIA identificar um problema, os times terão a opção de deixar o grid, trocar os pneus e largar do pit-lane.
 
De acordo com a Williams, a medição feita pela FIA foi afetada pelo calor refletido pelo cobertor de pneus, o que resultou na marca de 137°C, que, segundo a equipe, não era a temperatura do pneu em si.
 
A explicação de Grove não foi aceita oficialmente pela entidade, mas a FIA vai ajustar seu processo de medição, garantindo que o cobertor esteja suficientemente aberto para evitar qualquer interferência.
Pat Symonds afirmou que Williams teria agido se soubesse do problema com carro de Massa antes da largada (Foto: Glenn Dunbar/Williams)
Em sua alegação, a Williams usou a imagem da câmera térmica, demonstrando o que acontece quando o cobertor de pneus não está devidamente aberto. Com o aquecedor aberto, a temperatura do pneu cai significativamente.
 
 “O que estamos vendo é um reflexo de temperatura, exatamente da mesma forma que acontece com o reflexo da luz”, disse Symonds. “O reflexo acontece quando o pneu está próximo do cobertor, com o reflexo vindo do cobertor. Quando você está longe dessa fonte de calor, você não vê o reflexo, então, assim, a leitura é boa”, explicou.
 
Por fim, Symonds garantiu que se o time tivesse sido informado ainda no grid do problema com o pneu de Massa, teria reagido antes da largada.
 
“Tenha em mente que este é um problema de segurança. Se eles realmente sentiram que o carro era inseguro, eles deveriam ter nos dito imediatamente”, frisou. “Se tivéssemos um controle de falha do cobertor, como tivemos na Rússia, teríamos tirado o carro do grid, porque não teríamos sentido segurança em iniciar a corrida”, concluiu.

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

PADDOCK GP EDIÇÃO #8: ASSISTA JÁ

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.